SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Conhecimento estratégico: o que é e como funciona?

16/2/2023

Comments

 
Conhecimento estratégico é um conceito de grande relevância para as empresas porque o mercado passa por muitas mudanças e se caracteriza por ser uma dinâmica com muitas instabilidades e alterações.

Qualquer gestor que pare para pensar sobre isso, percebe que essas mudanças acontecem o tempo todo e que é muito importante planejar o futuro, mesmo sabendo de tudo que a organização vai se expor a alguns imprevistos.
​
Preparar-se para eles é uma forma de poder lidar com diversas situações e acontecimentos que podem impactar os negócios de alguma maneira. As companhias que não se atentam a isso podem simplesmente sucumbir ao mercado.
Fotografia
​O papel do gestor é conduzir o negócio da melhor forma, cuidando de todos os seus aspectos para que ele possa ter sucesso, crescer e evitar problemas, principalmente com decisões mal planejadas ou impensadas.
​
Além disso, precisa conhecer um pouco mais sobre o planejamento estratégico e de que maneira utilizá-lo para cuidar bem do negócio e atender às exigências do mercado.
Para aprofundar um pouco mais o tópico, este artigo vai mostrar a importância do conhecimento estratégico, o que fazer para adquiri-lo e mostrar os benefícios que pode trazer ao longo do tempo.
Importância do conhecimento estratégico
O conhecimento estratégico atua como ponto de partida para as ações que a empresa precisa trabalhar até alcançar o objetivo proposto.

Ele aborda diversas questões, ajudando a administrar o tempo, recursos e energia para colocar em prática as estratégias do negócio, tendo como foco o que realmente importa em longo prazo, trazendo mais prosperidade para a corporação.

Mas ainda é muito comum ver administradores que consideram o planejamento uma perda de tempo, simplesmente porque não conseguem compreender a importância de planejar o futuro.

É por meio desse planejamento que uma empresa de unidade de água gelada Chiller vai compreender mudanças do ambiente externo e interno, identificar oportunidades de melhoria e reconhecer problemas que podem aparecer ao longo do tempo.

Assim sendo, mesmo que o mercado esteja se transformando constantemente, ainda assim é fundamental estabelecer um plano que vai direcionar os esforços da corporação.
Como adquirir conhecimento estratégico
Para adquirir conhecimento estratégico, é imprescindível investir em algumas práticas. Primeiro a marca precisa determinar sua missão, visão e valores, visto que só assim terá alinhamento de longo prazo e respeitará suas próprias crenças.

Feito isso, é o momento de estabelecer metas e objetivos, tendo em vista que os objetivos são resultados maiores e onde a empresa realmente quer chegar.

As metas, por sua vez, são conquistas de curto prazo que ajudam a organização a alcançar seus objetivos. Para um fabricante de motor de arranque ap 1.8 também é muito importante analisar seu ambiente interno.

É assim que ele vai conhecer os recursos da corporação, visto que o sucesso obtido também depende deles. Uma empresa precisa de pessoas motivadas, soluções de qualidade, processos claros e instalações adequadas.

Fazer uma lista de recursos necessários é um passo muito importante para alcançar as metas e os objetivos. Outro ponto fundamental é monitorar o ambiente externo, uma vez que influencia de maneira dinâmica e contínua nas ações da empresa.

Existem diversas situações que podem impactar o negócio, como no caso de crises financeiras, leis novas e até mesmo mudanças nos hábitos de consumo.

A companhia precisa dar atenção ao seu público-alvo, tendo como objetivo engajar as pessoas e influenciar suas decisões de compra. É crucial dar atenção especial aos clientes, fazer sua segmentação e compreender os hábitos de compra.

A segmentação faz parte de diversas estratégias, principalmente para as ações de marketing e o público pode ser dividido entre:
  • Aspectos geográficos;
  • Características demográficas;
  • Fatores psicográficos;
  • Informações comportamentais.

Entretanto, além de compreender o público do negócio, é muito importante dar atenção para a imprensa, construindo um bom relacionamento com os profissionais que fazem parte dela.

Uma empresa especializada em pintura de fachada de loja precisa se diferenciar da concorrência e saber comunicar seu diferencial para o mercado.

Depois, é necessário definir quais estratégias serão usadas e isso se refere ao modo como os resultados são alcançados e de que maneira o caminho definido será percorrido.

Uma boa estratégia é aquela que ajuda a criar um diferencial competitivo e destaca a organização entre os concorrentes mercadológicos.

Sendo assim, é um momento de desenvolver um plano de ação, simbolizando as tarefas que serão realizadas para alcançar as metas e objetivos definidos.

A organização precisa saber o que será feito, porque isso será feito, onde será feito, quando e por quem. Também é necessário saber como isso vai acontecer e o quanto vai custar, assim, deve montar uma tabela com as respostas para as questões.

É assim que a organização vai ter um documento capaz de ajudá-la a implementar cada etapa do plano, definindo o que será feito e de que maneira.

Contudo, além de colocar tudo em prática, uma autoescola de CNH especial moto também precisa monitorar os resultados, com base em alguns indicadores-chave de desempenho.

Entre os mais importantes estão o nível de satisfação dos clientes, índice de absenteísmo, evasão de clientes, índice de lucratividade e retorno sobre o investimento.

Finalmente, é o momento de avaliar os resultados atingidos, modificando ou mantendo as relações, tendo como base aquilo que a empresa alcançou.

Tudo precisa ser devidamente anotado e arquivado, de modo que possa ser visto no futuro para embasar novas estratégias corporativas.
Benefícios do conhecimento estratégico
Obter conhecimento estratégico e saber administrá-lo traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Ações mais assertivas

Esse conhecimento permite que o negócio saiba onde quer chegar, por isso, vai perder menos tempo com atividades que não são prioridades dentro do período.

Negócios que perdem tempo com elas são aqueles que não possuem um planejamento estratégico, por outro lado, com o uso dessa ferramenta, um fabricante de bateria para empilhadeiras consegue mais vantagem competitiva.

Isso porque seus projetos e atividades terão foco estratégico e um objetivo em mente para ser alcançado. A organização não vai simplesmente seguir um fluxo baseado em uma demanda e executar tarefas aleatórias sem saber quais serão os impactos.

Aumenta a produtividade

Da mesma forma como as ações se tornam muito mais assertivas, a produtividade melhora. Independentemente do setor, quando a equipe sabe o que precisa fazer, os profissionais se tornam muito mais produtivos.

Mas não é apenas esse aspecto que melhora muito, na verdade, os colaboradores experimentam uma sensação de bem-estar porque compreendem a importância de suas tarefas dentro da empresa e como o trabalho auxilia na hora de alcançar os objetivos.

Dentro de um fabricante de tachão sinalizador, é uma forma de tornar a rotina muito mais fluida e organizada.

Permite acompanhar resultados

Poder acompanhar os resultados do negócio é o objetivo de qualquer gestor, mas muitos não sabem quais metas precisam ser mensuradas porque simplesmente não possuem um objetivo estratégico definido.

Quando a corporação possui conhecimento e planejamento estratégico, tem mais facilidade para definir os objetivos e traçar um plano de ação. Assim, sabe quais projetos devem ser executados para o sucesso do planejamento.

Saber quais são os projetos em andamento também facilita a definição de KPIs específicos que vão ajudar o gestor a acompanhar o desenvolvimento das ações periodicamente.

Se for necessário, um buffet especializado em coquetel para empresa poderá corrigir possíveis erros e evitar surpresas ao longo do tempo.

Ajuda a compreender o mercado

As empresas precisam transformar seu conhecimento estratégico dentro da rotina, analisando sinais de ameaça e até mesmo oportunidades que o mercado está trazendo, pois isso traz muito mais segurança para a operação.

O que se vê são indústrias reativas às mudanças do mercado, por outro lado, aquelas que trabalham em cima de seu planejamento estratégico conseguem se proteger de crises e identificar maneiras de crescer.

Isso significa que o planejamento estratégico sabe tirar proveito de qualquer cenário econômico, o que traz mais previsibilidade de crescimento.

Maior longevidade

Por fim, com seu conhecimento estratégico, uma empresa especializada em workshop feminino poderá analisar e planejar constantemente as atividades que realiza, bem como as oportunidades e ameaças.

Ao fazer isso, vai garantir que as ações estejam sempre alinhadas com as necessidades do negócio, aumentando a saúde do empreendimento no mercado em que atua.

Considerações finais

O conhecimento estratégico é muito importante porque traz mais assertividade para as ações da corporação e colabora até mesmo com o bem-estar dos colaboradores.
O processo envolve diversas áreas da companhia e por essa razão merece atenção especial. O maior benefício é ter mais previsibilidade de crescimento, sempre tendo como base decisões estratégicas conscientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento