3 maneiras de reduzir os custos na capacitação de pessoas com a Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento, quando bem planejada pode auxiliar no controle e redução de custos de uma organização na capacitação de pessoas e gestão de processos.

A Gestão do Conhecimento, quando bem planejada pode auxiliar no controle e redução de custos de uma organização na capacitação de pessoas e gestão de processos. Pensando nisso separei algumas maneiras de aplicar esse conceito na prática.

Mentoria Técnica – Ao se colocar uma pessoa com experiência nos processos da área para repassar o conhecimento adquirido durante a carreira para um colega recém-chegado ou com uma experiência menor, o desenvolvimento técnico passa a ser mais rápido, objetivo e eficaz. Isso porque o mentor, junto com o conhecimento técnico, possui a maturidade para lidar com os meandros do trabalho a ser feito, conhece as dificuldades e as necessidades que devem ser trabalhadas. Isso garantirá um índice de retrabalhos menor, além de colocar as pessoas mais rápidos no jogo, otimizando o tempo de treinamento.

Treinamento Interno – Toda organização possui uma diversidade de conhecimento dentro de seu quadro de funcionários, isso porque cada pessoa desenvolve uma bagagem particular durante a carreira devido às experiências que teve no passar do tempo. Multiplicar uma parte deste conhecimento pode ser bastante vantajoso para organização, isso porque, quando aplicado às ferramentas e processos, se torna uma opção mais eficaz e de baixo custo. Além do instrutor interno já ser um funcionário, ele sabe exatamente o que deve ser visto e repassado aos colegas.

Multiplicador – O multiplicador é uma figura muito importante dentro de um grupo, aliás, é mais do que uma figura, é um hábito. Existem reuniões cujo o assunto discutido é muito importante para o grupo, porém dificilmente será possível levar todo mundo para participar. Por isso a importância de ser ter o hábito de multiplicar o conhecimento absorvido nestas reuniões para o restante do grupo, e isso pode ser feito durante uma reunião de flowdown, por exemplo. Outra ocasião em que isso pode ser aplicado é na participação em treinamentos externos ou congressos, onde o conteúdo visto pode ser repassando por meio de uma apresentação para o grupo. Isso faz com que o conhecimento circule dentro do grupo, fazendo com que todos tenham oportunidade de se desenvolver.

Existem outras maneiras de se usar a Gestão do Conhecimento em soluções de capacitação de pessoas com um custo baixo e com uma eficácia alta, e aqui listei apenas 3 delas. Pensou em mais alguma? Compartilhe com a gente nos comentários!

Sobre o autor:
Marcelo Oliveira
Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação. Focal Point de inovação na EMBRAER, coordenando atividades de captação de ideias e ministrando treinamentos de Inteligência Coletiva/Inovação Incremental e de introdução a ferramentas de captação de ideias, para fomentar a cultura de Inovação. Acredita que a cultura da inovação abre portas, as quais podem mudar não só processos, produtos e serviços, mas principalmente a visão de mundo das pessoas!