SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Cenas da Economia do Conhecimento: Conceitos, Estratégias e Práticas

6/4/2018

Comments

 
​Olá  KMers,  Como estão? 
 
Neste post sobre conceitos e práticas de gestão do conhecimento (GC), vou contar uma história que aconteceu em 2015 na nossa Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (CoPs-MGCi). Naquele ano decidimos compreender melhor o futuro para a gestão do conhecimento no decorrer dos próximos 20 anos, contribuindo para a antecipação de objetivos, práticas e tecnologias de GC, e design de estratégias de conhecimento e de GC. Em 2015 eu era o community manager da CoPs-MGCi e minha amiga de longa data, Fatima Oliveira (SEBRAE-SP) era a coordenadora geral. Para este objetivo contamos a com a ajuda de dois especialistas técnicos de gestão do conhecimento, Beto do Valle (Impakt Consultoria), que estabeleceu o método de construção de cenários e conduziu boa parte dos encontros, e André Saito (Kiwaa Educação), que facilitou alguns encontros decisivos para o atingimento dos objetivos. Ao longo do post citarei os demais participantes.
Gostaria de contar em detalhes o processo de construção, que foi muito rico e gerou aprendizado significativo, principalmente nas trocas de experiências entre os membros, mas o espaço é curto, assim quem quiser mais detalhes pode entrar em contato comigo ou com Beto do Valle. Mas acho válido compartilhar a organização dos temas: (1) Cultura, Organização, Sociedade e Negócios, coordenado por Valéria Macedo (UFRJ) com colaboração de Leandro Loss (ex EY); (2) Mercado: Globalização VS Regionalização, coordenado por Fátima Oliveira (SEBRAE-SP); (3) Ferramentas para GC, coordenado por Eduardo Carara (Embraer); (4) Macrotendências, coordenado por Beto do Vale (Impakt Consultoria) com colaboração de Fabio Vernalha (Natura Cosméticos); e (5) Tendência: Conceitos, práticas e Maturidade em GC, coordenado por mim Fernando Fukunaga (SBGC) com colaboração de Soraia Damin (Itaú-Unibanco). Em certo momento, as discussões tornaram-se tão importante que Marcelo Yamada (Logicales), que tinha uma participação ativa nos fóruns do objetivo anual, acompanhando e contribuindo para as discussões de forma remota, sugeriu realizarmos encontros semanais online, e claro que nós topamos. 
 
Bem, vou seguir direto para o resultado! Nós conseguimos elaborar uma matriz classificando as organizações intensivas em conhecimento entre economia concentrada e/ou distribuída e no tipo de dinâmica High Tech e/ou High Touch, conforme podemos observar abaixo na Figura 1. 
Imagem
​Na época, o Beto teve a ideia de rotular cada quadrante com personagens de filmes de ficção cientifica que trariam em um só nome ou imagem todas as ideias e conceitos por trás daquele determinado quadrante: (a) SKYNET, ícone da economia concentrada e da dinâmica High Tech; (b) KING-KONG, ícone da economia concentrada e da dinâmica High Touch; (c) WALL-E, ícone da economia distribuída e da dinâmica High Tech; e (d) MINIONS, ícone da economia distribuída e da dinâmica High Touch. Para quem não entendeu “logo de cara” sugiro assistir aos seguintes filmes: Exterminador do Futuro (Skynet); King-Kong (king-kong); Meu Malvado Favorito (Minions); e Wall-e (wall-e). Vamos analisar cada cenário!
 
No cenário SKYNET, ver abaixo Figura 2, apresenta o quadrante da economia concentra e da dinâmica High Tech. Temos corporações fortes e gigantescas. As relações são impessoais, pouca interação humana. O trabalho é caracterizado pela padronização e automatização do conhecimento, uso intensivo de inteligência artificial e pouco envolvimento do individuo humano. Os negócios são controlados por grandes grupos, o capital acionário é concentrado, formalidade na condução dos negócios e empreendedorismo interno. A gestão é pautada por decisões estratégicas concentradas e autônomas, com aplicações baseadas em Big Data Analitycs e Inteligência artificial. A tecnologia é comoditizada e orientada a sistematização. 
Imagem
​A Figura 3, apresenta o cenário WALL-E, ou seja, a tendência da economia distribuída e a dinâmica High Tech. Neste caso temos indivíduos e microempresas fortalecidos e as relações também são impessoais. O Trabalho é baseado no conhecimento automatizado e padronizado. Os negócios giram em torno do empreendedorismo digital, na colaboração para inovação, no compartilhamento de ativos e parceria, e no estabelecimento das moedas virtuais. As variáveis de gestão são parecidas com o cenário SKYNET, considerando que se trata da mesma dinâmica intensiva em tecnologia, as decisões são estrategicamente concentradas e automatizadas, e baseadas em Big Data Analilytics e Inteligência Artificial. A tecnologia também é comoditizada e orientada a sistematização. 
Imagem
​No cenário KING-KONG, ver abaixo Figura 4, aponta a tendência da economia concentrada e da dinâmica High Touch (intensivo nas pessoas). As corporações são semelhantes com o cenário SKYNET, fortes, controladoras e gigantescas. As relações são humanizadas. O trabalho é caracterizado pela diversidade, é muito envolvente e criativo, e o conhecimento é emergente. Na dimensão dos negócios o capital acionário é distribuído, há a modalidade de venture capital e empreendedorismo interno, é baseado em plataformas de negócios (ex.: Gig Economy). A gestão é baseada pelas decisões criativas dos humanos. E as tecnologias são sociais e depende do individuo e da interação entre indivíduos. 
Imagem
​E o ultimo, cenário o MINIONS, ver abaixo Figura 5, destaca a economia distribuída e a dinâmica High Touch. Neste caso, assim como no cenário WALL-E, não temos corporações e sim indivíduos fortalecidos baseados em microempresas. As relações da dinâmica High Touch são humanizadas. O trabalho é caracterizado pelo conhecimento emergente, pela criatividade humana, pela diversidade, novos regimes de contrato de trabalho e aumento da multidisciplinariedade, o talento humano é fator altamente valorizado. Os negócios são baseados na colaboração regional e no empreendedorismo (talvez, algo parecido com comercio equitativo), alta quantidade de pequenas inovações emergentes e compartilhamento de ativos. As tecnologias são sociais usadas como suporte ao trabalho e as relações. 
Imagem
​Certamente este estudo apresenta algumas limitações, deixamos questões de lado. Mas, queremos continuar a pensar nisso. Se você quer colaborar conosco, junte-se a nós e descubra a “exponencialidade” da economia do conhecimento. 
 
E para meus amigos e colegas praticantes e consultores de GC nas organizações, pergunto se é possível alocar suas organizações nos cenários e pensar em alguns designs de estratégias de conhecimento, antecipar mudanças e tecnologias e criação de novas práticas de GC para determinado cenário? Acham possível construir um roadmaptecnológico e/ou do conhecimento? 
 
E para os amigos e colegas pesquisadores pergunto: como vocês enxergam a evolução do conceito de gestão do conhecimento considerando estes cenários? Como podemos construir uma agenda de pesquisa para compreendermos essa evolução? Quais novas práticas de gestão podem ser criadas ou estabelecidas? Como a GC será transformada pela influência do mundo digital (deep learning, inteligência autônoma, gig economy, gêmea digital, entre outros)? 

Autor

 ​Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem. É doutorando em administração na PUC-SP. Mestre em Administração pela PUC-SP. Especialista em Conhecimento e inovação. Bacharel em Administração. Designer de Fluxos de Conversação. Atualmente é membro Diretor da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil. É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação. 
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento