SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Construção e manutenção de Sistemas de Gestão do Conhecimento

10/7/2013

Comments

 
Enviado por adminsbgc em Qua, 10/07/2013 - 14:01

*Por Tushar
Traduzido via GOOGLE  Translate
Desde o início de 1990, a transição de um cenário baseado em dados para uma economia baseada no conhecimento transformou a forma como as empresas reunem e usam dados para se conectar com seus stakeholders, clientes e consumidores finais. O surgimento da Gestão do Conhecimento (KM) tem estimulado as economias a reconhecer e explorar o poder do capital intelectual, seja encontrada em uma empresa ou em uma nação. Hoje um Sistema de Gestão do Conhecimento eficaz é a espinha dorsal de uma organização, impulsionando a inovação, melhoria e sustentabilidade.

A construção e sustentação de um sistema de Gestão do Conhecimento (KMS) requer uma compreensão completa do escopo, design, implementação e sustentação de cada elemento desse sistema.
Os blocos de construçãoO KMS requer a integração completa e holística de pessoas, de processos de uma organização e tecnologia. Um aspecto importante da criação de um KMS é entender que a Gestão do Conhecimento se estende para além da criação e implantação de um software ou plataforma. Os blocos de construção de um KMS incluem:
  1. Pessoas e Cultura - a troca de conhecimento explícito e tácito depende da vontade dos colaboradores de uma organização de compartilhar esse conhecimento. A implantação de uma cultura de compartilhamento de conhecimento é muitas vezes o primeiro e permanente elemento de um bom KMS. A participação ativa e colaboração de todos os grupos na estrutura de uma organização é vital para a criação de comunidades de prática e para estimular práticas de compartilhamento de conhecimento existentes.
  2. Processo e Ciclo de Vida - Como uma organização identifica as pessoas que vão implantar e usar o KMS, é igualmente importante a criação de processos, claros e inequívocas que definem a seleção, organização, disseminação, transferência e aplicação do conhecimento. Estes processos constituem a espinha dorsal de um bom KMS e permitir o planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, aprendizagem exponencial bem como a implementação estratégica e tática de vários outros sistemas, como o Sistema de Gestão da Qualidade.
  3. Infra-estrutura Conhecimento e Tecnologia - O terceiro bloco de construção na implantação de um KMS é definir e criar a infra-estrutura e tecnologia que permite às pessoas compartilhar conhecimento, capturá-lo e criar repositórios de conhecimento.Estes repositórios tornarão fácil o compartilhamento de dados, processos e melhores práticas em toda a organização. O Software de KM bem desenvolvido ajuda a propagação de uma "cultura de conhecimento" e fornece o suporte necessário para implementar o processo de KMS.
Tipos de KMSExistem vários tipos de Sistemas de Gestão do Conhecimento que suportam várias etapas e elementos do ciclo de vida de uma organização. Embora muitas organizações colocaquem todos esses tipos sob um único guarda-chuva de um 'Master' KMS, existem alguns sistemas reconhecidos para funções especializadas no ciclo de vida KM.
  1. Groupware - Estes sistemas incentivam e capacitam os funcionários para colaborar com uma variedade de tarefas, incluindo a comunicação, geração de idéias, comentários de reflexão e crítica das iniciativas de toda a organização.
  2. Sistemas Especialistas - Estes são sistemas de informação que fornecem alto nível de capacidades de resolução de problemas específicos de um domínio.
  3. Apoio à Decisão - Estes sistemas são usados para fornecer aos decisores as informações necessárias para tomar decisões que estejam alinhados com a missão e visão da organização.
  4. Documentos e Gerenciamento de Banco de Dados - Muitas vezes chamados de burros de carga de sistemas de GC, gerenciamento de documentos e gerenciamento de banco de dados permitem às pessoas controlar, compartilhar e recuperar documentos e dados pertinentes, quando necessário.
  5. Simulação - Estes sistemas são especializados para determinadas indústrias para simular os resultados e os efeitos que podem ser muito perigosas ou muito caro para testar diretamente.
Do Conhecimento aos ResultadosPara a maioria das organizações, a construção de um KMS representa milhões de dólares em tempo e esforço. Para que o Sistema de Gestão do Conhecimento seja bem sucedido deve-se proporcionar retornos sustentáveis de médio e longo prazo.
  • Gigante do petróleo BP Amoco salvou quase US $ 700 milhões em três anos de reutilização de ativos de conhecimento e melhores práticas.
  • Oilfield grande Schlumberger Limited salvou quase US $ 500 milhões em um período de seis anos.
  • Gigante de energia ConocoPhillips salvou centenas de milhões de dólares como resultado de gestão do conhecimento.
O fracasso em compartilhar conhecimento não é mais uma despesa que uma organização pode pagar. O International Data Corp relata que as empresas da Fortune 500 perdem mais de 31 Bilhões de dólares por ano como resultado de não compartilhar o conhecimento. Isso por si só deveria colocar Gestão do Conhecimento e da necessidade de Sistemas de Gestão do Conhecimento na vanguarda dos objetivos de uma organização.
*Tushar é um  blogueiro profissional viciado em teconlogia. Fundador e editor-chefe da Xtendedview - um blog de tecnologia. Ele está interessado em eletrônica e computadores, tecnologia da Internet, Search Engine Optimization, marketing Internet. Execução de negócios on-line e blogs.
Post originalmente publicado no XTENDEDVIWE em Fevereiro de 2013
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento