Como as redes sociais podem ajudar a melhorar seu conhecimento?

As redes sociais são plataformas que estão presentes no dia a dia das pessoas de modo cada vez maior. Diante disso, saber utilizá-las como fonte de conhecimento é uma ação benéfica em vários sentidos.

Boa parte das pessoas hoje acaba dedicando vários minutos ou mesmo horas nas redes sociais. Isso pode ser feito por motivos diferentes, que vão desde o uso para lazer até para trabalhar.

Sendo assim, é fundamental saber tirar bom proveito do tempo que é dedicado a essas plataformas. Afinal, elas podem ser motivo de dispersão para muitos usuários, que acabam usando as redes sociais de forma pouco produtiva.
 
As redes sociais se tornaram plataformas bastante completas. Há quem navegue por ali por precisar encontrar uma empresa que preste serviços de manutenção elétrica corretiva, mas também há quem queira pegar dicas de moda, por exemplo.
 
De fato, o céu é o limite quando o assunto é rede social, de maneira que é bastante comum encontrar pessoas que tenham verdadeiros projetos de empreendimento para começar um novo trabalho na internet.
 
No entanto, justamente pela sua ampla capacidade de oferecer soluções para os usuários, as redes sociais deixaram de ser apenas locais para interação entre pessoas e passaram a ser fontes de conhecimento e de aprendizado.
 
Ou seja, quem aproveita os conteúdos presentes nas redes sociais pode se surpreender e aproveitar a navegação por ali para obter cada vez mais conhecimento, cultura e informações.
 
Neste artigo, o leitor encontrará a definição do que é conhecimento, verificar os benefícios que se pode obter ao aproveitar as redes sociais para essa finalidade e aprender a ativar o conhecimento por meio das redes sociais.
 
 O que é conhecimento?
 
Entender a definição das coisas é fundamental para que se possa compreender o que elas realmente são e para aprender a utilizá-las da maneira correta e com maior aproveitamento.
 
Uma creche particular, por exemplo, é um estabelecimento que acolhe crianças com até três anos de idade, durante um determinado período, oferecendo cuidados básicos da sua rotina, cobrando um valor para oferecer esses serviços aos pais e responsáveis.
 
Quando se fala em conhecimento, é também interessante saber qual é a sua definição. O conhecimento se trata de uma capacidade humana de aprender, compreender e entender as coisas.
 
Além disso, o conhecimento também pode ser aplicado, permitindo criações novas e experiências diferenciadas. Não à toa, por ser uma capacidade, o conhecimento é possível apenas a seres humanos, enquanto os animais apenas têm a capacidade de aprender.
 
Vale ressaltar que o conhecimento somente pode ser organizado, elaborado, codificado e decodificado pelos mecanismos racionais e pela linguagem. O conhecimento pode ser dividido em diferentes tipos, que são:
  • Senso comum;
  • Teológico;
  • Científico;
  • Filosófico.

O conhecimento por senso comum é abrangente, tendo por base vivências sociais e particulares, que são compartilhadas por hereditariedade e por experiência. Ele também pode ser adquirido por meio de sabedoria popular, opiniões e por formação cultural.

Enquanto isso, o conhecimento teológico pode ser conquistado por meio da religião e pelo registro da teologia. Em geral, ele é utilizado para explicar o que pode ser inexplicável, o que é sobrenatural, mas também há o estudo da estrutura que compõe as religiões.

Já o conhecimento científico é aquele obtido por meio de estudos verificados e testados, que dão maior credibilidade a algo. Todas essas ações resultam em teorias, depois de terem passado por várias etapas de aprendizado.

Para desenvolver uma bateria para caminhão 150 amperes, por exemplo, os cientistas fazem diversos testes de componentes que podem ser utilizados para formar esse item, que será utilizado posteriormente pelos seres humanos.

Há também o conhecimento filosófico, que é formado por um conjunto de saberes. Ele estabelece uma norma para se obter conhecimentos de forma mais segura. A Filosofia é tida como a mãe de todas as ciências, sendo pioneira na busca pelo conhecimento.

Ou seja, há diversas formas de conhecimento que já fazem parte do dia a dia das pessoas. Portanto, saber utilizá-las de maneira estratégica dentro de uma série de demandas diárias é fundamental para o desenvolvimento humano.

Benefícios das redes sociais para o conhecimento

Da mesma forma que o uso de uma proveta 100mltraz vantagens para a realização de estudos em laboratórios, as redes sociais são plataformas que, quando bem utilizadas, podem ser benéficas para o conhecimento humano.

Para começar, as redes sociais são elementos que permitem que exista interatividade entre vários povos e culturas, incentivando a diversidade e estimulando a busca por conhecer o que é diferente.

Ao mesmo tempo, essas plataformas encurtam distâncias, tornando o contato entre pessoas mais fácil e rápido. Tudo isso sem exigir investimentos com telefonia, por exemplo.

O que ocorre é que ao oferecer soluções empresariais, como a realização de anúncios para promover o trabalho de uma empresa de reparo placa mãe notebook Dell, as redes faturam com marketing, permitindo um uso gratuito ou de baixo custo para os usuários.

Elas são também um modo de empresários e estabelecimentos conquistarem visibilidade na internet. Uma instituição de ensino que visa promover aulas sobre diversos temas pela internet podem utilizar as redes sociais para oferecer os seus cursos.

Assim, uma pessoa que queira aprimorar os seus conhecimentos em diferentes temas pode se matricular nesse tipo de estabelecimento de ensino, conquistando ainda mais cultura e aprendizados.

É também interessante mencionar que as redes sociais contam com perfis de pessoas que desejam difundir os seus conhecimentos criando conteúdos e permitindo que mais usuários tenham acesso a eles.

Isso pode ser visto desde um vídeo no qual se ensina a trocar uma argola de metal para cortina até em aulas de economia, ajudando pessoas a obterem conhecimentos sem que seja preciso investir em materiais ou pagar plataformas específicas.

De fato, não há limites com relação aos assuntos a serem tratados nas redes sociais: é possível encontrar conteúdos sobre hobbies, medicina, mercado de trabalho, doenças, receitas e qualquer outro tema pelo qual o usuário se interesse.

Sendo assim, é possível dizer que as redes sociais são fontes de conhecimento democráticos, ou seja, qualquer usuário pode se enriquecer culturalmente ou compartilhar informações de forma simples e prática.

Como aprimorar o conhecimento nas redes sociais

Há algumas dicas práticas que podem ajudar quem deseja utilizar as redes sociais para obter cada vez mais conhecimentos. De fato, saber como usar essas plataformas pode fazer toda a diferença na vida dos usuários.

Assim como quem tem pressa pode contratar uma entrega rápida de documentos, quem usa as redes sociais mas sabe que elas podem ser melhor aproveitadas deve buscar meios de potencializar o seu uso.

1. Planejar as ações

A primeira dica nesse sentido é planejar as ações que serão executadas nas redes sociais. Ou seja, em vez de simplesmente navegar nessas plataformas, é preciso organizar o que será feito por lá.

Isso pode incluir visitar um perfil de notícias e seguir uma ou duas páginas sobre um assunto de interesse. Pode ser indicado também deixar de seguir perfis que não agregam conhecimento, evitando assim as dispersões comuns nas redes sociais.

2. Ter objetivos claros

Para evitar perder tempo nas redes sociais, é importante que o usuário tenha objetivos claros e saiba como mantê-los sempre no seu horizonte. Hoje, há recursos que bloqueiam o uso das redes sociais após um determinado período atingido no dia, por exemplo.

Ao mesmo tempo, um empresário que vende rack servidor perfurado por meio das redes sociais deve focar no seu trabalho. Isso inclui ter contato com clientes, mas também pode incluir acompanhar as concorrentes e notícias do seu segmento.

3. Priorizar conteúdos educativos

Por fim, uma dica que pode auxiliar quem deseja ativar conhecimentos nas redes sociais é o de priorizar o consumo de conteúdos educativos, ou seja, tornar a sua conta uma fonte de conhecimentos.

Em geral, as redes sociais oferecem filtros que permitem que apenas determinados conteúdos sejam exibidos aos usuários. Com isso, é possível visualizar apenas aquilo que é mais importante, aproveitando melhor o tempo nessas plataformas.

Considerações finais

As redes sociais são plataformas de grande utilidade nos tempos atuais, sendo cada vez mais utilizadas por pessoas e por empresas no mundo todo. Diante disso, elas oferecem cada vez mais funções e recursos para os seus usuários.

Entre as diversas possibilidades presentes nessas plataformas, os usuários encontram meios de ampliarem os seus conhecimentos de diferentes formas, já que os conteúdos presentes ali podem ser bastante úteis e ricos para a grande maioria das pessoas.

Sendo assim, é preciso ter foco, sabendo planejar ações, ter objetivos claros e priorizar conteúdos nas redes sociais, conseguindo ter o melhor aproveitamento possível no tempo diário utilizado nessas plataformas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.