SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA AS ORGANIZAÇÕES

29/2/2012

Comments

 
Por Sonia Wada*
​

Práticas de gestão do conhecimento não são apenas modismos da administração moderna. Não é de hoje que as empresas já a utilizam como ferramental de capacitação profissional. Temos inúmeros exemplos de mestres que passam os ofícios de sua profissão a seus aprendizes, desde os grandes mestres da arte como Da Vinci ao um simples carpinteiro em sua oficina rudimentar.
A economia mundial já viveu vários ciclos marcados pelas revoluções Agrícola e Industrial e, mais recentemente, pela Revolução da Informação. Na Revolução Agrícola, o poder político e econômico baseava-se na posse da terra. Já na Revolução Industrial, o determinante era o capital financeiro. Nela, passamos pela eras da produção em massa, da eficiência, da qualidade, da competitividade. Agora, em plena Era da Informação o que pesa é o conhecimento.
O saber e o aprender sempre foram as molas propulsoras da humanidade. Dados, informações e conhecimentos sempre existiram em todas as organizações, sejam elas do primeiro, segundo ou terceiro setor. O que há de novo nesse processo é entender o conhecimento como capital intelectual ativo das instituições. Saber geri-lo, conservá-lo, disseminá-lo, combiná-lo, criar e aplicar o conhecimento é fundamental para obter sustentabilidade e vantagem competitiva, por meio de melhorias, inovação e aumentando a qualidade de vida das pessoas, nesse mundo de constantes mudanças. Por isso é necessário que os gestores estejam abertos à criação de um ambiente favorável ao apoio de práticas que levem à formação de mais conhecimento, permitindo a captura e o filtro desse saber por meio de processos, métodos, práticas, ações e de sistemas internos de compartilhamento entre seus parceiros.
A grande questão é: onde está armazenado todo esse conhecimento? Ele está em toda parte, na cabeça das pessoas. É o conhecimento tácito, ou seja, aquele que foi formado pela vivência e pela interpretação e pela aplicação constante de dados e informações. Como transformar esse saber em conhecimento explícito, aquele que pode ser formalizado, armazenado, transportado, utilizado e mensurado? Somente com o gerenciamento de todo esse capital intelectual coletivo. Daí a necessidade da gestão do conhecimento!
Com a velocidade das transformações e a atual complexidade dos desafios, ganhar longevidade nesse mercado inconstante não é tarefa fácil. Empreendimentos públicos e privados devem antecipar suas estratégias aos fatos, precisam ser pró-ativos em suas decisões e reinventar-se a cada dia.
O que garante a segurança na tomada de decisões é a disponibilidade de todas as informações e conhecimentos possíveis. Quando esse capital intelectual está inacessível, disperso ou desorganizado, o futuro torna-se temeroso, incerto. A gestão do conhecimento veio em auxílio dos empreendedores no desenvolvimento de soluções relacionadas à competitividade e inovação nas empresas.
O cerne da gestão do conhecimento é justamente preocupar-se com a organização do conhecimento humano para que esse possa ser usado de maneira inteligente, gerando mais valor e aumentando o desempenho e a vantagem competitiva. Cabe à GC (Gestão do Conhecimento) criar, identificar, recolher, organizar, armazenar, integrar, partilhar, difundir, transferir, socializar, usar e explorar toda informação, filosofia, política, cultura, valores, normas, procedimentos, rotinas, processos, práticas e experiências dos colaboradores.
Muitos profissionais, com seus saberes individuais, deixam de trocar experiências entre si, impossibilitando o encontro de soluções na base da pirâmide e impedindo a implementação de uma boa gestão do conhecimento. Apoiada na participação ativa da alta administração, a GC coloca todos trabalhadores em contato constante, criando comunidades de aprendizado mútuo, disponibilizando a informação, na hora e no lugar acessível para cada necessidade, evitando retrabalho e sem duplicidade de esforços.
A gestão do conhecimento estimula os indivíduos a buscarem e compartilharem seu capital intelectual, de acordo com suas habilidades, por meio de ferramentas criadas para esse fim como, por exemplo, redes internas, portais, conversas informais, grupos de trabalho, lições aprendidas, comunidades de práticas, assistência a colegas, análise de rede social, colaboração em rede, narrativas, educação corporativa, inteligência nos negócios, processo de criação e inovação e gestão de intangíveis. O resultado se materializa na aplicação desses saberes cotidianos no ambiente de trabalho.
Os benefícios são inúmeros tanto para a pequena empresa como para as gigantes multinacionais e até governos e o melhor: está disponível para qualquer tipo de empreendimento. Basta vontade de crescer e aprender sempre. Em primeiro lugar, as instituições ganham agilidade e mais capacidade de resposta aos problemas imediatos, tornam-se mais competitivas e rentáveis. Os trabalhadores, por sua vez, sentem-se valorizados e motivados. Isto aumenta o seu rendimento produtivo, auxilia no desenvolvimento de competências e facilita a comunicação entre os pares. Esses perdem o medo natural de compartilhar ideias geradoras de inovação e de enfrentar novos desafios. Além disso, a GC também propicia conscientização do pessoal em torno do negócio, criando e aplicando o conhecimento em novos produtos, nos processos, na execução de tarefas para atingir a excelência operacional, no atendimento ao consumidor etc. Tudo isso agrega valor à organização.
Para as empresas, a GC melhora a capacidade de atrair profissionais comprometidos com resultados de longo prazo, com conhecimentos e habilidades diversas, gera empregabilidade, diminui a rotatividade, estimula a criatividade e a vontade constante de aprendizado. Otimiza, ainda,  os processos internos e os fluxos de trabalho. Desta forma, a gestão do conhecimento gera valor às organizações, diferenciando-as das demais.  Propicia um melhor aproveitamento do conhecimento já existente, contribui para a redução de custos, para o aumento de competitividade e receita. Também  os investimentos em capacitação profissional acabam por retornar mais rapidamente.
A agilidade nas respostas e o comprometimento são notados pelos clientes que percebem a sensível melhora no atendimento e na qualidade dos serviços, ou seja, quando uma decisão é tomada com mais segurança, rapidez e competência há uma melhor obtenção de resultados percebidos. Outra vantagem é conhecer os pontos fortes e fracos da organização para buscar a correção de rumos e a melhoria contínua.
Invariavelmente, empreendimentos bem sucedidos são aqueles nos quais a gestão do conhecimento faz parte do ambiente e de sua cultura organizacional. Em outras palavras, faz parte do seu DNA, isto é, está intrínseca nos processos, sistemas, comportamento e valores. São aqueles que utilizam a GC como recurso estratégico para gerar vantagem competitiva e aumentar o valor de mercado. São os que incorporam essa inteligência coletiva à tecnologia, atendimento, produtos e serviços. Exemplos não faltam, Apple, IBM, MPX, Tetrapak, Natura, Correios, Petrobras, Vale, entre muitas outras. Essas empresas já entenderam que o conhecimento é um gerador de riquezas, é um fator fundamental para mantê-las competitivas no mercado, fortalecer suas competências e melhorar seu desempenho. Esse capital não tem preço, portanto, não pode ser negociado!
*Sonia Wada é pesquisadora, formada em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, especialista em informação tecnológica e gestão do conhecimento e mestre em Inteligência Competitiva. Atualmente é diretora presidente da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (www.sbgc.org.br) e do KM Brasil 2012 – Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (www.kmbrasil.com), evento que acontece em agosto, em São Paulo. E-mail: linksbgc@linkportal.com.br
Comments

COPA 2014: Evento traz simulador para Gestão em Construção de Aeroportos

24/2/2012

Comments

 
Com a Copa de 2014 e as olimpíadas, o fluxo de pessoas nos aeroportos irá aumentar. Para propor melhorias no sistema de gestão aeroportuária, a BR Academy, em parceria com a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, traz o simulador “Airport Construction” ao Brasil. O  evento acontece em 1º de março.
O Brasil passa novamente por um período importante no que diz respeito às privatizações e concessões. Agora, três grandes aeroportos - Brasília, Guarulhos e Viracopos - passarão da administração pública para a privada. A idéia é que sejam realizadas melhorias para a Copa de 2014, período no qual o fluxo de pessoas pelo transporte aéreo tende a aumentar. Financeiramente, o processo de transição rendeu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mais de R$ 24,5 bilhões.As lições que empresas, assessorias, consultorias, entre outras, podem aprender com a privatização dos aeroportos brasileiros serão apresentadas em 1º de março, no “Airport Construction”. O evento é mais uma edição do “Knowledge Simulation – Uma Nova Fronteira em Metodologias de Aprendizado”, apresentado por Antonio Dirceu de Miranda, da BR Academy, empresa responsável por simulações empresariais dirigidas ao mercado brasileiro, em parceria da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. A palestra acontecerá na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Avenida Liberdade, 532 - São Paulo/SP).

Desenvolvido pelos EUA, esta é a primeira vez que o simulador de gestão para construção  de aeroportos será utilizado no Brasil. O objetivo da ferramenta é fazer com que os participantes vivenciem, em um ambiente totalmente virtual, como são realizadas as grandes licitações para as obras públicas. “O conceito terá foco em aeroportos, porém ele pode ser estendido para quaisquer obras públicas, como construções, praças, obras de saneamento, etc.”, explica Dirceu de Miranda. “Durante a simulação, os participantes farão parte das equipes gestoras que concorrem às licitações e passarão por todas as fases do projeto, seja ele de construção ou reforma”, adiante.
Para Sonia Wada, diretora-presidente da SBGC, “esta forma de aprendizagem com simulações de ambiente são ideais para que empresas e consultorias se adaptem cada vez mais à competitividade existente, levando-se em conta as crises que podem ser gerenciadas e as estratégias que devem ser implantadas”. Para ela “simular a vivência em obras públicas, trata-se de uma oportunidade para aprender a ultrapassar dificuldades e situações que podem se tornar reais em pouco tempo, ainda mais para as quem  que pretenda participar de licitações de grandes obras de infra estrutura.
A metade das vagas para este encontro é destinada à FECAP-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, parceira do evento, a outra metade é  destinada a mantenedores, associados, parceiros e convidados da SBGC e clientes da BR Academy.


SERVIÇO:


Knowledge Simulation - Uma nova fronteira em metodologias de aprendizado
Simulador: “Airport Construction”
Data: 1º de março (quinta)
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Endereço: Avenida Liberdade, 532 - São Paulo -SP
Página do Evento
Comments

Tendências em Gestão do Conhecimento e Inovação no Brasil e no Mundo [atualizado]

22/2/2012

Comments

 
Olá amigo (a)s da SBGC,

Dois grandes amigos compartilharam conosco um e-book que produziram ao logo de 2010 e 2011 selecionando e coletando posts sobre gestão do conhecimento e inovação, Insights 2012-2011 Gestão do Conhecimento e Inovação por  @claudioterra (José Claudio Terra) e @betodovalleTF (Beto do Valle), disponível para download perfeito para ler no tablet, testamos no Ipad se você testar em outro tablet compartilhe conosco sua experiência.
Insights 2010 2011 web
View more documents from Jose Claudio Terra[atualização]
​
Em um outro estudo, compara a produção científica sobre gestão do conhecimento e gestão da inovação entre Brasil e China, numeros são alarmantes ou proporcional?
Brasil x china comparativo em gestão do conhecimento e inovação
View more presentations from Jose Claudio Terra

E não para por ai, vale apena dar um olhada em duas pesquisas, uma, sobre Tendências Mundiais em Gestão da Inovação, a pesquisa foi realizada no período de 2009 a 2011, nos mostra tendências para  questões como desafios para o tema, publicações sobre o tema, quem mais publica nesse tema, entre outras questões.
Tendências pesquisa innovation management 2009 a 2011 - terra forum
View more presentations from Jose Claudio TerraA outra pesquisa, é sobre tendências mundiais em gestão do conhecimento, também realizada no período de 2009 a 2011.  Algumas coisas chamam a atenção como, o numero de publicaçõe sobre o tema, que  vem caindo desde do 2009...
Knowledge management tendências mundiais 2009-2011
View more presentations from Jose Claudio Terra

Gostou o do E-book, compartilhem conosco suas opiniões? 
O que acharam do resultado da pesquisa de TendIencias em Gestão Conhecimento? e da Gestão da Inovação?
Gostaria de enviar sua pesquisa e compaertilhar com a comunidade?
Comments

Gestão do Conhecimento é essencial para o sucesso das empresas, diz especialista

17/2/2012

Comments

 
Vinculada aos negócios, a Gestão do Conhecimento contribui para a excelência nas operações e aumento de receitas, explica André Saito, diretor de Educação da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.De tempos em tempos, mudanças sensíveis na cultura empresarial acontecem e causam impactos diretos nos negócios. Foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais eram de grande importância para gerar lucratividade para as organizações. Hoje, o olhar empresarial também está voltado para o capital intelectual, ou seja, para as pessoas.
A importância dada a elas – suas capacidades criativas, motivações, competências e conhecimentos - é sentida como um diferencial e uma oportunidade para as empresas crescerem mais. Fato este apontado pela recente pesquisa da Deloitte, que indica que as organizações pretendem investir cerca de 2,4% de seu lucro em benefícios aos colaboradores.
Dar maior importância às pessoas do que aos bens tangíveis torna-se uma tendência porque são elas (as pessoas) que detém os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, como diagnosticar problemas e otimizar processos internos enquanto que os equipamentos usados nas operações são meros coadjuvantes para tal fim.
“A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é praticar a Gestão do Conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a Gestão do Conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser “acessada” pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia”, explica André Saito, diretor de Educação da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
Saito, que é PhD em Ciências do Conhecimento pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology, menciona dois tipos básicos de conhecimento aplicados pelo ser humano: o explicito e o tácito. “O conhecimento explícito é mais fácil de se colocar em palavras, registrar, documentar. É facilmente adquirido por meio da leitura de manuais, livros e artigos, por exemplo. Quando falamos das funcionalidades de um sistema, ou das etapas de um processo produtivo, estamos tratando de conhecimento explícito.” Quanto ao segundo tipo, Saito explica que é mais difícil de ser colocado em palavras e é adquirido apenas com a prática.  “O conhecimento tácito é aquele que só conseguirmos mostrar ao usar. Um líder gerindo sua equipe, um médico realizando um diagnóstico, ou vendedor fechando uma venda difícil, são exemplos desse tipo de conhecimento. É difícil de explicar, e só se aprende com a experiência, com a vivência”, complementa.
Para as empresas, a gestão do conhecimento pode ser de grande valia, pois contribui para a geração de valor, otimização das operações e até melhora do atendimento ao cliente final. Por isso que é necessário aplicá-lo nas empresas. Uma vez disseminado, aquele conhecimento pode ser retido pelos outros colaboradores a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado. “Um engenheiro que opera uma plataforma de petróleo em alto mar tem uma experiência riquíssima que deve ser bem aproveitada. É preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que a empresa esteja sempre evoluindo. É algo contínuo”, exemplifica Saito.
Um dos desafios para as empresas atualmente, segundo o especialista, “é aplicar a gestão do conhecimento de forma alinhada aos negócios. Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir. É preciso orientá-la para os objetivos estratégicos da empresa. Deve-se alinhar os dois, caso contrário, a gestão do conhecimento gera pouco impacto”. 
Comments

Entrevista com Luiz Algarra - #kmbr11

13/2/2012

Comments

 
Olá Amigos e Amigas da SBGC, 

Nesta entrevista nosso colaborador Luiz Algara (@lalgarra), discorre sobre o atual cenário da  gestão do conhecimento e inovação nas organizações, rede social e a dinâmica do conhecimento como geradora de inovação e a aprendizagem informal.
Luiz Algarra é um grande colaborador da nossa comunidade e responsável por uma das grandes mudanças em termos de relacionamento com nossos associados, na oportunidade aplicou um método de criação do conhecimento (Investigação Apreciativa), para  SBGC entender melhor as necessidades dos associados, como se não bastasse, dessa ação diversos projetos de conhecimento foram e estão sendo desenvolvidos colaborativamente com os associado tais como a optimização dos palestrantes internacionais  realizado pela Petrobras, Biolab Farmacêutica e SBGC, Banco Digital de Práticas que está saindo do forno.... entre outros, não podemos também deixar de mencionar nossos agradecimento a Maria Fernanda que colaborou e muito com essa atividade. 
Em Agosto não deixem de participar do #kmbr12 - 11ª Edição do maoir congresso sobre gestão do conhecimento da América Latina. 

Bem acompanhem agora a entrevista de Luiz: ​

Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento