*publicado originalmente em www.goodlifeworkproject.com.
"Se pudéssemos saber primeiro onde estamos e para onde estamos tendendo, poderíamos então julgar melhor o que fazer e como fazer." (Abraham Lincoln, House Divided Speech)
"Capital de inteligência é, em essência, a informação, evidência e visão que uma organização coletivamente acessa, circula e age sobre". ( MRS.org.uk )
Se você está se perguntando sobre o que estou falando, pense em um modelo de Lições aprendidas de gerenciamento de projetos. Suponha que suas equipes de projeto usem modelos diferentes de acordo com sua posição no negócio. Nesse caso, seus dados carecem de harmonia (comparando maçãs com maçãs), portabilidade (movimento entre limites) e escalabilidade (ações significativas de abrangência de limites).
"O maior problema para qualquer [organização] é desenvolver ao máximo seus recursos. A solução deste problema envolve um conhecimento profundo de todos os recursos - naturais, intelectuais, manuais e financeiros - e um conhecimento profundo de todos os meios de aproveitá-los ao máximo". (Nutting, 2018)
Os 7 Vs para dados rápidos para o conhecimento
- Velocidade - dados rápidos, rapidamente coletados e apresentados
- Confiabilidade - não apenas em termos da ferramenta de coleta de dados, mas em termos de variáveis como o tamanho da amostra para representar um insight válido (por exemplo, ver a lei dos grandes números e regressão à média )
- Variedade de requisitos ; ou seja, representa a população e, portanto, cria valor .
- Para ser visto (por exemplo, conhecido e visível em um painel KM).
- Em última análise, os dados precisam levar a percepções viáveis .
Insights de lugares improváveis
Aqui, o Gerenciamento do Conhecimento pode trabalhar com a equipe de Aprendizagem e Desenvolvimento para aprimorar e acessar dados de insight. Por exemplo, os gerentes realizam micro-experimentos para melhorar a profundidade, integridade e segurança do aprendizado (realização de aprendizagem ou aprendizado para a ação para causar impacto). Esses micro-experimentos estão relacionados a desafios e oportunidades em seus locais de trabalho, que trazem percepções sobre as pessoas e suas experiências em um determinado tempo e espaço. O micro-experimento resulta em um registro reflexivo (pense nas lições aprendidas), construído usando princípios de aprendizagem de adultos que coleta dados sobre a razão do experimento, ações, impacto e resultados. O valor para o autor é que o registro reflexivo está vinculado à estrutura de competência de liderança, criando evidências para processos de avaliação in/formal e o esquema de bônus anual: quanto melhor o modelo (ferramenta de coleta de dados), melhores serão os insights.
Os dados do registro reflexivo são “maná” do céu da GC, alimentando percepções que amplificam o capital de inteligência e, portanto, a influência da GC dentro do negócio. No entanto, ele precisa de uma boa ferramenta de coleta de dados.
Dê uma olhada no seguinte modelo de lições aprendidas de projeto (registro reflexivo) de um projeto no qual trabalhei com a E.ON Energy em 2016.
Voltando à minha pergunta inicial: seu programa de GC está usando insights baseados em dados que criam capital de inteligência e o que você está fazendo para vincular isso às Lições aprendidas?