Esta redução do quadro gerou sérias consequências às organizações, pois grande parte delas não se preparou para o desligamento das pessoas e; consequentemente, parte do conhecimento relevante à organização foi embora junto com as pessoas.
Uma das ações que mitiga este tipo de perda é a retenção de conhecimento, que identifica todos os conhecimentos necessários para a perenidade do negócio, bem como os conhecimentos críticos da empresa para então retê-los e disseminá-los internamente.
Para as organizações que não retiveram este conhecimento e já reduziram seu quadro de funcionários, acessar o conhecimento externo das pessoas que foram desligadas é uma das saídas para readquirir o que foi perdido. Além disso, com esta ação também é possível reter conhecimento de funcionários temporários, por exemplo.
E os novos funcionários?
Este é um outro desafio que as empresas enfrentam: como compartilhar rapidamente os conhecimentos que essa pessoa precisa ter para desenvolver um bom trabalho, alinhado ao seu escopo?
A aceleração de aprendizado dá apoio às pessoas que ficaram na empresa e ampliaram seu escopo de trabalho, bem como às pessoas que acabaram de chegar e precisam adquirir conhecimentos de maneira rápida e prática.
Por fim, com o novo cenário mudando tão rápido, fica cada vez mais clara que a aquisição de novos conhecimentos é fundamental para que as empresas mantenham a perenidade de seus negócios. Conhecer o mercado, o cliente, novas tecnologias e soluções possíveis a serem oferecidas a estes clientes, são essenciais para as empresas sobreviverem neste contexto.
O que acharam destas ações? Elas são úteis para sua organização? Você já as utiliza? Deixe seus comentários!
Autora: Juliana Pinheiro
Possui dupla formação em arquitetura e engenharia civil pelo Programa FAU-POLI da USP. Trabalha com gestão do conhecimento e inovação desde 2009 e foi a responsável pela GC da Construtora e Incorporadora TECNISA por mais de 8 anos. É Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP. É diretora executiva da SBGC e sócia-fundadora da construtech ARQUITEIA.