Com tantos elementos construindo e afetando o conhecimento organizacional, é fundamental haver uma gestão eficaz desse sistema complexo. E aí está um dos principais desafios da Gestão do Conhecimento Organizacional. A questão que coloco é: sua organização está atenta a isso?
Para apoiar as organizações a lidarem com esse desafio, a Norma ISO 30.401: 2018 firma princípios e requisitos sólidos e fornece diretrizes para o estabelecimento, implementação, manutenção, revisão e melhoria de um sistema efetivo de gestão para Gestão do Conhecimento nas organizações. Dentre os termos e definições descritos na norma ISO 30.401: 2018, destaco os seguintes:
- Conhecimento: ativo humano ou organizacional que permite decisões e ações eficazes em contexto.
- Gestão do Conhecimento: abordagem holística para melhorar o aprendizado e a eficácia por meio da otimização do uso do conhecimento, a fim de criar valor para a organização. […] precisa ser integrada com outras funções organizacionais.
- Sistema de Gestão: conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses objetivos.
- Sistema de Gestão do Conhecimento: parte do sistema de gestão organizacional relacionado ao conhecimento.
- Cultura Organizacional: elementos que apoiam valores, comportamentos e atividades relacionadas ao sistema de gestão do conhecimento.
- Cultura de Gestão do Conhecimento: elemento de suporte à cultura organizacional que apoia os valores, comportamentos e atividades associadas à busca, compartilhamento, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos.
- Desempenho: resultado mensurável que pode estar relacionado com a gestão de atividades, processos, produtos e serviços.
Conforme o item 0.2 da ISO 30.401: 2018, que trata da importância da Gestão do Conhecimento, o maior acesso ao conhecimento cria oportunidades para o desenvolvimento não só das organizações, mas também dos profissionais que nelas atuam por meio de aprendizado, práticas e compartilhamentos. Os resultados do Sistema de Gestão do Conhecimento são um meio de alcançar resultados organizacionais, e não um fim em si mesmos (ISO 30.401: 2018, p. 5, tradução livre).
Mas a ISO não é um instrumento rígido e nem único para a implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações. Mesmo que uma empresa não tenha um Sistema de Gestão do Conhecimento implantado nos termos da norma ISO 30.401: 2018, ela pode desenvolver ações que visem cuidar do processo de criação de valor por meio do conhecimento. Esse processo é particular para cada organização e depende das características peculiares a cada uma delas, desde seu tipo de negócio, localização e objetivos até sua cultura.
Vale a pena pensar sobre isso!
Referências:
● CARNEIRO DOS SANTOS, A. C.. Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados. 2021 (Tese de Doutorado).
● DAVENPORT. T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Tradução de Lenke Peres. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, 90 p.
● ISO – INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 30.401: 2018 – Knowledge management systems: requirements. Geneva, Switzerland: ISO, 2018.
Ana Carneiro é pesquisadora do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Nos últimos 15 anos atuou com Gestão do Conhecimento e criação de Modelos e Metodologias Participativas no mercado corporativo e em universidades, como consultora de projetos institucionais, professora e pesquisadora acadêmica. Mais informações em: https://anacarneiro.com/