SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Jogos Olímpicos de Gestão do Conhecimento: saiba como funciona

24/2/2015

Comments

 
Jogos Olímpicos de Gestão do Conhecimento ( ou Olympic Games Knowledge Management - OGKM), programa do Comitê Olímpico Internacional,   desempenha um papel importante na organização de cada edição dos Jogos, garantindo que as cidades-sede futuras tenham acesso ao conhecimento mais recente, que foi adquirido com o trabalho e experiência dos anfitriões dos Jogos anteriores. 
O programa foi criado em 2000, durante os preparativos para os Jogos Olímpicos de Sydney e, desde então, evoluiu para uma plataforma integrada de serviços de conhecimento, que fornece um apoio inestimável para Comitês de Organização dos Jogos Olímpicos (OCOGs) durante o seu planejamento e preparação,
- "Gerir o conhecimento é o cerne de nossa missão", disse Gilbert Felli,  diretor executivo do Comitê Organizador Internacional para os Jogos Olímpicos. Para ele, "documentar cuidadosamente o que os organizadores dos Jogos fazem, compartilhando as melhores práticas e disponibilizando tudo o que aprendemos com o passado recente tornou-se um apoio de valor inestimável para os organizadores e seus parceiros. O sucesso da gestão e da transferência do conhecimento  é como se fosse verificar sempre a qualidade do óleo do seu motor. Ele permite que você execute e contribua em grande parte para a excelência organizacional.“
Um elemento presente na plataforma OGKM é o programa de observadores do Comitê olímpico Internacional - COI, que permite que os organizadores dos Jogos futuros possam  assistir os Jogos Olímpicos e observar as exigências operacionais do “anfitrianismo” de tal evento.
Esta experiência representa um dos componentes-chave do processo de transferência de conhecimento, proporcionando uma oportunidade única de viver, aprender e observar operações reais dos Jogos Olímpicos através de uma série de visitas a vários locais olímpicos durante os Jogos-time.
O programa permite que cada futuro Comitê Organizador  não só testemunhe como as coisas são feitas, mas também estudar áreas específicas para que eles possam aprender e aperfeiçoar esses temas dentro de seu próprio contexto organizacional e cultural.
Eleito em 2 de outubro de 2009 como a cidade-sede dos Jogos da XXXI Olimpíada na 121ª Sessão do COI em Copenhague, na Dinamarca, o Rio de Janeiro desbancou as cidades de Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e Madrid (Espanha). Os Jogos Olímpicos de 2016 terão 28 esportes no programa, e serão executados entre os dias 5 e 21 de agosto do próximo ano.
Com os olhos do mundo voltados para atletas e dirigentes russos que estrelavam a máfia do antidoping, a segurança da informação e dados merece um debate que possa resultar em uma política de segurança com um plano de contingenciamento efetivo. O documento que trata da custódia e tratamento das informações ainda parece evasivo e está muito restrito à questões contratuais e de confidencialidade no trato com fornecedores, mas pouco ou melhor, nada fala sobre estratégias para a segurança das informações biométricas. 
Adaptado do original "Olympic Games Knowledge Management programme supports organisation of the Games" nowww.olympic.org, com informações do Conselho executivo, atualizadas em 23.2.2015.
Comments

7 dicas para desenvolver competências para gestão do conhecimento

24/2/2015

Comments

 
Por Camila Pires
Enquanto o escritor e futurista norte americano Alvin Toffler fala sobre a quarta onda, a da biotecnologia, ainda estamos tentando dar conta dos desafios da chamada Era do Conhecimento, pós-revolução tecnológica. E, claro, tomando nosso café que exportamos em grãos e importamos de volta em cápsulas de última geração enquanto implantamos uma metodologia decorrente da revolução industrial. Se você está lendo este artigo, provavelmente já foi sensibilizado de alguma forma acerca do que representam as competências para gestão do conhecimento para o sucesso das organizações na Nova Economia.
 Imagem
Toffler (foto) afirma que “os analfabetos do século XXI não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e a voltar a aprender”. E haja flexibilidade! A sensação atualmente no mundo corporativo é a de que estamos sempre atrasados com relação à última novidade. Já implantamos a tecnologia atrasada e quando vem mais um consultor para fazer mais um diagnóstico já ficamos na defensiva. Mudar tudo de novo? Pois é. Nosso sistema límbico - área do cérebro que controla nossas emoções, interpreta a mudança como ameaça quando ela é em excesso. Não é má vontade. Às vezes nossa cota de readaptação já foi extrapolada e fica difícil ser receptivo a novas ideias.
Por isto, flexibilidade, resiliência, visão sistêmica, postura colaborativa, intraempreendedorismo são apenas algumas das competências necessárias no novo ambiente de negócios. Você pode imaginar que o profissional que trabalha com gestão do conhecimento, aquele catalisador de mudanças organizacionais, precisa  ter tudo isso com estoque para reposição no dia a dia, além de uma enorme vontade de fazer a diferença na sua organização, conhecimento específico, boa reputação e poder de influência interna. Nossa, será que este profissional existe? Bem, eu acredito no potencial que cada um tem de se aprimorar e todas essas competências são sim possíveis de serem desenvolvidas.
Peter Senge, professor do MIT, autor do reconhecido livro A Quinta Disciplina, afirma que “copiar as melhores práticas não é aprender”. E conclui que “as organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”.  Você está fazendo seu dever de casa?
Se você quiser desenvolver competências para ser um bom gestor do conhecimento, comece pelos 7 pontos abaixo:
  • Nivele seu conhecimento não só sobre GC, mas também o que está relacionado a este universo, como inovação, gestão da mudança, gestão de ativos intangíveis, desenvolvimento humano;
  • Conheça o que é feito por outras empresas no Brasil e, principalmente, no exterior, pois há multinacionais com grau de maturidade maior nesses processos;
  • Compreenda qual é o desafio do seu negócio e defina como a GC poderá apoiar a estratégia organizacional;
  • Aprenda a negociar e a ceder nos pequenos pontos para que a organização como um todo ganhe;
  • Envolva as pessoas-chave e coloque-se como um facilitador do processo, não o “dono”;
  •  Saiba que não existe fórmula para o sucesso e tenha coragem para criar um jeito próprio da sua organização fazer a gestão do conhecimento;
  • Crie metas e mensure resultados desde a primeira iniciativa.
​
Desejo que este texto lhe possibilite novos olhares e, se quiser aprofundar o assunto, espero você no
Curso: Desenvolvimento de Competências Essenciais para o Gestor do Conhecimento, da SBGC Educação
Facilitadora: Camila Pires, SBGC Nacional
Dias 7 e 8 de março de 2015
Horário: das 8h30 às 17h30
Local:  definir, Rio de Janeiro - RJ
Informações: 11 3063 4360  
sbgceduc@sbgc.org.br - @sbgcnacional
Comments

SBGC abre inscrições de chapas para eleições de Diretoria Executiva

9/2/2015

Comments

 
CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE CHAPAS PARA CONCORREREM ÀS ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA DA SBGC BIÊNIO 2015/2016

Fernando Antônio Gualberto Lopes, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento, também designada pela sigla SBGC, no uso de suas atribuições legais e que lhe confere o capítulo VI do atual estatuto da SBGC,
vem convocar seus associados em condições legais e estatutárias, que tiverem interesse em concorrer a cargos da Direção Executiva da entidade, a inscreverem suas chapas compostas na forma do art. 26 e 72, parágrafo 1º do estatuto.

As inscrições das chapas deverão ser feitas diretamente na sede da SBGC situada na Rua Teodoro Sampaio, 417 – Conj. 73 – Pinheiros – São Paulo – SP no período de 09.02.2015 a 19.02.2015, improrrogavelmente, das 9,00 horas às 17,00 horas (horário de Brasília)
​
São Paulo, 09 de fevereiro de 2.015.
FERNANDO ANTÔNIO GUALBERTO LOPES
Presidente do Conselho Deliberativo da SBGC
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento