SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

A diferença entre preparar o futuro e preparar-se para o futuro

2/10/2020

Comments

 
por ​Marcelo Cruzato
Imagem
Crédito Imagem: Artista Alicia Eggert
O que mais se vê atualmente são estudos que falam sobre o mundo em transformação e o futuro do trabalho.  Não é à toa, neste “chão escorregadio” que transitamos precisamos nos apoiar em tendências e estudos que nos dêem insights do que está por vir. Com este desafio, participei recentemente de um painel na Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, 15ª edição do Congresso,  abordando o tema “Transformação Digital e Gestão do Conhecimento”, a convite da Presidente da SBGC Brasil, Renata Dalmaso.
​
Neste artigo, compartilho alguns pontos apresentados e uma breve reflexão sobre o papel do líder de Marketing nas organizações.

A inquietação de falar sobre algo relevante me levou também a pensar meus anos de carreira em Marketing, Inovação e Gestão de negócios. Experiência em projetos, culturas e situações diversas me deram conteúdo e credenciais para poder falar sobre o tema, sugerir melhores práticas, e, em especial, como gerenciar o processo de inovação e ser um líder que prepara o futuro - não apenas que se prepara para o futuro.

Inspirado nas principais competências de um líder pela MIT Sloan, acredito que este é o momento de olharmos além dos resultados numéricos e metas (crescimento das vendas e market share, por exemplo) e, principalmente, desenvolvermos novas habilidades humanas. Mais do que nunca, espera-se deste líder visão para interpretar o que está acontecendo no mercado e priorizar aquilo que faz sentido e merece atenção. Encontrar e direcionar a organização ao verdadeiro propósito, inspirar equipes, e saber dar a medida certa à entrega dos resultados, com eficiência, consistência e menores recursos. Neste contexto, acho muito importante darmos uma pausa para refletir se estamos dando atenção necessária para aprender e praticar estas lideranças essenciais, ou se continuamos dando um foco desproporcional aos desafios do curto prazo.

O líder de Marketing e Inovação, em particular, precisa reconhecer que nestes novos tempos não existem respostas prontas para todos os desafios, e que para elevar o patamar de conhecimento (pessoal e da organização), é fundamental uma mudança de comportamento e processos na dinâmica de trabalho. A forma como fomos ensinados a ver o mundo e solucionar problemas nos negócios precisam mais do que nunca, serem repensados, abrindo-se agora a oportunidade de iniciar algo novo. 
​
Ter disponibilidade para imaginar, ver aquilo que não estamos acostumados não é tarefa fácil. Neste sentido, compartilhei no evento um case de um artista Brasileiro, Jarbas Agnelli, que em 2010 deu vida a um arranjo musical inspirado em uma foto de pássaros numa rede de fios elétricos. Um exemplo simples para ilustrar que pequenas coisas podem tornar-se grandiosas, e a importância de exercitar a imaginação e ver além do óbvio. “Birds on the Wires”,  https://www.youtube.com/watch?v=7VxZZzxEzXA
Imagem
Como você está exercitando a habilidade de imaginar, criar, aprender praticando?

É necessário então observar por outras perspectivas e obter informações complementares ao conhecimento existente. É o que chamei de “momento de estabelecer novos fundamentos “, com algumas caminhos práticos.

Alimentar constantemente a curiosidade. Me refiro a maneiras simples e rápidas de observar os consumidores com um constante “ear-on-the-ground”, trazendo à tona as novas atitudes, comportamentos, valores e relações com a marca e categorias. Quando possível, entender pela neurociência o que não é verbalizado, as emoções implícitas, os sentimentos que estão submersos no iceberg (Sistema 1), em analogia ao trabalho de Daniel Kahneman, Thinking Fast and Slow. Neste caminho, certamente você estará abrindo oportunidades de formar e reconectar a marca e a organização com seu grande propósito, através de histórias mais genuínas e emocionais.

E, assim, visualizar o futuro através de um planejamento estratégico inspirado em processos de Design. Praticados de maneira flexível, ora informal (sem deixar de ser profundo), ora estruturado, estimulam a moldar a cultura da inovação, com a pessoa no centro do processo criativo.  Quem vivenciou planejamentos estratégicos de 5, 10 anos, concordará que este é o tempo de repensar e estabelecer mais agilidade e dinamismo ao processo.

Profissionais de Marketing estão vivendo um momento único, com abertura para serem os grandes protagonistas nas organizações. Mais do que nunca, além do gerenciamento básico dos 4P´s e entrega de resultados, agora é o momento de orquestrar com novas habilidades e visualizar o futuro com o foco em inovação e no aprendizado contínuo. Menos amarras, processos mais fluidos e rápidos. É importante também reconhecer que a mudança e o futuro serão construídos de baixo para cima, e que somos responsáveis em dar o tom às organizações, independente de qual estágio de carreira nos encontramos.  E cada vez mais, esta jornada de aprendizado precisa estar voltada à construção de habilidades humanas e menos receio de sermos substituídos pela tecnologia.

Sobre o autor: Marcelo Cruzato:  profissional de Marketing e Negócios brasileiro, mestre em Marketing Internacional pela Kingston Business School de Londres. Com ampla vivência no ambiente corporativo, liderou grandes categorias de bens de consumo e marcas globais no Brasil, México e EUA. Apaixonado pelo planejamento estratégico e inovação, tem atuado como mentor de startups e em consultorias, apoiando empresas no desenvolvimento de negócios e para uma gestão mais ágil e direcionada ao crescimento.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento