SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

SBGC Webinars de Novembro traz Luciano Palma, o community manager das BIG TECH

18/11/2015

Comments

 
 Imagem Luciano Palma
A série como usar melhor seu conhecimento nas organizações do programa SBGC Webinars, neste mês de novembro traz Lucino Palma, com o Webinar: "Como empresas de tecnologia distribuem conhecimento sobre seus produtos através de Comunidades". Segundo Luciano, Todas empresas precisam divulgar informações sobre seus produtos. Empresas de tecnologia, no entanto, têm uma dinâmica mais desafiadora, uma vez que o conhecimento sobre seus produtos é extremamente volátil (os mesmos ficam obsoletos em cerca de 5 anos).
O Marketing tradicional, sozinho, pode não ser suficiente para garantir o alcance desse enorme fluxo de informações. Comunidades externas, formadas por influenciadores/replicadores. têm se mostrado altamente eficientes neste processo: são altamente permeáveis e capilarizadas e estimulá-las tem um custo mais baixo do que o Marketing tradicional.
 
Finalmenete neste Webinar, Luciano Palma compartilhará a sua experiência na gestão dessas comunidades em empresas como Google, Intel e Microsoft.
 
 Apaixonado por compartilhar conhecimento e criar relacionamentos efetivos, sempre aplicando Tecnologia à experiência. Em empresas líderes de mercado como Intel e Microsoft, tenho gerenciado relações entre Comunidades Técnicas e empresas por cerca de 7 anos, estabelecendo uma nova forma de cultivar colaboração, inovação, suporte e defesa da marca. Este trabalho é baseado em conceitos e na dinâmica de canais de mídias sociais como o Facebook.

Inscreva-se
Comments

1º Encontro sobre Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva

17/11/2015

Comments

 
Por: José Paulo*
Realizou-se, em 30 set. 2015, em São Paulo/SP, o 1º Encontro sobre Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC).
 O evento teve como objetivo principal reunir um grupo de profissionais dos setores público e privado para discutir perspectivas sobre compartilhamento e compartimentação da informação, sob o escopo da área de inteligência, com o enfoque maior da gestão do conhecimento (GC). A reunião também serviu, como ponto de partida para trocas permanentes que poderão resultar em parcerias duradouras entre as entidades envolvidas. Presentes ao Encontro cerca de 150 pessoas.
 O foco das apresentações centrou-se nos seguintes temas:
  • Os conceitos sobre gestão do conhecimento/inteligência competitiva e a complementariedade dos dois conceitos;
  • O futuro da dualidade compartilhamento e compartimentação; e
  • As ferramentas tecnológicas que suportam os trabalhos realizados na área de Gestão do Conhecimento.
      
Os palestrantes do evento foram:
       - André Saito, diretor-presidente da SBGC, PhD in Knowledge Science pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology e especialista em gestão do conhecimento e educação corporativa. Em sua palestra, destacou o caráter multidisciplinar da GC e sua intersecção com áreas como, por exemplo, a gestão de informações, memória organizacional, gestão documental, engenharia do conhecimento, sistemas especialistas, aprendizagem organizacional, gestão de competências, educação corporativa, dentre outras.
       Relatou ainda que atualmente tem trabalhado no sentido de utilizar a GC, aliada aos conceitos da área de inteligência, para obtenção de melhorias nos processos de geração de Inovação e desenvolvimento de produtos, fazendo uso de ferramentas como o Roadmapping, que consiste em realizar o mapeamento da evolução do negócio da empresa ao longo do tempo, ou ainda o Customer Development, que busca entender quem é o cliente e ajustar o produto à sua demanda.
    - Luiz Rogério dos Santos, executivo de inteligência de mercado na empresa Natura, com experiência na construção de processos, estrutura e equipes que visam a servir às empresas com conhecimento para tomada de decisão de negócios e na implantação da cultura de GC no negócio.
       Salientou que sua expectativa, ao proferir a palestra, era compartilhar sua vivência na área de Inteligência em uma grande empresa, que tem investido sobremaneira na gestão do conhecimento. Enfatizou ainda que, em sua atual atividade profissional, busca melhorar a capacidade de tomada de decisão das áreas de planejamento comercial da Natura, vinculando aquele processo à GC e inteligência.
       Discorreu sobre a metodologia consubstanciada na plataforma Sábios, ferramenta que gerencia a produção, organização e disseminação de conhecimento relevante dentro do ambiente virtual da Natura, de maneira que isso possa melhorar o processo de planejamento e influenciar na decisão de negócio da empresa.
   - André Nicoletti, oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), atua no Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento Sensível (PNPC) e integra equipes de análise de risco em grandes eventos e em infraestruturas críticas.
       Tratou do tema “compartilhar versus compartimentar”, salientando as questões de segurança e contrainteligência no processo de gestão do conhecimento e inteligência. Discorreu sobre a possibilidade de perda intencional de informações em um cenário de crise, fazendo uso da tríade motivação do autor, oportunidade de acesso a informações e a racionalização no gerenciamento do acesso à informação para defender a tese de que é necessário organizar o compartilhamento das informações e fazer um trabalho pré-crise no acesso para minimizar os riscos envolvidos, como por exemplo, o de vazamento. Assim sendo, parte significativa da GC deve consistir em analisar os riscos que estão envolvidos no compartilhamento do conhecimento.
- Fernando Domingues, sócio-diretor da Mentor Consulting, empresa dedicada ao desenvolvimento da inteligência estratégica e competitiva nas organizações e diretor do Capítulo Brasil da Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP). É especialista em articulação de redes e facilitação de diálogos que trabalham a inteligência coletiva em processos de construção de estratégias, inovação aberta, design de futuros e capacitação de líderes e equipes.
       Discorreu sobre as mudanças de paradigmas de conectividade e interrelação entre as pessoas na atualidade. Partiu da avaliação de que houve uma mudança na maneira como a sociedade se relaciona, em virtude do redimensionamento das variáveis tempo e espaço no ambiente virtual. Tal fenômeno deveria ter reflexo na forma como as organizações e empresas se estruturam, mas isso não se verificou de maneira tão imediata. Ainda é comum a existência de estruturas piramidais, com poder decisório centralizado nas estruturas organizacionais.
       Neste contexto, segundo o palestrante, a inteligência deve atuar de forma a potencializar a mudança/adaptação das empresas ao modelo de organização em rede, onde as informações fluem entre aqueles que estão conectados, aumentando a capacidade de acesso à informação, do seu processamento e da geração de inovação. Para que isso seja possível, destaca ainda que deve haver mudança de configuração dos ambientes físicos que permitam a livre interação, com a criação de ambientes virtuais que viabilizem o fluxo de informações. 
     O evento contou ainda com a presença de Fábio Pereira Ribeiro, administrador de empresas, especialista em inteligência estratégica e política internacional, doutor em política internacional e responsável pelo blog Brasil no Mundo, da Revista Exame, que atuou como moderador dos painéis ao final das apresentações.
*Sobre o autor: José Paulo Melhado possui mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi analista de inteligência corporativa da Companhia Vale do Rio Doce. Atualmente participa do Programa Nacional de Proteção ao Conhecimento, análise de assuntos relacionados à contrainteligência, análise de C,T & I, análise de riscos aplicada à segurança de infraestruturas críticas e de grandes eventos.
Comments

CONGEP 2015 - Conhecimento Inovando e Transformando o Setor Público

10/11/2015

Comments

 
Tradicionalmente o Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública – CONGEP, atualmente em sua oitava edição, tem proporcionado o debate sobre a Gestão do Conhecimento e ocupado importante espaço na agenda nacional, nos fóruns de discussão e nas diversas publicações especializadas sobre o contexto contemporâneo de transformação do Estado e da sociedade.
O tema ”O Conhecimento Inovando e Transformando o Setor Público” pretende abranger diversos subtemas que contemplem a experiência, os desafios e resultados alcançados pela Administração Pública brasileira nesse campo, envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis federal, estadual e municipal.
Colaboração, processos de inteligência e inovação são elementos fundamentais da uma gestão pública mais efetiva, que estimula a iniciativa, a criatividade na solução de problemas e a eficiência na execução dos processos. Sua adoção em instituições públicas, no entanto, é um desafio, uma vez que a gestão participativa, efetiva e inovadora exige compreensão adequada da cultura e da gestão da organização e novos modelos de avaliação e reconhecimento. Praticados de forma consistente, temos uma gestão mais efetiva que traz como resultados: 
  • Reduzir impactos adversos sobre clientes e usuários;
  • Minimizar impactos sobre a produtividade;
  • Evitar perda de competências e conhecimento valiosos;
  • Atingir os resultados desejados o mais rápido possível.
Com intuito de contribuir para essas mudanças, o CONGEP de 2015 traz o tema “O Conhecimento Inovando e Transformando o Setor Público” no qual contemplarão as experiências, os desafios e resultados alcançados pela Administração Pública brasileira nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nos níveis federal, estadual e municipal e contextualizará essas questões dentro da perspectiva da Gestão do Conhecimento.

​A programação está fantástica, confiram: 

9h - 17h30 - Dia 24/11/2015

Palestra magna: Gestão do Conhecimento no setor público
  • Kimiz Dalkir, McGill University - Webconferência
  • Fábio Batista - IPEA

Inteligência
  • Palestrante: Saulo Cunha - ABIN
  • Palestrante: Elaine Maciel - IPEA
  • Moderadora: Profª Dra Wanda Hoffmann - UFSCar

Educação Corporativa
  • Palestrante: Maria Emília Pereira Guimarães - Caixa
  • Palestrante: Hugo Brandão - Banco do Brasil
  • Moderadora: Lourdes Martins

9h - 17h30 - Dia 25/11/2015

​Inovação
  • Palestrante: à definir 
  • Palestrante: à definir 
  • Moderador: à definir 

Colaboração
  • Palestrante: Fábio Brotto – Projeto Cooperação
  • Palestrante: Lindamir M. M. Müller
  • Moderador: à definir 

*Programa preliminar passível de alterações e confirmação pelos órgãos mencionados.


Inscreva-se
Comments

Jay Cross: proeminente entusiasta da aprendizagem informal

9/11/2015

Comments

 
Neste ultimo sábado prerdemos um proeminente entusiasta da aprendizagem informal, Jay Cross que esteve no Brasil, a convite da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, para participar do KM Brasil 2011 – 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, que aconteceu em São Paulo nos dias 5, 6 e 7 de outubro.
 
Leia sobre sua passagem pelo Brasil.
 Imagem
Em sua apresentação durante o KM Brasil 2011, Jay Cross falou sobre como a gestão do conhecimento e a aprendizagem informal podem se tornar a mesma coisa e como um conceito pode interagir com o outro. “As duas disciplinas ultrapassaram seus limites para se transformarem em responsabilidade de todos na organização. A gestão do conhecimento e o aprendizado podem ter diferentes DNAs, mas compartilham de um objetivo comum”, refletiu Cross.
 
Para o estudioso, por ser espontânea, a aprendizagem informal é rápida e de baixo custo. De acordo com ele, a aprendizagem informal, em rede e auto-dirigida, que transita sob o radar corporativo, é a principal maneira que as pessoas têm para aprender a executar suas funções. “É uma co-criação,  não são lições ditadas de cima para baixo. É uma forma recíproca, na qual estamos aprendendo juntos”, explicou Jay Cross.
 
Em sua palestra, Jay relata como o Twitter e Google estão ampliando o conhecimento compartilhado e com isso  impactando na gestão do conhecimento pessoal. “A gestão do conhecimento e a aprendizagem informal enfrentam os mesmos desafios. Ambas têm  necessidade de sair de suas fortalezas corporativas, envolver clientes e todos na organização, para incorporar as riquezas da web, tirar proveito dessa nova mídia e abrir espaço para a informalidade”, ensinou Cross.
 
Cross discutiu ainda a evolução do conhecimento, de ativo para fluxo, de explícito para tácito, de escasso para abundante. Falou sobre como resolver problemas em conjunto é imperativo para a sobrevivência dos negócios. “Valores corporativos estão baseados no compartilhamento e no uso do conhecimento” , informa. 
 
Jay Cross avalia que o trabalhador do século 21 tem enormes possibilidades de lidar com situações mais complexas e conceituais, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis. “Cada profissional deve se tornar um administrador do conhecimento. O saber coletivo da gestão do conhecimento só se tornará realidade quando os indivíduos estiverem engajados em conversas significativas e compartilhar seu conhecimento tácito. A GC é muito mais que bancos de dados e informações. Trata de relacionamentos”, complementa.
Comments

Do Dado à Informação Estratégica: uma arquitetura focada em valor

6/11/2015

Comments

 
Gestão da Informação, Big Data, Gestão do Conhecimento, Colaboração na Nuvem, Business Intelligence: jargões ou realidade?   
A SBGC apoia o evento organizado pela Egrégora Inteligência, cooperativa multidisciplinar de especialistas, criada para apoiar a construção do Valor da Informação Organizacional.
 
O evento  traz o Dado e a Informação para o centro da discussão, analisando  os desafios e oportunidades deste novo ambiente, e as questões práticas da integração de sistemas e qualidade dos dados.
 
Como colocar em prática e tirar proveito do que essas tecnologias permitem?
 
3 palestras de excelência!

1) Desafios e oportunidades de inovação em Informação e Conhecimento Carlos Seabra, S
​2) Melhores práticas de Integração e Interoperabilidade entre Sistemas de Informação Marcus Vinicius Costa, DF; 
3) A Qualidade de Dados como base da pirâmide informacional Carlos Barbieri, MG 
 
Participe, traga sua experiência e suas contribuições ao tema.
Convidados Executivos e Gestores de áreas relacionadas ao tema.

Serviço:
26 de novembro, quinta-feira, das 9h às 12h45
Espaço Paulista de Eventos – Av. Paulista, 807 – 17º andar, conjunto 1720
Metrô: Estação Trianon/Masp - Linha Verde
R$ 80,00 (oitenta reais) com Coffee-break.
Os associados SBGC deverão selecionar a opção Apoiadores (R$ 50,00) no formulário de inscrição.
Não deixe para a última hora. Vagas limitadas a 60 participantes.
Outras informações: info@inovatraining.com.br


Palestrantes

Carlos Seabra, SP
Editor de publicações e produtor de conteúdos de multimídia e internet, consultor e coordenador de projetos de tecnologia educacional e redes sociais, autor de diversos artigos, jogos de entretenimento, softwares educacionais, e sites culturais, educacionais e corporativos. Coordenador Técnico Pedagógico no Departamento de Inovação e Novas Mídias da Editora FTD, atuando no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para a educação escolar, englobando os processos editoriais e pedagógicos de produção em mídias digitais.
Diretor da Oficina Digital, empresa de assessoria e desenvolvimento de projetos lúdicos, educacionais e de comunicação empresarial – com foco especial na criação, desenvolvimento e editoração de conteúdos, publicações e objetos multimídia digitais. 
Conselheiro do Instituto Claro, da Aliança Francesa, do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, do Instituto Intranet Portal, do Museu da Pessoa e da Egregora Inteligência.

Marcus Vinicius da Costa, Brasília.
Coordenador, na Coordenação Estratégica de Tecnologia do Serpro. coordenando o  GT 5 “Áreas para Integração do Governo Eletrônico”, da Arquitetura e-PING de Interoperabilidade do Governo Brasileiro. 
Ingressou no Serpro em 1982  como Analista com especialização em Atendimento. Sua trajetória profissional inclui diversos cargos estratégicos no Serpro e no Governo Federal. 
De volta ao Serpro em 1996, foi Gerente Regional na Superintendência de Gestão Logística, Assessor do Presidente, Coordenador da Comissão de Negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho do Serpro - ACT 2003/2004, Coordenador do Processo Corporativo de Relacionamento com Mercado e Marketing, Superintendente de Relacionamento com Mercado e Marketing e Coordenador do Grupo Interárea Integração, com objetivo de promover um diagnóstico quanto a necessidade de integração dos processos de negócios ás capacidades funcionais. Em 2005 coordenou, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro, a realização da Conferência Regional Preparatória para a Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, evento que representou um avanço na discussão de temas relacionados à padrões abertos e ao uso da TIC como veiculo de integração social. Em 2009 assumiu a coordenação do Projeto Estratégico de Integração do Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças do Governo, transformado em Superintendência de Integração de Dados e Processos – SUNIT em 2010, desenvolvendo o padrão para integração de dados e processos, reconhecido como MGD (Modelo Global de Dados) e da Plataforma de Processos para Governo.
​
Carlos Barbieri, MG
Professor de cursos de Pós-Graduação  na PUC-MG e  FUMEC  nas áreas de BI e Governança de Dados. Foi um dos 2 primeiros  brasileiros certificados em CDMP-DMBOK-DAMA  e o único até 2014, em CDMP-DMBOK-DGS-Data Governance&Stewardship. Foi revisor convidado do Modelo DMM-Data Maturity Model do CMMI Institute e do DMBOK2-DAMA . 
Atualmente coordena a célula de Qualidade da Fumsoft-Sociedade Mineira de Software, responsável pelo Programa MPS.BR em MG, projetos de Qualidade de serviços e de Gestão e Qualidade de dados. Trabalhou na CEMIG de 1977 a 2002 onde   foi  responsável pelas  áreas de Administração de Dados, de Bancos de Dados, Business Intelligence, Apoio ao Desenvolvimento e novas tecnologias. 
Foi o coordenador geral do projeto Bug do Milênio da empresa  e o coordenador executivo do Projeto de e-Business. Desenvolveu, nas áreas de dados e correlatas , trabalhos de consultoria, treinamento e palestras em empresas em  Portugal e no Brasil. 
Foi colunista do jornal  COMPUTERWORLD, onde escreveu  mais de 200 artigos;  autor do livro Modelagem de Dados (IBPI/PRESS-1994), do livro BI-Business Intelligence-Modelagem e Tecnologia( Axcel Books- 2001)  e do BI2-Business Intelligence-Modelagem e Qualidade(Elsevier-2011). Seus  livros foram adotados em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil.
Comments
<<Previous

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento