SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

4 dicas de como aprimorar sua gestão de conhecimento

15/3/2023

Comments

 
Aprimorar a gestão do conhecimento é uma necessidade porque o conhecimento é algo que está além de dados e informações. Ele se baseia em entendimento sobre a importância de perceber um problema e é utilizado em conclusões significativas.

Por essa razão, o conceito de gestão de conhecimento é muito mais amplo, uma vez que envolve um processo de criar, gerenciar, usar e compartilhar o conhecimento de uma empresa.

Trata-se de uma abordagem multidisciplinar que ajuda a alcançar os objetivos organizacionais, utilizando boas práticas. Além disso, o conceito faz parte da gestão de pessoas e é utilizado na arquitetura tecnológica e de infraestrutura da empresa.
Fotografia
Seu propósito é gerenciar a criação e o uso de conhecimento. O conceito dessa gestão veio a público pela primeira vez em 1993, durante uma conferência em Boston, mas já estava sendo estudado anteriormente.

Isso significa que a gestão do conhecimento não é um tema novo, muito pelo contrário, já faz parte do cotidiano de muitas empresas, dos mais variados portes e segmentos.

Compreendê-lo é indispensável para fazer o negócio crescer, por isso, este artigo vai explicar a importância dessa gestão, quais benefícios oferece para os negócios e como identificar uma boa gestão de conhecimento.

Importância da gestão de conhecimento

A gestão de conhecimento é importante por diversas razões, mas em primeiro lugar, porque é capaz de impactar a produtividade do negócio.

Isso acontece porque serve como ferramenta para padronizar e modernizar processos, além de aprimorar a performance da equipe.

Quando a organização compartilha conhecimento, entra em um processo de aprendizado acelerado e possibilita que os colaboradores sejam responsáveis pela regulação do desempenho em equipe.

Mas os benefícios para um fabricante de lavatório inox com pedal não ficam só na teoria. Na verdade, pelo fato de a informação ser algo antigo, gera impactos no desempenho do negócio dentro do mercado.

Além do mais, profissionais que usam o conhecimento como base para suas tarefas diárias, passam cerca de 10% do tempo procurando as informações necessárias.

Tendo isso em vista, apostar na abordagem e na tecnologia para auxiliar processos é indispensável para melhorar a rotina produtiva dentro da corporação.

Além do mais, o negócio consegue diminuir o caminho entre os funcionários e o conhecimento gerado durante os processos, interações e execuções.

Além da produtividade, a companhia incentiva a cultura da inovação, uma vez que existem oportunidades de evolução e transformação para o negócio.

Ele poderá contar com uma equipe empenhada na solução de problemas de maneira personalizada, algo que contribui com a experiência do cliente. Como resultado, ocorre uma boa gestão estratégica do negócio.

Isso porque a equipe terá condições e o conhecimento necessário para encontrar soluções e transformá-las em processos, algo que vai potencializa o desenvolvimento da corporação.

Benefícios da gestão de conhecimento

Por meio da gestão de conhecimento, uma empresa especializada em demolição casas antigas consegue ter acesso a uma série de benefícios, dentre os quais se destacam:
  • Melhora a gestão estratégica;
  • Aumenta a produtividade;
  • Traz inovação;
  • Treinamento assertivo;
  • Acesso rápido às informações;
  • Fortalece o capital intelectual;
  • Contribui com processos internos;
  • Agiliza as tomadas de decisão.

Quando os gestores identificam as melhores soluções, técnicas e práticas e conseguem transformá-las em processos, passam a trabalhar em uma gestão estratégica assertiva e eficiente.

Os próprios funcionários sentem as vantagens de uma boa gestão do conhecimento em seu dia a dia, visto que ela traz mais eficiência para os processos e aumenta a colaboração entre as equipes.

É algo que favorece a produtividade em todos os departamentos, motiva os profissionais e faz com que eles se sintam parte da corporação.

A gestão do conhecimento também incentiva a busca por ideias inovadoras e soluções criativas dentro do mercado, e tudo isso acontece com o trabalho em equipe.

Quando o negócio organiza o conhecimento e os processos, consegue visualizar quais são e onde estão as oportunidades de evolução.

Com esse conhecimento em mãos, um estúdio de ensaio gestante em casa consegue definir claramente quais são os treinamentos necessários para aumentar a produtividade do time.

Além do mais, a recepção de novos funcionários fica muito mais fácil, uma vez que conseguem encontrar todos os dados e informações necessárias de maneira organizada.

Com a padronização de processos, os tomadores de decisão conseguem acessar tudo o que precisam de maneira mais ágil, algo que melhora consideravelmente as tomadas de decisão, visto que se baseiam na realidade atual do negócio.

Uma das práticas mais recomendadas para enriquecer o capital intelectual da companhia é a troca de experiências, e isso acontece quando se forma um ciclo de colaboração entre os profissionais, por meio de reuniões e portal corporativo.

Com isso, uma empresa de manutenção de telhado de zinco favorece o surgimento de medidas que vão melhorar os processos internos, possibilitando a justiça para os indicadores de desempenho estabelecidos.

Se existe uma cultura voltada para a gestão, a companhia também estará capacitada para mapear os processos internos, permitindo que os funcionários tenham mais conhecimento sobre as ações empresariais e os mecanismos adotados.

É uma iniciativa que melhora muito o fluxo produtivo da corporação e aumenta a eficiência, ao mesmo tempo em que diminui os custos.

Outra vantagem muito valorizada pelas empresas é a possibilidade de tornar as decisões mais ágeis, justamente por isso, a tecnologia é indispensável para uma boa gestão de conhecimento.

Um dos recursos mais usados nesse processo é o ERP, sendo uma ferramenta que contribui com a análise de informações em tempo real.

Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento