Carreira em Gestão do Conhecimento

ons exemplos de organizações com um plano de carreira para seus profissionais de Gestão do Conhecimento .

*Por Nick Milton

Um de nossos clientes entrou em contato recentemente para perguntar se tínhamos bons exemplos de organizações com um plano de carreira para seus profissionais de Gestão do Conhecimento.

A resposta honesta é não, não temos alguns exemplos, e não parece ser muito mais por aí na web, quer em termos de exemplos reais (por favor, me avise através dos comentários, se você tem um exemplo!). 

Eu compartilhei um pouco do meu pensamento, com os tópoicos e a estrutura abaixo, o que poderia servir como um modelo de primeira passagem. 

  1. Facilitador do Conhecimento ou engenheiro do Conhecimento. Fazendo os trabalhos básicos de KM, facilitando reuniões, realização de entrevistas, facilitando uma Comunidade de Prática, líder de Gestão do Conhecimento em um projeto, e assim por diante.
  2. Gerente de Conhecimento. Gerenciamento e manutenção do quadro de  GC para uma departamento ou unidadede de negócios, ou agindo como o líder de uma grande comunidade de prática. Um  ponto de contato único para GC,  para esse um determinado  tópico ou aquela parte da organização. Certificando se o trabalho de GC é feito. Gerir ou apoiar os facilitadores do conhecimento e engenheiros do conhecimento. Atuando como ponto chave  para GC. Acompanhamento e relatórios do grau de utilização da GC, e o valor entregue para o negócio.
  3. Estrategista do Conhecimento. Definição da orientação estratégica de GC dentro de uma unidade de negócios, fluxo de negócios ou grupo organizacional. Melhorar e desenvolver o uso de GC em apoio ao negócio, bem como a aplicação da GC no negócio. Trabalhando com a empresa para otimizar o suporte GC ao negócio.
  4. Chefe de Gestão do Conhecimento. Definição da orientação estratégica para KM dentro da organização. Projetando quaisquer novos desenvolvimentos do Quadro GC. Condução da cultura de GC corporativa. Trabalhando com o nível executivo para otimizar a forma em que a Gestão do Conhecimento apoia a organização.

Postagem Original Dispnível em: http://www.nickmilton.com/2014/01/the-knowledge-management-career-path.html