E como lidar com isso? Bom, separei cinco pequenas coisas que podem ajudar nesse momento.
1- Cultura colaborativa!
Estimular a colaboração dentro da equipe é algo complicado, mas você pode começar com coisas simples, como compartilhar dicas de lazer, de cursos e coisas assim, algo que não associe diretamente com trabalho. Um mural na parede pode funcionar bem.
2- Trabalho Padrão
É muito comum profissionais terem seus macetes, relacionados à sua atividade, guardados na gaveta. Isso despadroniza o modo de trabalhar. Estimule a criação de um banco de trabalho padrão, onde todos podem guardar e compartilhar com os colegas aquele pulo do gato ue ajuda a atividade ser mais eficaz. Um repositório de arquivos ou uma biblioteca wiki pode fazer milagres.
3- Espaço Colaborativo
Ok, você conseguiu convencer as pessoas a compartilhar o que sabem, mas aonde irão colocar essas informações? Como as pessoas saberão o que foi compartilhado?
Defina um canal específico para isso. Pode ser um arquivo em um repositório ou algo eletrônico em uma página web. Garanta que haverá um lugar para fazer isso é uma forma de outras pessoas saberem que há coisa nova.
4- Engajamento
A colaboração só funciona se houver engajamento, entrega, caso contrario não acontecerá nada. A pessoa tem que se sentir afim de colaborar e algo que pode estimular isso é o reconhecimento.
Reconhecer é importante e fortalece o engajamento. Comentar e dar sugestões de aplicação ou melhorias ajuda a desenvolver esse perfil colaborativa.
5- Patrocínio
Deixei esse por último porque é muito importante que exista. Esse sentimento de colaboração e engajamento tem que vir dos gestores.
Os gestores tem que passar a confiança no processo de colaboração. Não adianta mandar a equipe mudar a sua cultura se o líder demonstra não acreditar nessa mudança. Como alguém vai parar para compartilhar algo se percebe que o gestor acha tudo isso perda de tempo?
Por isso o patrocínio é tão importante. O gestor não deve só estimular, tem que participar ativamente deste grupo colaborativo. Afinal, se o gestor demostra acreditar que a Gestão do Conhecimento é algo bacana, os colaboradores tendem a seguir o exemplo.
Essas são pequenas coisas , pequenas atitudes, mas que podem dar grandes resultados se aplicadas corretamente. Gostou delas? Tem mais alguma que possa engrossar essa lista? Então fique à vontade de comentar o artigo e bora compartilhar suas ideias.
Sobre o autor:
Marcelo Oliveira
Jornalista e entusiasta da Gestão do Conhecimento e Inovação. Focal Point de inovação na EMBRAER, coordenando atividades de captação de ideias e ministrando treinamentos de Inteligência Coletiva/Inovação Incremental e de introdução a ferramentas de captação de ideias, para fomentar a cultura de Inovação. Acredita que a cultura da inovação abre portas, as quais podem mudar não só processos, produtos e serviços, mas principalmente a visão de mundo das pessoas!