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A comunicação interna é decisiva para reter talentos

17/4/2013

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Encontrar um emprego que dê satisfação profissional tem sido uma meta comum a muitos jovens e adultos. Enquanto o sucesso financeiro ainda é essencial para alguns, para outros é mais importante identificar-se com os valores da organização escolhida para trabalhar.

No livro 'Sorria - Você trabalha aqui' (Editora Integrare, 2011), Analisa de Medeiros Brum, especialista em endomarketing, sugere ideias e insights às companhias que desejam melhorar seus processos de comunicação, manter e desenvolver suas equipes.

Segundo a autora, as ações de comunicação interna são decisivas para reter talentos. "Tão importante quanto proporcionar benefícios aos colaboradores é a empresa comunicar isso de forma coerente com seus objetivos", disse a consultora, reforçando a necessidade das ações de endomarketing estarem sempre alinhadas às estratégias da organização.

Nós da Comunicação - Por que bons salários e amplos benefícios não são mais suficientes para satisfazer e reter colaboradores em uma empresa?
Analisa de Medeiros Brum -
 Hoje, as pessoas estão muito mais informadas e exigentes, além de preocupadas em encontrar significado naquilo que fazem e onde trabalham. Quando esse significado não é descoberto, elas deixam seus empregos.

Os profissionais acabam escolhendo trabalhar em locais nos quais acreditam que serão mais valorizados e que terão oportunidades de crescimento, mesmo que por um salário menor. Vivemos um novo momento caracterizado por um novo olhar por parte das pessoas em relação ao mercado de trabalho.
Outro fator é a possibilidade de múltiplas escolhas no mercado. Nesse contexto em que falta mão de obra qualificada as companhias estão em busca de profissionais de alta performance, que sejam diferenciados e que usem o seu talento em benefício da empresa.

Nós da Comunicação - O que as equipes de endomarketing precisam fazer para manter um relacionamento harmônico e despertar a produtividade pessoal?
Analisa de Medeiros Brum -
 O que defendo no meu livro é que existe aquilo que é essencial, importante e complementar. O essencial é a empresa criar e manter bons canais de comunicação com seu público interno. O importante é veicular campanhas de endomarketing. Essas duas estratégias devem ser complementadas com ações interativas e surpreendentes, que façam as pessoas verem 'diferença' na empresa para a qual trabalham. Dentro desse contexto, é importante que tudo esteja alicerçado num posicionamento interno que represente a visão da empresa e os seus objetivos estratégicos.

Nós da Comunicação - E qual o papel da área de Comunicação Interna nesse contexto?
Analisa de Medeiros Brum -
 A área deve planejar e providenciar para que os processos sejam criados, implantados e mantidos sempre de forma coerente com a estratégia da empresa. É papel dos profissionais da comunicação interna atuar de forma muito próxima da direção da empresa, participando de reuniões, entendendo e decidindo sobre a forma como se sustentarão as decisões e mudanças implementadas.

Nós da Comunicação - Quais as diferenças entre endomarketing e comunicação interna?
Analisa de Medeiros Brum -
 Quando uma empresa repassa uma informação por meio dos canais ou do líder está fazendo comunicação interna. Quando a organização repassa essa mesma informação, usando técnicas e estratégias de marketing (cor, frases de efeito, imagens das pessoas, da empresa ou dos seus produtos, interações etc.), está fazendo endomarketing. Esse termo é utilizado, também, para que todos os esforços de marketing externo sejam revertidos para dentro, atingindo diretamente o público interno.

Nós da Comunicação - Quais os principais fatores que levam os profissionais a trocarem de empresa?
Analisa de Medeiros Brum -
 Acredito que são muitos e diversos. Alguns livros e artigos defendem que o relacionamento com a liderança é um dos principais fatores que faz com que as pessoas permaneçam ou saiam da empresa. Se levarmos em consideração que endomarketing é também uma questão de atitude, os líderes exercem um papel muito importante nesse processo, não apenas como o primeiro e principal canal de comunicação da empresa, mas também como alguém que pode potencializar as características positivas da empresa de forma que possam ser mais bem percebidas pelo público interno.

A área de Comunicação Interna como um todo é decisiva para reter talentos. Muitas vezes, as empresas possuem uma série de benefícios e incentivo, além de outras características positivas, porém se não houver um esforço de comunicação, esses valores não serão percebidos pelos empregados. Tão importante quanto o que a empresa proporciona aos seus empregados, é o quanto ela é capaz de comunicar isso de forma coerente com os seus objetivos estratégicos e eficaz em nível de assimilação por parte das pessoas.

Nós da Comunicação - Qual a importância de iniciativas como o 'Café com Presidente?' Que benefícios ações desse tipo trazem para a organização?
Analisa de Medeiros Brum -
 A aproximação empresa/empregado pode acontecer por meio de uma série de reuniões, encontros ou eventos de integração. O 'Café com o Presidente' é apenas um dos formatos utilizados que, na minha opinião, já não surpreende. Fazer endomarketing é surpreender. Portanto, pode ser, por exemplo, uma ação chamada 'Convide o Presidente', quando os empregados são incentivados a promover essa integração e não apenas esperar que a empresa o faça. 

Os benefícios de ações de integração desse tipo são muitos, não apenas em nível de aproximação, mas de informação, uma vez que as pessoas têm a oportunidade de ouvi-lo sobre questões importantes da empresa na qual trabalham. Hoje, não existem limites para a criação em endomarketing e a comunicação pode acontecer de diversas formas.

Nós da Comunicação - E em relação à promoção de jogos interativos virtuais? Você acha que esse tipo de ação traz bons resultados? Por quê?
Analisa de Medeiros Brum -
 Costumo dizer que, em endomarketing, não existe o certo e errado. O que existe é aquilo que melhor se adapta ao segmento, porte e momento de cada empresa, assim como ao perfil do seu público interno. Jogos virtuais podem ser ótimos para um público que possui acesso direto e permanente ao computador, o que não acontece com atendentes de grandes empresas de varejo ou operários de fábrica, por exemplo. Aquilo que serve para uma organização pode não servir para outra. Cada empresa precisa encontrar formas de engajar seus diferentes colaboradores de forma conjunta ou separada.

Fonte: Site Nós da Comunicação
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