É a primeira vez que esta premiação ocorre no país e 10 projetos foram selecionados e serão apresentados neste dia.
Saiba mais: http://www.tr35brasil.com/
Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão
Em 13/05, na FIRJAN, será realizada a Premiação MIT Inovadores com menos de 35 anos.
É a primeira vez que esta premiação ocorre no país e 10 projetos foram selecionados e serão apresentados neste dia. Saiba mais: http://www.tr35brasil.com/ Santa Catarina sediará de 17 a 19 de setembro de 2014 o 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento. Para discutir o apoio da Assembleia Legislativa na realização do evento, o presidente interino do Poder, deputado Joares Ponticelli, recebeu na manhã de quinta-feira (20/03/2014) representantes da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
Segundo a coordenadora do congresso, Tatiana Takimoto, este é considerado o maior evento de gestão do conhecimento da América Latina "tanto em termos de participação o quanto de representatividade". Na opinião do empresário Roberto Amaral "na nova sociedade o conhecimento é um importante fator de produção". "O Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento alia, em um mesmo ambiente, as áreas privada, acadêmica e governamental, contando ainda com expressiva participação do terceiro setor", acrescentou o chefe Departamento de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, Gregório Varvak. Para o presidente interino da Assembleia Legislativa, o evento possui uma importância significativa e por isso terá o apoio do Legislativo catarinense. "A Alesc, convidada que foi, não poderá deixar de participar. Por intermédio da Escola do Legislativo vamos estar presentes, para que tenhamos aqui uma oportunidade de discutir novas propostas e promover o intercâmbio na área de gestão do conhecimento, em benefício da sociedade catarinense", salientou Ponticelli. Novo produto Educacional SBGC promete enriquecer as “caixas de ferramentas” dos especialistas e gestores do conhecimento de organizações brasileiras.
O novo programa traz 4 ferramentas praticadas e aprovadas pelos executivos de gestão do conhecimento das empresas: Biolab Farmacêutica, Natura Cosméticos, Embraer e Promon Engenharia, como meio de geração de valor para seus negócios. “O Tool Pocket KM é uma novidade da SBGC que visa enriquecer ainda mais as opções de soluções para os problemas de conhecimento enfrentados pelas organizações. Executivos experientes ministrarão a oficina para um compartilhamento de tácito para tácito de planejamento, implantação e gestão ferramentas com impacto na gestão intencional do conhecimento”. Ressaltam André Saito e Fernando Fukunaga, respectivamente Diretor e Gerente de Educação em Gestão do Conhecimento e Inovação da SBGC. As ferramentas a serem trabalhadas baseadas nos casos de sucesso dessas empresas, serão Storytelling com Dr. Mauricio Alario Diretor da Biolab Farmacêutica, Comunidades de Práticas com André Noronha executivo especialista em gestão do conhecimento da Embraer, Festa do Futuro, com Fabio Vernalha Coordenador de gestão do conhecimento corporativo da Natura Cosméticos e Lições Aprendidas com Juliana Paula da diretoria de gestão do conhecimento da Promon Engenharia. Realização: SBGC Nacional Data: 10 e 11 de abril de 2014 Local: Espaço Bela Cintra - São Paulo/SP Inscrições: Clique Aqui Mais informações: 11 3063 4360 - sbgceduc@sbgc.org.br Por: CARLOS NEPOMUCENO
"Tivemos três Revoluções Cognitivas na história (oral, escrita e digital) que moldaram nosso modelo de governança da espécie e, com isso, a forma de troca de conhecimento." Várias das análises que teremos que fazer para projetar o futuro será o de encarar o fim do longo período da transmissão escrita em algumas fases: pré-alfabética manuscrita, alfabética manuscrita, impressa. Ou seja, a chegada da Internet inaugura uma nova etapa da humanidade, pois temos um “sistema operacional” novo, que vai reger a maneira como governamos a espécie nos próximos séculos, sob a égide do digital. Note que a escrita trouxe diversas melhorias para a humanidade, mas uma das principais é a possibilidade da transmissão de conhecimento a distância, o que a oralidade não permitia. A voz só ganhou asas com o rádio e depois a voz e a imagem com a televisão. "Porém, a chegada do rádio e da tevê, por características, tecnológicas e também políticas mais adiante, acabaram ficando concentradas em poucos canais emissores, que filtravam o que ia para o ar, por uma questão de falta de espaço e interesses de temas." Assim, desde a chegada da escrita há cerca de 10 mil anos, até hoje, a transmissão de conhecimento oral a distância era impossível e quando foi viabilizada era bastante concentrada. O conhecimento passou a se utilizar do papel impresso que se tornou o meio mais barato e, portanto, democrático de transmissão de conhecimento. O livro, entretanto, passa pela escrita, que obriga a cada autor a tentar se expressar em palavras impressas aquilo que pensa. Nem sempre quem fala bem escreve bem e vice-versa. "A Internet com suas ferramentais de publicação online, desde textos, áudios e vídeos passou a permitir que houvesse uma potencialização e popularização da voz e da imagem." Hoje, mais e mais gente, organizações e mais organizações, têm a possibilidade de publicar áudios e vídeos sobre os mais diferentes assuntos na rede, divulgando ideias, vide o exemplo do TED, dos canais de pensadores, das aulas online colocadas de forma gratuita. "Ou seja, aos poucos os áudios e vídeos na Internet vão ocupando o espaço que os livros tiveram nos últimos séculos: transmitir ideias a longa distância, sem a limitação de espaço do rádio e tevê e com fontes diversas e alternativas, de forma rápida, simples e barata." A chegada de uma tecnologia é sempre uma quebra de limites que havia e passa a não haver mais. Por tendência, nos agarramos aos limites das tecnologias passadas por acreditar que se era feito daquele jeito, era o jeito “certo” de se fazer, o melhor. Porém, temos diante do novo século, de forma concreta e objetiva, uma nova forma de transmissão de conhecimento parecida com o livro:
"Em um país como o Brasil, que há um déficit enorme da capacidade de leitura, o potencial da transmissão do conhecimento oral é algo interessante, pois, de certa forma, pulamos a fase escrita e podemos aproveitar essa oralidade nacional para conseguir fazer mais com menos." Obviamente, que haverá perdas, pois a atenção que damos para um livro e todo o movimento cerebral que fazemos ao ler e escrever algo é bem diferente de escutar uma coisa no meio do caos urbano. Não nego. Porém, pergunta-se o que é melhor. Que as pessoas recebam novas ideias mais e mais de forma oral, que é mais viável e barato hoje em dia, ou nos agarrarmos a um mundo escrito que exige algo que o cidadão do novo século não conseguirá atingir? Aberto o debate. Fonte: Nepôsts - Rascunhos compartilhados Nessa sexta-feira (14) será realizado o “Simpósio Nacional de Pesquisa de Incêndio” organizado pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBMES). O evento terá início às 13 horas no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória.
O Simpósio Nacional de Pesquisa de Incêndio organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo (CBMES) emerge como marco na condução da instituição para a Era do Conhecimento. Apresentará aos Oficiais Peritos de Incêndios e demais interessados (stakeholders), além de convidados e apoiadores, a importância e as dimensões das pesquisas sobre incêndios nos EUA, com seus desdobramentos sociais e econômicos, bem como as pesquisas realizadas no Brasil. Cumprirá o papel de propor a assinatura de protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto de criação do NÚCLEO INTEGRADO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CBMES em rede de cooperação com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), com célula inicial no Centro Tecnológico da UFES, estreitanto laços de Cooperação Técnica e Científica com instituições que atuam em níveis mundiais de excelência no campo da Pesquisa e Inovação e suas aplicações. Informações: www.cb.es.gov.br / www.ninpi.org / www.bombeiros.es.gov.br Relações Públicas Tenente Coronel PAVANI Soldado KAROLINA Soldado ZUCOLOTO Soldado WALTER Tel.: 3137-4434 / 9711-0660 Email: bm5@bombeiros.es.gov.br Twitter:@cbmes Facebook: bombeiromilitares Informações à Imprensa Sandra Dalton (27) 3636-1574 / 9901-9862 Email: sesp.ascom@gmail.com Fonte: Site do Corpo de Bombeiros do ES |
Categorias
Tudo
Arquivos
Março 2023
|
Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista São Paulo - SP, 01310-200 Contato contato@sbgc.org.br |