4 dicas de como aprimorar sua gestão de conhecimento

Aprimorar a gestão do conhecimento é uma necessidade porque o conhecimento é algo que está além de dados e informações. Ele se baseia em entendimento sobre a importância de perceber um problema e é utilizado em conclusões significativas.

Por essa razão, o conceito de gestão de conhecimento é muito mais amplo, uma vez que envolve um processo de criar, gerenciar, usar e compartilhar o conhecimento de uma empresa.

Trata-se de uma abordagem multidisciplinar que ajuda a alcançar os objetivos organizacionais, utilizando boas práticas. Além disso, o conceito faz parte da gestão de pessoas e é utilizado na arquitetura tecnológica e de infraestrutura da empresa.

Seu propósito é gerenciar a criação e o uso de conhecimento. O conceito dessa gestão veio a público pela primeira vez em 1993, durante uma conferência em Boston, mas já estava sendo estudado anteriormente.

Isso significa que a gestão do conhecimento não é um tema novo, muito pelo contrário, já faz parte do cotidiano de muitas empresas, dos mais variados portes e segmentos.

Compreendê-lo é indispensável para fazer o negócio crescer, por isso, este artigo vai explicar a importância dessa gestão, quais benefícios oferece para os negócios e como identificar uma boa gestão de conhecimento.

Importância da gestão de conhecimento

A gestão de conhecimento é importante por diversas razões, mas em primeiro lugar, porque é capaz de impactar a produtividade do negócio.

sso acontece porque serve como ferramenta para padronizar e modernizar processos, além de aprimorar a performance da equipe.

Quando a organização compartilha conhecimento, entra em um processo de aprendizado acelerado e possibilita que os colaboradores sejam responsáveis pela regulação do desempenho em equipe.

Mas os benefícios para um fabricante de lavatório inox com pedal não ficam só na teoria. Na verdade, pelo fato de a informação ser algo antigo, gera impactos no desempenho do negócio dentro do mercado.

Além do mais, profissionais que usam o conhecimento como base para suas tarefas diárias, passam cerca de 10% do tempo procurando as informações necessárias.

Tendo isso em vista, apostar na abordagem e na tecnologia para auxiliar processos é indispensável para melhorar a rotina produtiva dentro da corporação.

Além do mais, o negócio consegue diminuir o caminho entre os funcionários e o conhecimento gerado durante os processos, interações e execuções.

Além da produtividade, a companhia incentiva a cultura da inovação, uma vez que existem oportunidades de evolução e transformação para o negócio.

Ele poderá contar com uma equipe empenhada na solução de problemas de maneira personalizada, algo que contribui com a experiência do cliente. Como resultado, ocorre uma boa gestão estratégica do negócio.

Isso porque a equipe terá condições e o conhecimento necessário para encontrar soluções e transformá-las em processos, algo que vai potencializa o desenvolvimento da corporação.

Benefícios da gestão de conhecimento

Por meio da gestão de conhecimento, uma empresa especializada em demolição casas antigas consegue ter acesso a uma série de benefícios, dentre os quais se destacam:

  • Melhora a gestão estratégica;
  • Aumenta a produtividade;
  • Traz inovação;
  • Treinamento assertivo;
  • Acesso rápido às informações;
  • Fortalece o capital intelectual;
  • Contribui com processos internos;
  • Agiliza as tomadas de decisão.

Quando os gestores identificam as melhores soluções, técnicas e práticas e conseguem transformá-las em processos, passam a trabalhar em uma gestão estratégica assertiva e eficiente.

Os próprios funcionários sentem as vantagens de uma boa gestão do conhecimento em seu dia a dia, visto que ela traz mais eficiência para os processos e aumenta a colaboração entre as equipes.

É algo que favorece a produtividade em todos os departamentos, motiva os profissionais e faz com que eles se sintam parte da corporação.

A gestão do conhecimento também incentiva a busca por ideias inovadoras e soluções criativas dentro do mercado, e tudo isso acontece com o trabalho em equipe.

Quando o negócio organiza o conhecimento e os processos, consegue visualizar quais são e onde estão as oportunidades de evolução.

Com esse conhecimento em mãos, um estúdio de ensaio gestante em casa consegue definir claramente quais são os treinamentos necessários para aumentar a produtividade do time.

Além do mais, a recepção de novos funcionários fica muito mais fácil, uma vez que conseguem encontrar todos os dados e informações necessárias de maneira organizada.

Com a padronização de processos, os tomadores de decisão conseguem acessar tudo o que precisam de maneira mais ágil, algo que melhora consideravelmente as tomadas de decisão, visto que se baseiam na realidade atual do negócio.

Uma das práticas mais recomendadas para enriquecer o capital intelectual da companhia é a troca de experiências, e isso acontece quando se forma um ciclo de colaboração entre os profissionais, por meio de reuniões e portal corporativo.

Com isso, uma empresa de manutenção de telhado de zinco favorece o surgimento de medidas que vão melhorar os processos internos, possibilitando a justiça para os indicadores de desempenho estabelecidos.

Se existe uma cultura voltada para a gestão, a companhia também estará capacitada para mapear os processos internos, permitindo que os funcionários tenham mais conhecimento sobre as ações empresariais e os mecanismos adotados.

É uma iniciativa que melhora muito o fluxo produtivo da corporação e aumenta a eficiência, ao mesmo tempo em que diminui os custos.

Outra vantagem muito valorizada pelas empresas é a possibilidade de tornar as decisões mais ágeis, justamente por isso, a tecnologia é indispensável para uma boa gestão de conhecimento.

Um dos recursos mais usados nesse processo é o ERP, sendo uma ferramenta que contribui com a análise de informações em tempo real.