O Brasil passa novamente por um período importante no que diz respeito às privatizações e concessões. Agora, três grandes aeroportos - Brasília, Guarulhos e Viracopos - passarão da administração pública para a privada. A idéia é que sejam realizadas melhorias para a Copa de 2014, período no qual o fluxo de pessoas pelo transporte aéreo tende a aumentar. Financeiramente, o processo de transição rendeu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mais de R$ 24,5 bilhões.As lições que empresas, assessorias, consultorias, entre outras, podem aprender com a privatização dos aeroportos brasileiros serão apresentadas em 1º de março, no “Airport Construction”. O evento é mais uma edição do “Knowledge Simulation – Uma Nova Fronteira em Metodologias de Aprendizado”, apresentado por Antonio Dirceu de Miranda, da BR Academy, empresa responsável por simulações empresariais dirigidas ao mercado brasileiro, em parceria da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. A palestra acontecerá na FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Avenida Liberdade, 532 - São Paulo/SP).
Desenvolvido pelos EUA, esta é a primeira vez que o simulador de gestão para construção de aeroportos será utilizado no Brasil. O objetivo da ferramenta é fazer com que os participantes vivenciem, em um ambiente totalmente virtual, como são realizadas as grandes licitações para as obras públicas. “O conceito terá foco em aeroportos, porém ele pode ser estendido para quaisquer obras públicas, como construções, praças, obras de saneamento, etc.”, explica Dirceu de Miranda. “Durante a simulação, os participantes farão parte das equipes gestoras que concorrem às licitações e passarão por todas as fases do projeto, seja ele de construção ou reforma”, adiante.
Para Sonia Wada, diretora-presidente da SBGC, “esta forma de aprendizagem com simulações de ambiente são ideais para que empresas e consultorias se adaptem cada vez mais à competitividade existente, levando-se em conta as crises que podem ser gerenciadas e as estratégias que devem ser implantadas”. Para ela “simular a vivência em obras públicas, trata-se de uma oportunidade para aprender a ultrapassar dificuldades e situações que podem se tornar reais em pouco tempo, ainda mais para as quem que pretenda participar de licitações de grandes obras de infra estrutura.
A metade das vagas para este encontro é destinada à FECAP-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, parceira do evento, a outra metade é destinada a mantenedores, associados, parceiros e convidados da SBGC e clientes da BR Academy.
SERVIÇO:
Knowledge Simulation - Uma nova fronteira em metodologias de aprendizado
Simulador: “Airport Construction”
Data: 1º de março (quinta)
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Endereço: Avenida Liberdade, 532 - São Paulo -SP
Página do Evento