*Por Tushar
Traduzido via GOOGLE Translate
Desde o início de 1990, a transição de um cenário baseado em dados para uma economia baseada no conhecimento transformou a forma como as empresas reunem e usam dados para se conectar com seus stakeholders, clientes e consumidores finais. O surgimento da Gestão do Conhecimento (KM) tem estimulado as economias a reconhecer e explorar o poder do capital intelectual, seja encontrada em uma empresa ou em uma nação. Hoje um Sistema de Gestão do Conhecimento eficaz é a espinha dorsal de uma organização, impulsionando a inovação, melhoria e sustentabilidade.
A construção e sustentação de um sistema de Gestão do Conhecimento (KMS) requer uma compreensão completa do escopo, design, implementação e sustentação de cada elemento desse sistema.
Os blocos de construçãoO KMS requer a integração completa e holística de pessoas, de processos de uma organização e tecnologia. Um aspecto importante da criação de um KMS é entender que a Gestão do Conhecimento se estende para além da criação e implantação de um software ou plataforma. Os blocos de construção de um KMS incluem:
- Pessoas e Cultura - a troca de conhecimento explícito e tácito depende da vontade dos colaboradores de uma organização de compartilhar esse conhecimento. A implantação de uma cultura de compartilhamento de conhecimento é muitas vezes o primeiro e permanente elemento de um bom KMS. A participação ativa e colaboração de todos os grupos na estrutura de uma organização é vital para a criação de comunidades de prática e para estimular práticas de compartilhamento de conhecimento existentes.
- Processo e Ciclo de Vida - Como uma organização identifica as pessoas que vão implantar e usar o KMS, é igualmente importante a criação de processos, claros e inequívocas que definem a seleção, organização, disseminação, transferência e aplicação do conhecimento. Estes processos constituem a espinha dorsal de um bom KMS e permitir o planejamento, resolução de problemas, tomada de decisão, aprendizagem exponencial bem como a implementação estratégica e tática de vários outros sistemas, como o Sistema de Gestão da Qualidade.
- Infra-estrutura Conhecimento e Tecnologia - O terceiro bloco de construção na implantação de um KMS é definir e criar a infra-estrutura e tecnologia que permite às pessoas compartilhar conhecimento, capturá-lo e criar repositórios de conhecimento.Estes repositórios tornarão fácil o compartilhamento de dados, processos e melhores práticas em toda a organização. O Software de KM bem desenvolvido ajuda a propagação de uma "cultura de conhecimento" e fornece o suporte necessário para implementar o processo de KMS.
- Groupware - Estes sistemas incentivam e capacitam os funcionários para colaborar com uma variedade de tarefas, incluindo a comunicação, geração de idéias, comentários de reflexão e crítica das iniciativas de toda a organização.
- Sistemas Especialistas - Estes são sistemas de informação que fornecem alto nível de capacidades de resolução de problemas específicos de um domínio.
- Apoio à Decisão - Estes sistemas são usados para fornecer aos decisores as informações necessárias para tomar decisões que estejam alinhados com a missão e visão da organização.
- Documentos e Gerenciamento de Banco de Dados - Muitas vezes chamados de burros de carga de sistemas de GC, gerenciamento de documentos e gerenciamento de banco de dados permitem às pessoas controlar, compartilhar e recuperar documentos e dados pertinentes, quando necessário.
- Simulação - Estes sistemas são especializados para determinadas indústrias para simular os resultados e os efeitos que podem ser muito perigosas ou muito caro para testar diretamente.
- Gigante do petróleo BP Amoco salvou quase US $ 700 milhões em três anos de reutilização de ativos de conhecimento e melhores práticas.
- Oilfield grande Schlumberger Limited salvou quase US $ 500 milhões em um período de seis anos.
- Gigante de energia ConocoPhillips salvou centenas de milhões de dólares como resultado de gestão do conhecimento.
*Tushar é um blogueiro profissional viciado em teconlogia. Fundador e editor-chefe da Xtendedview - um blog de tecnologia. Ele está interessado em eletrônica e computadores, tecnologia da Internet, Search Engine Optimization, marketing Internet. Execução de negócios on-line e blogs.
Post originalmente publicado no XTENDEDVIWE em Fevereiro de 2013