Destaco aqui neste post um artigo muito bom sobre o compartilhamento e uso do conhecimento tácito, escrito pelos autores: Reinaldo Costa de Almeida Rêgo, Joaquim Rubens Fontes Filho e Diego de Faveri Pereira Lima da FGV-EBAPE.
Titulo:
Confiança organizacional e compartilhamento e uso do conhecimento tácito
Resumo:
Este estudo investiga a influência da confiança organizacional no desejo de usar e compartilhar o conhecimento tácito, baseado em hipóteses sobre a relação entre capacidade, benevolência e integridade nesse desejo. A amostra foi formada por 655 militares do Exército, instituição caracterizada por cultura de elevada exigência de confiança individual e organizacional, coletada em três instituições de formação de oficiais. O uso da técnica de modelagem de equações estruturais (partial least square) apresentou resultados que sugerem que esse desejo não é significativamente influenciado pela intensidade da confiança organizacional, definida com base na capacidade, benevolência e integridade dos indivíduos. Esses resultados refutam pesquisas anteriores de Holste e Fields, que destacam a influência do fator afeição no compartilhamento e o fator cognição no uso do conhecimento tácito, indicando a necessidade de compreender melhor os estímulos ao uso e compartilhamento do conhecimento dentro das estruturas organizacionais.
O artigo foi publico na RAE - Revista de Administração de Empresas - da Fundação Getulio Vargas, e pode ser acessado de forma gratuita por este link.
Fiquem atentos para a submissão de trabalhos científicos do Knowledge Management Brasil 2014 - 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento. Mais Informações aqui neste link.
Post by @ffukunacci