Conhecimento que salva empresas

Muitas são as definições de conhecimento. Mas uma interpretação que se pode dar ao conhecimento é que ele é a chave que conduz a um determinado caminho. Existe um lugar aonde o conhecimento te leva. Observando as diferentes definições de conhecimento, no âmbito empresarial, entende-se que o conhecimento salva empresas. Salva empresas do fracasso, da estagnação, e da derrota em meio a um mundo competitivo onde a disputa por inovação é acentuada.

O conhecimento vem sendo observado como um bem de muito valor que as pessoas e empresas podem cultivar e multiplicar. Esse bem gera frutos inestimáveis, o bom uso desse ativo é a chave que conduz a um caminho de sucesso: novos produtos, melhorias de processos, desenvolvimento e capacitação de pessoas, satisfação dos clientes, entre outros.

Os desafios para criar, transferir, aplicar e reter o conhecimento na organização aparecem em um terreno de grandes descobertas. Apesar da evidente tendência de fazer gestão do conhecimento nas empresas, ainda pouco se sabe como fazer. As empresas entendem a necessidade, porém ainda não sabem como fazê-lo. Assim os sintomas do mal emprego do conhecimento aparecem: equipes desmotivadas, baixo desenvolvimento do capital intelectual, repetição de erros, perda do conhecimento por saída de pessoal, difícil acesso a informação, repetição de trabalhos.

Olhando para o cenário econômico atual, tem-se percebido que é necessário gerir esse bem de alto valor para as empresas. Assim, nota-se uma crescente preocupação em fazer a roda do conhecimento girar. Ou seja, aplicar métodos de multiplicação do conhecimento com a finalidade de produzir ganhos para as empresas. Porém isso não é uma tarefa fácil. Fazer valer os processos de conhecimento é papel de toda a organização e precisa ser criado um ambiente favorável à sua aplicação. É preciso engajar equipes e lideranças com esse propósito. Dessa forma, pode-se obter real resultado e aproveitamento do conhecimento.

Por: Flavia Souza

Sobre a autora:
Flavia Souza é química, MBA em gestão da qualidade e produtividade. Trabalha com gestão de documentação técnica e da qualidade.