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Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

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Prorrogado prazo para submissão de artigos para o KM Brasil 2014

30/4/2014

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O Comitê científico, Presidido pela Profa. Dra. Neusa Maria Bastos, também presidente do Conselho Científico da SBGC, prorrogou até 25 de maio o prazo para submissão de artigos para o KM Brasil 2014.  

O evento acontecerá em Florianópolis (SC), entre os dias 17 e 19 de setembro, com o tema central “Investigação Profunda dos Processos de Conhecimento nas Organizações”. Pesquisadores, gestores, técnicos e dirigentes atuantes nos setores público ou privado podem apresentar propostas nos formatos de trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações e teses), além de modelos de relatos técnicos de experiências ou projetos executados.
 
Os trabalhos deverão se enquadrar em um dos seis subtemas propostos no Congresso: 
  
1) INOVAÇÃO E ASPECTOS ESTRATÉGICOS DA GC (INOV)
2) SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS E GC (SUST)
3) ATIVOS INTANGÍVEIS, CAPITAL INTELECTUAL E HUMANO RELACIONADOS À GC (AICI)
4) REDES SOCIAIS, ENSINO E APRENDIZAGEM COM FOCO EM GC (REDS)
5) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E FERRAMENTAS DE SUPORTE APLICADAS À GC (TINF)
6) NOVOS SABERES E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES RELACIONADOS À GC (MULT)
 
Até 10 de setembro de 2014, as inscrições para participar da 12ª edição Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KM Brasil 2014 podem ser feitas clicando aqui! 
 
A taxa de inscrição é de:
 
De 01/04/2014 a 30/06/2014 - Inscrição: R$ 1.680,00 - 20% de desconto
De 01/07/2014 a 17/09/2014 - Inscrição: R$ 2.100,00 - sem desconto promocional
 
Valores gerais
Associados SBGC - R$ 1.470,00 - 30% desconto
Estudante: R$ 580,00
Estudantes com trabalho aprovado:
  • Apresentação oral: R$ 100,00
  • Apresentação de pôster: R$ 180,00

Inscrições por Empenho: R$ 2.100,00
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Não se faz gestão judiciária sem produção de conhecimento, destaca diretora do DPJ

23/4/2014

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O caráter fundamental da produção do conhecimento para a elaboração de políticas públicas foi a tônica, nesta sexta-feira (11/4), da palestra proferida pela diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Janaína Penalva, no segundo e último dia do Seminário Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário. O evento, que tem o objetivo de fomentar discussões sobre a utilização dessas metodologias de administração, foi na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF.
“Não se faz gestão judiciária sem a produção de conhecimento, de informações”, frisou Janaína Penalva, ao detalhar as ações desenvolvidas pelo DPJ que envolvem a realização de estudos, estatísticas e pesquisas, voltadas a orientar as atividades do CNJ no planejamento estratégico do Poder Judiciário e na definição de políticas públicas para o setor.
O Seminário Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário é organizado pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), do CNJ. O evento tem como parceiros o Conselho da Justiça Federal (CJF) e a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). O público-alvo são magistrados e servidores do Judiciário.
Em sua palestra, intitulada O Desafio do Conhecimento, Janaína Penalva abordou os 10 anos da Reforma do Judiciário que instituiu o dever de produção de estatísticas semestrais hoje produzidas pelo DPJ. “As estatísticas são o coração do Departamento de Pesquisas Judiciárias. É a partir delas que o CNJ realiza ações de planejamento e gestão em nível nacional. “São os dados estatísticos que apontam para necessidade de novos estudos, além de orientar ações de fomento à pesquisa”, afirmou.
Outro destaque da palestra da diretora-executiva foi o Relatório Justiça em Números, “o principal produto do DPJ”, que é uma radiografia do Poder Judiciário divulgada anualmente pelo CNJ com dados sobre orçamento, pessoal, produtividade, congestionamento de processos, entre outros. Segundo adiantou, a edição de 2014 será apresentada em agosto.
Janaína Penalva também elencou importantes estudos do DPJ, como, por exemplo, o Censo Nacional do Poder Judiciário; Diagnóstico e Fortalecimento do Judiciário Estadual; Impacto da Competência Delegada; estudos sobre proposta de criação de novos Tribunais Regionais Federais (TRFs); Priorização da 1ª Instância do Judiciário; e avaliação da Meta 18, de julgamento de ações de improbidade e crimes contra a administração pública. Abordou também estudos do DPJ em áreas relacionadas à garantia dos direitos fundamentais dos cidadãos, como, por exemplo, Violência contra a Mulher, Infância e Juventude.
 
Após sua explanação, os participantes assistiram à palestra de André Saito, intitulada O que é Gestão do Conhecimento?. Em seguida, Cláudia Cristina Muller, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), apresentou a palestra Repositório Institucional da Enap.
Agência CNJ de Notícias
Fonte: Site CNJ
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Gestão por competências e gestão do conhecimento devem caminhar juntas no Judiciário, diz conselheiro do CNJ

22/4/2014

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O conselheiro Rubens Curado, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), defendeu, no ultimo dia 10, que o Poder Judiciário invista cada vez mais na gestão por competência e na gestão do conhecimento, fundamentais, segundo ele, para a qualificação dos serviços prestados aos cidadãos. O conselheiro participou da abertura do Seminário Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento no Poder Judiciário, que tem o objetivo de fomentar discussões sobre a utilização dessas metodologias de administração. O evento foi realizado na sede do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília/DF e aconteceu nos dias 10 e 11 de maio.
"Ouso dizer que a gestão do conhecimento e a gestão por competências são irmãs siamesas fadadas a caminhar lado a lado, permanentemente, para o bem ou para a eficiência da instituição. Não é por acaso que o CNJ, por intermédio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Poder Judiciário (CEAJud), tem tentado incentivar esses temas", afirmou o conselheiro. Ele acrescentou que os magistrados e os servidores "são o coração e a mente" do Poder Judiciário.
O seminário é organizado pelo CEAJud em parceria com o CJF e a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). Voltado a magistrados e a servidores, o evento busca alinhar as práticas da gestão por competências e do conhecimento, contribuir para a implementação dessas metodologias no Judiciário, debater desafios e dificuldades e promover o intercâmbio de informações.
O conselheiro Rubens Curado, integrante da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ, manifestou, durante a abertura do seminário, preocupação em relação ao estágio de aplicação dessas metodologias na Justiça brasileira.
Fragmentação – "É preocupante perceber que o conhecimento (sobretudo o tácito) do Poder Judiciário está, pelo menos em parte das instituições, fragmentado e desorganizado. Inúmeros exemplos do dia a dia de cada um dos senhores evidenciam essa realidade, como aquele servidor que era o único que fazia determinada atribuição e teve a 'ousadia' de se aposentar ou aquele servidor que era o único que sabia operar determinado sistema e foi convidado por outra unidade", comentou o conselheiro.
"Na área judiciária, cerne do conhecimento do Judiciário, observam-se tribunais que não têm sequer repositório de jurisprudência. O magistrado de primeiro grau não tem como pesquisar o entendimento do seu tribunal sobre o assunto. Ou o magistrado não recebe o feedback das suas decisões, ou seja, não sabe se está julgando certo ou errado. Ou seja, o conhecimento jurídico da instituição não é transmitido para as pessoas que nela trabalham", criticou Curado.
Política nacional – O conselheiro destacou que o seminário está sintonizado com a missão constitucional do CNJ de planejar estrategicamente o Poder Judiciário. Além da realização do evento, ele noticiou que outra importante iniciativa nesse sentido foi adotada no dia 8/4, durante a 186ª Sessão Ordinária, quando o Plenário do Conselho aprovou, por unanimidade, a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário, que tem entre os princípios o "desenvolvimento das competências necessárias para o cumprimento da missão" e a "educação voltada para a valorização da gestão do conhecimento".
Também integraram a mesa de abertura do seminário a presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), Sônia Wada; a secretária-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Eva Maria Ferreira Barros; e o chefe do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud), Diogo Albuquerque Ferreira. Todos definiram a gestão por competências e a gestão do conhecimento como fundamentais para uma maior eficiência do Poder Judiciário.
Após a abertura do seminário, os participantes assistiram à palestra proferida pelo professor Pedro Paulo Carbone e a dois painéis apresentados pelo professor Thiago Dias da Costa, da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), e pela professora e consultora Fernanda Marques, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Jorge Vasconcellos
Agência CNJ de Notícias
Fonte: CNJ
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Inscrições para Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KM Brasil 2014, têm desconto até 30 de junho.

16/4/2014

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Pesquisadores, gestores, técnicos e dirigentes, do setor público e privado, associados, estudantes e demais interessados em participar do principal evento de Gestão do Conhecimento do país, o KM Brasil 2014, terão desconto nas inscrições realizadas até dia 30 de junho.
 
Até esta data, a taxa é de R$ 1.680,00 para inscrição integral. A partir do dia 1° de julho de 2014, o investimento será de R$ 2.100,00. 
 
Para associados e estudantes o valor é fixo de R$ 1.470,00 e R$ 580,00 respectivamente. 
 
As inscrições são limitadas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro clicando aqui. 
 
O evento, que chega a sua 12ª edição, será nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Centro de Eventos ACM, em Florianópolis (SC). O tema do evento este ano será "INVESTIGAÇÃO PROFUNDA DOS PROCESSOS DE CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES". 
 
Mais informações pelo telefone (11) 3063-4360 e pelo site www.kmbrasil.com
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ENAP lança Repositório Institucional

16/4/2014

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A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) lança o seu Repositório Institucional. O sistema deverá organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da ENAP. De acesso aberto, está disponível no endereço eletrônico: http://repositorio.enap.gov.br. 
 
Os objetivos do Repositório são: 
 
• organizar e disponibilizar a produção técnica e científica da ENAP como resultado de seus estudos e pesquisas e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI); 
 
• preservar e armazenar a memória institucional da ENAP; 
 
• preservar os documentos produzidos em pesquisas e considerados relevantes para a Administração Pública Federal; e 
 
• disponibilizar recursos de aprendizagem produzidos pela ENAP ou no âmbito de suas parcerias, tanto para a formação e o desenvolvimento de agentes públicos quanto para promover a participação social e o exercício da cidadania. 
 
“No Repositório Institucional da ENAP, escolas de governo e órgãos da Administração Pública de todo o País encontrarão materiais para utilizar na formação e desenvolvimento de agentes públicos, de forma gratuita, e com livre acesso”, explica o Presidente da ENAP, Paulo Sergio de Carvalho. 
 
Os usuários podem fazer download, imprimir, compartilhar ou utilizar os materiais depositados no Repositório, exclusivamente para fins educacionais e não comerciais. Para tanto, é necessário fazer a devida citação dos direitos autorais e observar o termo de uso de cada documento. É possível encontrar os arquivos por meio de pesquisa direta (Busca ou Busca Avançada). O acesso também pode ser feito por tema, título, autor ou tipo de documento. 
 
Organizado por comunidades, subcomunidades e coleções, o Repositório Institucional da ENAP inicia com mais de 700 materiais de caráter técnico e científico provenientes das atividades do corpo técnico, docente e administrativo da Escola, bem como de órgãos e instituições parceiras.
 
A seguir, as comunidades:
 
• Casoteca de Gestão Pública: estudos de caso e simulações que servem para relatar práticas e experiências no setor público visando à disseminação de aprendizagem organizacional. 
 
• Cursos ENAP: materiais de cursos completos ou aulas utilizadas para ambientação de novos servidores, desenvolvimento técnico-gerencial, formação e aperfeiçoamento para carreiras, programas de especialização, cursos da Escola Virtual da ENAP, projetos especiais, entre outros. 
 
• Memória ENAP: acervo com documentos que contam a história da ENAP, seu ambiente organizacional, seus processos e produtos, políticas e diretrizes e parcerias nacionais e internacionais. 
 
• Práticas Inovadoras em Gestão Pública: iniciativas do Concurso Inovação em Gestão Pública Federal que contribuem para que o Estado brasileiro aumente a qualidade do atendimento e melhore a eficácia e a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos. 
 
• Produção Científica: trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses relacionadas ao serviço público, bem como pesquisas publicadas em eventos e/ou revistas científicas.
 
• Publicações: livros, revistas e outros materiais eletrônicos da ENAP e de instituições parceiras voltadas para a divulgação e o debate de temas relacionados ao Estado, às políticas públicas e à gestão governamental. A Revista do Serviço Público (RSP) estará disponível, desde a sua primeira edição (1937) até as atuais.
 
• Recursos Educacionais: materiais e objetos de aprendizagem, em diferentes formatos, produzidos no âmbito da ENAP e de suas parcerias, para o suporte e incentivo aos processos de ensino e de aprendizagem. 
 
O ambiente virtual também oferece links para outros repositórios relacionados ao serviço público e para a Biblioteca da ENAP, onde é possível acessar o Portal de Periódicos Eletrônicos, com milhares de publicações disponíveis.
 
“O Brasil caminha a passos largos dentro do movimento de acesso livre e gratuito à informação e ao conhecimento. E o Repositório da ENAP vem nessa direção, para atender aos princípios de acessibilidade e publicidade, e à disseminação ampla e irrestrita do conhecimento, principalmente aquele gerado com financiamento público”, conclui Paulo Carvalho.
 
 
Outras informações
Claudia Cristina Muller 
Coordenadora-Geral de Gestão da Informação e do Conhecimento
Fone: (61) 2020-3317
E.mail: claudia.muller@enap.gov.br
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