SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Negócios de vanguarda: crescendo 72% ao ano, empresa atua na área de gestão do conhecimento

27/2/2014

Comments

 
Como iniciar uma empresa em um mercado novo, sem parâmetros para se inspirar, construindo do zero métodos próprios para crescer, aparecer e prosperar? Com este desafio, a Didáctica foi fundada há 3 anos e hoje se estabelece como uma referência no mercado
 
Há 14 anos, Daniela Luiz (34 anos) recebeu uma tarefa diferente de tudo o que fazia: produzir todo o material didático de uma escola de cursos profissionalizantes. Desafio abraçado, a administradora de empresas começou suas pesquisas e produções em um escritório improvisado em casa. Com a entrega dos primeiros trabalhos, outras demandas começaram a surgir e Daniela viu naquilo um negócio lucrativo e inédito. Há 3 anos, ela estabeleceu sociedade com o também administrador de empresas, com experiências nos mercados de Franquias e Cursos Profissionalizantes, Gustavo Pierini (33 anos) e fundaram a Didáctica - Soluções em Educação e Conhecimento.
 
Os números da Didáctica impressionam. São mais de 30 empresas atendidas, 185 livros, 114 cursos online, 55 manuais, 147 videotreinamentos, 189 apresentações de slides. A empresa tem crescido 72% ao ano e em 2014 espera atingir 100% de crescimento por conta de projetos e contratos já firmados para os próximos anos.
 
Segundo Daniela, o diferencial da Didáctica é trabalhar com a gestão do conhecimento. “Interpretamos o conhecimento que está restrito a um determinado meio e o transformamos em cursos, livros, guias, vídeos, sempre de uma forma apropriada e estratégica, atingindo com eficiência tanto o funcionário da produção quanto o empresário gestor da marca”, explica.
 
Concorrência diversificada
Para Gustavo Pierini, a maioria dos players do mercado de educação corporativa atua de forma especializada, desenvolvendo treinamentos ou apresentações de slides ou formatando manuais etc. “O trabalho da Didáctica é multimeios. Muitas vezes ele pressupõe uma imersão de nossa equipe na rotina das empresas, para termos condições de definir as melhores estratégias e formatos”, afirma Pierini.
 
No ano passado, focando o mercado de ensino à distância, a empresa lançou uma plataforma própria de treinamento, a CLICKMOB, que já está sendo utilizada por empresas como a Instituto Embelleze  e Seguralta, franquia na área de seguros que possui 550 unidades no Brasil e utiliza o ensino à distância para treinar 6.000 colaboradores.  “Esta é outra área que tem permitido nossa expansão. Aqui, novamente, conseguimos propor algo sob medida, realmente adequado às necessidades de cada empresa.”
 
Sobre a Didáctica
A Didática – Soluções em Educação e Conhecimento desenvolve soluções para empresas e instituições de ensino. Trabalhando com amplo portfólio de produtos e serviços, a Didáctica possui projetos em áreas como universidade corporativa, e-learning, manuais impressos, videotreinamentos, e-books, além de possuir plataforma própria para ensino à distância, a CLICKMOB. Com apenas 3 anos de existência, a empresa produziu 185 livros, 114 cursos online, 55 manuais, 147 vídeostreinamentos, 189 apresentações em slides.
 
 Por: Atitude Press Assessoria em Comunicação 
Fonte: Jornal Dia a dia 
Comments

Lançamento do e-book “Dá pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público".

26/2/2014

Comments

 
A Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, divulga o lançamento do e-book “Dá pra Fazer – Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público".
 
O livro trata dos fundamentos, táticas, métodos e alternativas para estimular a inovação em áreas governamentais, tendo por base a gestão do conhecimento e a adoção das modernas práticas, comprovadas como eficazes na solução de problemas e avanços na administração pública.
 
A publicação esta disponivel para download em três formatos:
 
.epub – para equipamentos Kobo, plataformas IOS (iPad e iPhone), Android e Windows Phone;
.pdf – multiplataforma, incluindo o desktop;
.mobi – para equipamentos Kindle.
 
Clique aqui  para baixar gratuitamente o seu exemplar.
 
Esperamos que essa leitura lhe agrade e, se possível, esperamos receber seus comentários por meio do site doigovsp.net ou no site do e-book 
 
Boa Leitura!
Comments

Gestão do Conhecimento no Terceiro Setor

20/2/2014

Comments

 
Atualmente as Organizações do Terceiro Setor representam um papel muito importante na sociedade, desempenhando funções de prestações de serviços para a sociedade através de ações sociais, relacionadas à educação, saúde e assistência social. Muitas ações desenvolvidas por essas organizações deveriam ser função do Estado, no entanto ele não consegue realizar de forma satisfatória, deixando a lacuna a ser preenchida por organizações do terceiro setor: fundações, associações, ONGs, empreendimentos economicamente solidários, etc. As ONGs devem ser compreendidas pelas suas ações produzidas nas esferas públicas que promovem a mediação e articulação na esfera social.
Para um bom desempenho é necessário que as organizações se profissionalizem. Sendo assim, uma boa gestão do conhecimento servirá como método administrativo numa gestão para resultados. No caso das ONGs, se torna mais relevante por carecerem de indicadores para justificar resultados mensuráveis a sua atuação, necessários para prestar contas com a sociedade.
No nosso papel de consultores de serviços contábeis, notamos como a falta de uma gestão profissional afeta o desempenho da organização. Essas entidades que sobrevivem basicamente através de convênios e parcerias públicas têm suas atividades comprometidas, por nem sempre conseguirem cumprir com as exigências legais das instituições, normalmente por falta de conhecimento e de uma administração eficiente e profissional.
As organizações precisam desenvolver habilidades das pessoas que as integram, sejam elas profissionais ou voluntárias, para atingirem os objetivos estabelecidos. Assim, a gestão do conhecimento pode ser uma ferramenta fundamental nesse processo.
É necessário que as organizações considerem seus ativos intangíveis, como uma fonte para sua sobrevivência, através de práticas e gestão do conhecimento. Afinal, existe rotatividade constante dos voluntários, sendo necessário o armazenamento e gerenciamento das informações e ideias dos membros para amenizar a saída dos voluntários da organização e aproveitar  o potencial existente na entidade. A Gestão do Conhecimento servirá para adicionar técnicas e práticas comprovadamente úteis aplicadas em Administração, vale salientar que ao produzir conhecimento e lidar com o novo, as organizações podem dirigi-las de maneiras diferentes e mais eficazes.
Ao definirem um modelo de gestão de conhecimento elas estariam sujeitas a melhorias, através de um modelo constituindo as seguintes etapas: aquisição do conhecimento, codificação, armazenamento, recuperação, difusão e apresentação, aplicação e recriação. No entanto, normalmente as organizações perdem muito tempo, recursos e imaginação para reinventar linhas de raciocínio, enquanto o potencial dos programas que já foram provados sua eficácia permanecem subdesenvolvidos, muitas vezes isso pode ser considerado uma perda substancial para a sociedade.
Levando em consideração que o problema da rotatividade dos voluntários nas organizações é um processo natural, no entanto que atrapalha a continuidade das ações a serem desempenhadas nas organizações, dificultando os serviços sociais prestados a sociedade, a Gestão do Conhecimento é importante, dentre outros fatores, por servir como uma ferramenta de baixo custo e essencial pra essa entidades visto que essa ferramenta organizacional possibilita amenizar esse problemas de uma forma simples.

por Clovis Igarashi, Contábeis
Comments

Confiança Organizacional e Compartilhamento e Uso do Conhecimento Tácito

13/2/2014

Comments

 
Olá KMers, Como estão?
Destaco aqui neste post um artigo muito bom sobre o compartilhamento e uso do conhecimento tácito, escrito pelos autores: Reinaldo Costa de Almeida Rêgo, Joaquim Rubens Fontes Filho e Diego de Faveri Pereira Lima da FGV-EBAPE. 

Titulo: 
Confiança organizacional e compartilhamento e uso do conhecimento tácito

Resumo: 
Este estudo investiga a influência da confiança organizacional no desejo de usar e compartilhar o conhecimento tácito, baseado em hipóteses sobre a relação entre capacidade, benevolência e integridade nesse desejo. A amostra foi formada por 655 militares do Exército, instituição caracterizada por cultura de elevada exigência de confiança individual e organizacional, coletada em três instituições de formação de oficiais. O uso da técnica de modelagem de equações estruturais (partial least square) apresentou resultados que sugerem que esse desejo não é significativamente influenciado pela intensidade da confiança organizacional, definida com base na capacidade, benevolência e integridade dos indivíduos. Esses resultados refutam pesquisas anteriores de Holste e Fields, que destacam a influência do fator afeição no compartilhamento e o fator cognição no uso do conhecimento tácito, indicando a necessidade de compreender melhor os estímulos ao uso e compartilhamento do conhecimento dentro das estruturas organizacionais.
 O artigo foi publico na RAE - Revista de Administração de Empresas - da Fundação Getulio Vargas, e pode ser acessado de forma gratuita por este link. 

Fiquem atentos para a submissão de trabalhos científicos do  Knowledge Management Brasil 2014 - 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento. Mais Informações aqui neste link. 
Post by @ffukunacci

Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento