SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Caminhos para a Gestão do Conhecimento Organizacional

10/11/2022

Comments

 
Por: ​Ana Carneiro
​Conhecimento sempre foi um ativo importante para as organizações. Todavia, com o avanço das tecnologias, o conhecimento organizacional tem se tornado um diferencial cada vez mais importante para a adaptabilidade, aprimoramento, vantagem competitiva e eficácia das organizações. Tudo que uma organização faz passa pelo conhecimento que ela consome, cria, compartilha e aplica.
Picture
Para os autores do best-seller “Conhecimento Empresarial”, Thomas Davenport e Laurence Prusak, conhecimento envolve os valores, a informação contextual, insights e experiências. É essa mistura que oferece elementos para uma estrutura de avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Nas organizações, o conhecimento costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais (DAVENPORT; PRUSAK, 2003, p. 6). 
​
Com tantos elementos construindo e afetando o conhecimento organizacional, é fundamental haver uma gestão eficaz desse sistema complexo. E aí está um dos principais desafios da Gestão do Conhecimento Organizacional. A questão que coloco é: sua organização está atenta a isso? 

Para apoiar as organizações a lidarem com esse desafio, a Norma ISO 30.401: 2018 firma princípios e requisitos sólidos e fornece diretrizes para o estabelecimento, implementação, manutenção, revisão e melhoria de um sistema efetivo de gestão para Gestão do Conhecimento nas organizações. Dentre os termos e definições descritos na norma ISO 30.401: 2018, destaco os seguintes:
  • Conhecimento: ativo humano ou organizacional que permite decisões e ações eficazes em contexto.
  • Gestão do Conhecimento: abordagem holística para melhorar o aprendizado e a eficácia por meio da otimização do uso do conhecimento, a fim de criar valor para a organização. […] precisa ser integrada com outras funções organizacionais.
  • Sistema de Gestão: conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização para estabelecer políticas, objetivos e processos para alcançar esses objetivos.
  • Sistema de Gestão do Conhecimento: parte do sistema de gestão organizacional relacionado ao conhecimento.
  • Cultura Organizacional: elementos que apoiam valores, comportamentos e atividades relacionadas ao sistema de gestão do conhecimento.
  • Cultura de Gestão do Conhecimento: elemento de suporte à cultura organizacional que apoia os valores, comportamentos e atividades associadas à busca, compartilhamento, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos.
  • Desempenho: resultado mensurável que pode estar relacionado com a gestão de atividades, processos, produtos e serviços.

Conforme o item 0.2 da ISO 30.401: 2018, que trata da importância da Gestão do Conhecimento, o maior acesso ao conhecimento cria oportunidades para o desenvolvimento não só das organizações, mas também dos profissionais que nelas atuam por meio de aprendizado, práticas e compartilhamentos. Os resultados do Sistema de Gestão do Conhecimento são um meio de alcançar resultados organizacionais, e não um fim em si mesmos (ISO 30.401: 2018, p. 5, tradução livre).

Mas a ISO não é um instrumento rígido e nem único para a implantação da Gestão do Conhecimento nas organizações. Mesmo que uma empresa não tenha um Sistema de Gestão do Conhecimento implantado nos termos da norma ISO 30.401: 2018, ela pode desenvolver ações que visem cuidar do processo de criação de valor por meio do conhecimento. Esse processo é particular para cada organização e depende das características peculiares a cada uma delas, desde seu tipo de negócio, localização e objetivos até sua cultura. 

Vale a pena pensar sobre isso!

Referências:
● CARNEIRO DOS SANTOS, A. C.. Redes de compromissos organizacionais: uma abordagem voltada para aprendizagem e geração de resultados.  2021 (Tese de Doutorado).
● DAVENPORT. T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Tradução de Lenke Peres. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, 90 p.
● ISO – INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 30.401: 2018 – Knowledge management systems: requirements. Geneva, Switzerland: ISO, 2018.

Sobre a autora: 
Ana Carneiro é pesquisadora do Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Nos últimos 15 anos atuou com Gestão do Conhecimento e criação de Modelos e Metodologias Participativas no mercado corporativo e em universidades, como consultora de projetos institucionais, professora e pesquisadora acadêmica. Mais informações em: https://anacarneiro.com/

Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento