SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Bate-papo sobre Competências para Sociedade do Conhecimento

7/5/2021

Comments

 
por Mariana Lima* 

Que Competências são necessárias para atuar, com excelência, na sociedade do conhecimento? Essa pergunta será respondida, em detalhes, num curso realizado no próximo dia 12 de maio, pelo especialista em Gestão do Conhecimento e Inovação e também conselheiro da SBGC - André Saito. Para dar uma prévia desse relevante tema, eu, Mariana Lima, conversei com o André sobre pontos interessantes que serão abordados no curso. Confira abaixo.
André,  quais são as principais competências para a sociedade do conhecimento? 

André Saito: Antes de falar das competências para a Sociedade do Conhecimento, eu queria lembrar que a Sociedade do Conhecimento é um recorte desse novo mundo que está chegando pós pandemia, é um mundo que já vinha acontecendo e a pandemia acabou acelerando algumas tendências que já se apresentavam. 
Esse novo mundo pede uma diversidade de competências, entre elas, a mais óbvia, tecnologia. Com o aumento da digitalização é inevitável que a gente tenha que usar a tecnologia para se comunicar, para produzir conteúdo, para trabalhar. Mas tecnologia é só o ponto de partida, o requisito básico para atuar nesse novo mundo continua tão ou até mais importante, são as habilidades socioemocionais que começam pelo autoconhecimento. Precisamos manter a sanidade nesse mundo confuso e complexo em que estamos vivendo. É saber se relacionar, se comunicar, interagir. 
Tem uma outra competência que eu considero muito importante e que eu chamo de leitura do mundo. O mundo está muito complexo, complicado e precisamos enxergar sistemas, entender a complexidade, ter uma visão ampla das coisas e naturalmente a gente precisa ter uma especialidade, algo que dominamos muito bem e consiga agregar valor. 

Uma disciplina de formação, como engenharia, direito, saúde ou uma área de aplicação como varejo eletrônico, meio ambiente, alimentos e assim por diante. Essas são competências gerais para esse novo mundo. Olhando especificamente para a sociedade do conhecimento, ela foca no papel relevante do conhecimento nessa sociedade, na produção de valor, na interação. Eu agrupo competências da sociedade do conhecimento em 4 grandes áreas que são: inteligência, aprendizagem, inovação e colaboração. 
Inteligência tem a ver com lidar com informação. Vivemos em um mundo onde tem-se informação demais. Como navegamos nesse mundo de informação? como encontramos informação boa? Como assimilamos, processamos essa informação? Uma competência chamada Literacia informacional, curadoria, encontrar o que é importante, o que é relevante. Pensamento crítico. Separar o que é falso do que é verdadeiro. Precisamos desenvolver essa competência. 

Segundo grupo: Aprendizagem - cada vez mais temos que transformar a aprendizagem em uma rotina, assim como temos que comer, escovar os dentes, tomar banho. Nesse novo mundo e nesse mundo do conhecimento, Sociedade do conhecimento, temos que aprender todo dia, o tempo todo. Como colocamos isso na nossa rotina? 
Autodesenvolvimento. Não podemos mais depender de escola, curso, da empresa para aprender. Temos que criar as nossas jornadas para aprender por conta própria. Aprendizagem tem a ver também com mudanças. Aquisição de novos hábitos. Como criamos e mantemos novos hábitos. São competências ligadas a aprendizagem. 
Terceiro - Inovação, que é a aprendizagem em nível organizacional. Como a organização aprende isso? tem a ver com coisas como experimentação, prototipação, desenvolvimento ágil, o processo de desenvolvimento ágil, ciclos e sprints. Empreendedorismo. Como eu crio coisas novas com poucos recursos?
​
E o quarto grupo é colaboração, cada vez mais temos que trabalhar juntos porque os problemas que temos para resolver são muito complexos então habilidades de comunicação são fundamentais, tanto a fala quanto a escuta. O diálogo, como eu converso de forma produtiva? Trabalho em equipe, produzir coisas em conjunto. Uma coisa que é cada vez mais necessária é a auto-organização, como eu me organizo? como nós nos organizamos para trabalhar em equipe, sem um líder, sem um chefe? Então são quatro grandes grupos de competências que reúnem dezenas de competências necessárias para a sociedade do conhecimento.

E como passar a ter ou aprimorar essas competências? 

André:
Para desenvolver essas competências depende um pouco de quão desenvolvido eu estou, quão bem eu estou nessas competências, por que é diferente adquirir uma competência nova, que não domino ou melhorar uma competência que já tenho, mas eu desempenho dentro da média, como todo mundo ou então trabalhar num nível acima da média, virar uma referência naquele assunto, naquela competência, uma competência em nível de especialista. 
Por exemplo, para aprender uma competência nova, uma dica que eu dou é pegar uma receita que funciona comprovadamente. Identifique alguem que tem essa competência, um método que muita gente já usou e sabemos que funciona. Então isso vai levar a gente do zero para 30, 40% naquela competência, vamos aprender o mínimo necessário. 
Já quando temos a competência e queremos melhorar, precisamos praticar, o que chamamos de prática reflexiva, praticar com atenção para melhorar a prática e experimentar coisas novas, improvisar, fazer diferente. Então já dominamos o básico e temos que experimentar maneiras diferentes, se expor a situações diferentes de uso daquela competência.
Já no nível de especialista temos que praticar muito e de novo, prática reflexiva para entender os fundamentos daquela prática, daquela competência.
Então dependendo do nível em que eu estou, eu tenho abordagens diferentes para melhorar aquela competência.

E para finalizar o bate papo, de que forma a gestão do conhecimento entra nesse assunto? 

André:
A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com essas competências para a sociedade do conhecimento, na verdade o modelo de referência em Gestão do Conhecimento da SBGC organiza práticas de GC em 4 abordagens principais: Informação, interação, aprendizagem e inteligência e inovação. Essas 4 abordagens do modelo de referência estão muito próximas dessas 4 categorias de competências, então aprender Gestão do Conhecimento ou praticar Gestão do Conhecimento é fazer isso em nível organizacional. Ajudar a Organização a navegar na economia e na sociedade do conhecimento. E esse curso trata das competências em nível individual para que pessoas possam adquirir essas competências na sua prática, no seu trabalho. 

Assista o vídeo dessa conversa: 
O conteúdo completo previsto para o curso você pode conferir  clicando aqui!

O curso começa no dia 12 de maio, às 19h e, neste mês - aniversário de 20 anos da SBGC, os associados têm desconto especial: de 50%. Então, se você ainda não faz parte da nossa comunidade, aproveite pra se associar e participar deste e de tantos outros cursos incríveis, oferecidos pela SBGC.​

Mariana Lima é assessora da diretoria executiva da SBGC ​e mercadóloga com experiência em Gestão do Conhecimento, Marketing de Conteúdo e Gestão de Projetos.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento