Que Competências são necessárias para atuar, com excelência, na sociedade do conhecimento? Essa pergunta será respondida, em detalhes, num curso realizado no próximo dia 12 de maio, pelo especialista em Gestão do Conhecimento e Inovação e também conselheiro da SBGC - André Saito. Para dar uma prévia desse relevante tema, eu, Mariana Lima, conversei com o André sobre pontos interessantes que serão abordados no curso. Confira abaixo.
André Saito: Antes de falar das competências para a Sociedade do Conhecimento, eu queria lembrar que a Sociedade do Conhecimento é um recorte desse novo mundo que está chegando pós pandemia, é um mundo que já vinha acontecendo e a pandemia acabou acelerando algumas tendências que já se apresentavam.
Esse novo mundo pede uma diversidade de competências, entre elas, a mais óbvia, tecnologia. Com o aumento da digitalização é inevitável que a gente tenha que usar a tecnologia para se comunicar, para produzir conteúdo, para trabalhar. Mas tecnologia é só o ponto de partida, o requisito básico para atuar nesse novo mundo continua tão ou até mais importante, são as habilidades socioemocionais que começam pelo autoconhecimento. Precisamos manter a sanidade nesse mundo confuso e complexo em que estamos vivendo. É saber se relacionar, se comunicar, interagir.
Tem uma outra competência que eu considero muito importante e que eu chamo de leitura do mundo. O mundo está muito complexo, complicado e precisamos enxergar sistemas, entender a complexidade, ter uma visão ampla das coisas e naturalmente a gente precisa ter uma especialidade, algo que dominamos muito bem e consiga agregar valor.
Uma disciplina de formação, como engenharia, direito, saúde ou uma área de aplicação como varejo eletrônico, meio ambiente, alimentos e assim por diante. Essas são competências gerais para esse novo mundo. Olhando especificamente para a sociedade do conhecimento, ela foca no papel relevante do conhecimento nessa sociedade, na produção de valor, na interação. Eu agrupo competências da sociedade do conhecimento em 4 grandes áreas que são: inteligência, aprendizagem, inovação e colaboração.
Inteligência tem a ver com lidar com informação. Vivemos em um mundo onde tem-se informação demais. Como navegamos nesse mundo de informação? como encontramos informação boa? Como assimilamos, processamos essa informação? Uma competência chamada Literacia informacional, curadoria, encontrar o que é importante, o que é relevante. Pensamento crítico. Separar o que é falso do que é verdadeiro. Precisamos desenvolver essa competência.
Segundo grupo: Aprendizagem - cada vez mais temos que transformar a aprendizagem em uma rotina, assim como temos que comer, escovar os dentes, tomar banho. Nesse novo mundo e nesse mundo do conhecimento, Sociedade do conhecimento, temos que aprender todo dia, o tempo todo. Como colocamos isso na nossa rotina?
Autodesenvolvimento. Não podemos mais depender de escola, curso, da empresa para aprender. Temos que criar as nossas jornadas para aprender por conta própria. Aprendizagem tem a ver também com mudanças. Aquisição de novos hábitos. Como criamos e mantemos novos hábitos. São competências ligadas a aprendizagem.
Terceiro - Inovação, que é a aprendizagem em nível organizacional. Como a organização aprende isso? tem a ver com coisas como experimentação, prototipação, desenvolvimento ágil, o processo de desenvolvimento ágil, ciclos e sprints. Empreendedorismo. Como eu crio coisas novas com poucos recursos?
E o quarto grupo é colaboração, cada vez mais temos que trabalhar juntos porque os problemas que temos para resolver são muito complexos então habilidades de comunicação são fundamentais, tanto a fala quanto a escuta. O diálogo, como eu converso de forma produtiva? Trabalho em equipe, produzir coisas em conjunto. Uma coisa que é cada vez mais necessária é a auto-organização, como eu me organizo? como nós nos organizamos para trabalhar em equipe, sem um líder, sem um chefe? Então são quatro grandes grupos de competências que reúnem dezenas de competências necessárias para a sociedade do conhecimento.
E como passar a ter ou aprimorar essas competências?
André: Para desenvolver essas competências depende um pouco de quão desenvolvido eu estou, quão bem eu estou nessas competências, por que é diferente adquirir uma competência nova, que não domino ou melhorar uma competência que já tenho, mas eu desempenho dentro da média, como todo mundo ou então trabalhar num nível acima da média, virar uma referência naquele assunto, naquela competência, uma competência em nível de especialista.
Por exemplo, para aprender uma competência nova, uma dica que eu dou é pegar uma receita que funciona comprovadamente. Identifique alguem que tem essa competência, um método que muita gente já usou e sabemos que funciona. Então isso vai levar a gente do zero para 30, 40% naquela competência, vamos aprender o mínimo necessário.
Já quando temos a competência e queremos melhorar, precisamos praticar, o que chamamos de prática reflexiva, praticar com atenção para melhorar a prática e experimentar coisas novas, improvisar, fazer diferente. Então já dominamos o básico e temos que experimentar maneiras diferentes, se expor a situações diferentes de uso daquela competência.
Já no nível de especialista temos que praticar muito e de novo, prática reflexiva para entender os fundamentos daquela prática, daquela competência.
Então dependendo do nível em que eu estou, eu tenho abordagens diferentes para melhorar aquela competência.
E para finalizar o bate papo, de que forma a gestão do conhecimento entra nesse assunto?
André: A Gestão do Conhecimento tem tudo a ver com essas competências para a sociedade do conhecimento, na verdade o modelo de referência em Gestão do Conhecimento da SBGC organiza práticas de GC em 4 abordagens principais: Informação, interação, aprendizagem e inteligência e inovação. Essas 4 abordagens do modelo de referência estão muito próximas dessas 4 categorias de competências, então aprender Gestão do Conhecimento ou praticar Gestão do Conhecimento é fazer isso em nível organizacional. Ajudar a Organização a navegar na economia e na sociedade do conhecimento. E esse curso trata das competências em nível individual para que pessoas possam adquirir essas competências na sua prática, no seu trabalho.
Assista o vídeo dessa conversa:
O curso começa no dia 12 de maio, às 19h e, neste mês - aniversário de 20 anos da SBGC, os associados têm desconto especial: de 50%. Então, se você ainda não faz parte da nossa comunidade, aproveite pra se associar e participar deste e de tantos outros cursos incríveis, oferecidos pela SBGC.
Mariana Lima é assessora da diretoria executiva da SBGC e mercadóloga com experiência em Gestão do Conhecimento, Marketing de Conteúdo e Gestão de Projetos.