Enviado por adminsbgc em Seg, 23/07/2012 - 17:26
CHAMADA DE ARTIGOS
O Comitê Editorial da Revista GC Brasil está selecionando artigos para a REVISTA GC BRASIL. A submissão de artigos deve ser feita pelo e-mail: gcbrasil@sbgc.org.br. Os artigos poderão ser encaminhados de forma continua, sem data específica de recebimento.
Para submeter artigos para serem publicados na REVISTA GC BRASIL acessem o site da SBGC onde você encontrará maiores informações e as as normas para a submissão dos trabalhos. A próxima publicação da REVISTA GC BRASIL será em agosto do corrente ano, durante o KMBrasil 2012. Para acessar as norma de submissão dos trabalhos clique AQUI.
Os trabalhos devem contemplar os seguintes temas:
Tecnologias da Informação e ferramentas de suporte aplicadas à Gestão do Conhecimento
Gestão da informação; suporte das ferramentas da tecnologia da informação às práticas de Gestão do Conhecimento.
A Gestão do Conhecimento integrada à Estratégia da Organização
Implicações do conhecimento nos modelos organizacionais. Gestão de sistemas de informação e sua aplicação às decisões estratégicas da organização. Medidas de desempenho e métricas em GC;
Redes sociais, ensino e aprendizagem com foco em GC
Criação, gestão e disseminação do conhecimento na organização.
Comunidades de Prática; Comunidades de interesse; Educação Corporativa; Universidade Corporativa; Educação à Distância (EaD) / E-Learning; Compartilhamento, colaboração e aplicação do conhecimento; Gestão do Conhecimento e Redes Sociais; Redes de Aprendizado e Capacitação Profissional; Interação entre Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento; Capacitação Profissional e Conhecimento Especializado; Aprendizado Organizacional e Gestão do Conhecimento; Contexto Capacitante em Organizações do Conhecimento; Personal Knowledge Management – PMK; Construção do Conhecimento Organizacional. Outros temas aderentes á trilha temática.
NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE ARTIGOS
A Revista GC Brasil tem periodicidade trimestral, sendo formada por um corpo principal, seções permanentes e uma seção eventual.
Corpo Principal – Artigos Científicos
Compõe-se de artigos científicos originais, de reflexão teórica, ou relatos de pesquisas e experiências profissionais. Serão aceitos trabalhos inéditos, redigidos em português ou espanhol, com no mínimo 6 laudas e no máximo 30 laudas, observada a ortografia oficial.
Corpo Principal – Artigos Técnicos
Compõe-se de artigos técnicos originais, de reflexão teórica, ou relatos de pesquisas e experiências profissionais. Serão aceitos trabalhos inéditos, redigidos em português ou espanhol, com no mínimo 6 laudas e no máximo 15 laudas, observada a ortografia oficial.
Seções Permanentes
Produção Acadêmica: destina-se à publicação de resenhas de pesquisas em andamento ou recém-concluídas, dissertações e teses, contendo descrição do tema de estudo, objetivos, métodos e técnicas de investigação, resultados, principais conclusões e outras informações pertinentes. O texto deve estar redigido em português ou espanhol, contendo no máximo 10 laudas, observada a ortografia oficial.
Indicações Literárias: destina-se a informar, mediante resenha crítica, sobre novas publicações na área de Gestão do Conhecimento e Inovação. O texto deve estar redigido em português ou espanhol, com no máximo 3 laudas, observada a ortografia oficial.
Notas Curtas: divulga notícias sobre a consolidação da Gestão do Conhecimento nas organizações.
Os artigos devem ser redigidos em português ou espanhol, com tamanhos diversificados, em curto, médio e longo.
Será considerado artigo curto os textos que tiverem entre 4500 a 5500 caracteres e o artigo médio o que tiver entre 5500 a 10500 caracteres, contando com os espaços. Os artigos que excederem este número de caracteres serão considerados longos.
À SBGC é reservado o direito de fazer as revisões gramaticais e alterações pertinentes, bem como de adequar os trabalhos a serem publicados às normas disciplinadas pela ABNT, caso seja necessário.
Os originais dos trabalhos publicados, bem como materiais gráficos que os acompanhem, não serão devolvidos aos seus autores.
Os artigos e textos serão enviados para o e.mail: gcbrasil@sbgc.org.br que também poderá ser utilizado para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
Itens de Verificação para Submissão dos Artigos
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. Serão aceitos originais inéditos ou apresentados em eventos públicos, cujos anais não tenham sido publicados.
2. A remessa ou publicação dos trabalhos não implicará remuneração a seus autores.
3. A priorização da publicação dos artigos enviados decorrerá de juízo de oportunidade da Revista GC Brasil.
4. À Revista é reservado o direito de aceitar ou vetar qualquer trabalho recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial ou do parecerista, como também o direito de propor eventuais alterações, desde que tenha a aprovação do autor.
5. Juntamente com o artigo, o autor deverá enviar uma autorização para sua publicação, cujo modelo será fornecido pela Revista GC Brasil no site da SBGC. Deverá enviar também o seu telefone para contato e endereço completo para posterior encaminhamento da Revista, caso seu trabalho seja aceito para publicação.
6. Se o artigo for referente a resultados de pesquisa, ou envolver seres humanos, deverá ser acompanhado das devidas autorizações.
7. Os trabalhos encaminhados à Revista GC Brasil devem estar digitados na versão do aplicativo Word (ambiente Windows) mais atual, utilizando-se a fonte Times New Roman; corpo 12; entrelinhamento 1,5; parágrafos justificados; recuo de 2 cm na primeira linha; 2,5 cm nas margens superior e inferior e 3 cm nas margens direita e esquerda da página, tamanho A4; com títulos e subtítulos em caixa alta e centralizados. Os trabalhos devem, ainda, conformar-se às características específicas da seção a que se destinam.
8. A primeira lauda deve conter o título do artigo, nome completo do autor, nome e endereço da(s) instituição(ões) a que está vinculado, bem como o cargo que ocupa. Deve ainda conter um resumo informativo de até 200 palavras, que apresente concisamente os pontos relevantes do texto (NBR 6028-ABNT – Resumos), com suas finalidades, metodologias, resultados e conclusões. Após o resumo informativo, devem ser relacionadas as palavras-chave que representem o conteúdo do texto, no mínimo três e no máximo oito. O título do artigo, o resumo informativo e as palavras-chave deverão, se possível, também ser apresentados em inglês.
9. As chamadas para as notas devem ser feitas pelo sistema numérico sequencial, e as notas deverão ser listadas no final (e não no rodapé) do artigo ou da resenha. As notas deverão conter apenas comentários, mas se houver necessidade de inserção de referências bibliográficas no corpo destas, deve-se, para tanto, utilizar o sistema autor/data, consoante a NBR 10520 (item 6). Ex.: “Notícia fornecida por Smith (2005).
10. Qualquer citação deve ser referenciada. As citações deverão ser precedidas ou seguidas do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) e ano de publicação, consoante o mencionado sistema autor/data. As citações diretas devem ser grafadas em itálico, acrescentando-se o número da página. Ex.: Rahner (1962, p. 3): (citação) ou (citação) (CÂNDIDO, 1993, p. 12). Para maiores explicações, consultar a NBR 10520 (itens 5.7 a 6). No caso de citação de citação, colocar o nome do autor original, a data respectiva e a palavra apud entre parênteses, bem como o nome do autor efetivamente consultado com a data correspondente. Ex.: Adorno (1979, apud SOUTO, 1916). Caso haja duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra “a” para a primeira e a letra “b” para a segunda, e assim por diante. Ex.: Telles (1997ª); Telles (1997b).
11. Indicar somente as referências utilizadas no artigo ou resenha. Deverão ser listadas ao final do texto, após as notas (se houver), em ordem alfabética, caixa alta, pelo último sobrenome do autor (excepcionalmente por dois sobrenomes, quando indispensável à compreensão). O título deverá ser apresentado em itálico, seguido de cidade, editora e ano. Ex.: GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói : EDUFF, 1998. Se houver mais de uma referência sequencial a trabalho do mesmo autor, não é necessário repetir o nome do autor, bastando colocar, no lugar deste, um traço sublinear (equivalente a seis espaços) e ponto. Periódicos: indicar autor(es) em caixa alta, seguido do título do artigo, do título ou sigla do periódico, da numeração correspondente ao volume, número, página e ano. Ex.: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 12-15, set. 1997. Nesse caso, o itálico é utilizado para destacar o nome do periódico e não o título do artigo.
12. Tabelas, figuras e quadros deverão ser elaborados e enviados por e-mail e inseridos no devido local, no corpo do texto. As figuras deverão ser enviadas em cores, com legendas e respectivas numerações no rodapé, contendo no verso o título do trabalho e o nome do autor principal. Se encaminhadas em mídia eletrônica, deverão ter a resolução mínima de 300 dpi. O formato preferencial é o JPG, devendo ser evitados quaisquer outros tipos de formato.
Declaração de Direito Autoral
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista GC Brasil, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da SBGC. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores, estando disponíveis através do sistema. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade, não representando, necessariamente, o pensamento da SBGC.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Comitê Editorial GC Brasil
Fabio Batista
Fernando Luiz Goldman
José Claudio Terra
Neide de Sordi
Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos
Paulo Sergio Fresneda