A história não contada sobre Storytelling

A teatralização do Storytelling alia dramaturgia à estratégia corporativa. Atores, dramaturgos, encenadores e diretores colocam experiência, conhecimento e talento na construção do espetáculo.

A teatralização do Storytelling alia dramaturgia à estratégia corporativa.  Atores, dramaturgos, encenadores e diretores colocam experiência, conhecimento e talento na construção do espetáculo.
A crítica tem de levar em consideração o objetivo temático e teórico do criador.
A arte teatral é uma complexa relação entre a expressão do artista e o público para multiplicar a experiência do espetáculo.
As Comunidades de Prática realizam esse mesmo trabalho exploratório e analítico (boas práticas), a partir de demandas da empresa, briefing, pesquisas, de informações e conceitos sobre o tema escolhido. Inicia-se a criação da história, incluindo texto e músicas.
A opinião do público é fundamental para melhorias nas histórias e novos temas. Numa sessão de Storytelling teatral a plateia tem liberdade para se manifestar.
Pode-se dizer que as Lições Aprendidas possibilitam uma construção rica.
O colaborador deve ser proativo e entendedor, pois o Storytelling é uma ferramenta de gestão incorporada pela empresa e não uma atividade de entretenimento.
Buscar soluções artísticas para a criatividade e inovação aproxima o colaborador da estratégia.
Nos processos teatrais, alertas são observados e aferidos: buscar apoio e engajamento da alta diretoria; despersonalizar os problemas tratados nas histórias; evitar a utilização de casos negativos; ser flexível, ter abertura a críticas e mudanças e correr riscos.
A Gestão do Conhecimento armazena todas as etapas do processo em uma Memória Organizacional, incluindo materiais pesquisados, texto, músicas, fotos, vídeos, feedbacks, clippings, etc.
No teatro, a memória de cada processo é escrita em diários de bordo e audiovisuais que, em alguns casos, se transformam em publicações.
Resumo do artigo A Gestão do Conhecimento do Storytelling teatral: Comunidade de Práticas, Boas Práticas, Lições Aprendidas, Alertas e Memória; escrito com base na experiência do Storytelling aplicado pela Biolab Farmacêutica, uma das poucas organizações no Brasil e a primeira indústria farmacêutica a realizar e produzir o Storytelling in house pela equipe de Gestão do Conhecimento.