Desenvolvimento de conhecimento e soft skills na indústria farmacêutica

A rotatividade de profissionais é uma realidade inevitável nas empresas, devendo elas utilizarem o conhecimento a seu favor para agregar valor aos seus ativos intangíveis. Alinhado a isso, desde o início da carreira os profissionais devem desenvolver soft skills para que possam incorporar o seu conhecimento às estratégias da empresa.
​Um estudo de caso, qualitativo e interpretativo com 72 profissionais de uma empresa farmacêutica no Brasil demonstrou que por meio da socialização entre as diferentes áreas da empresa, os profissionais desenvolveram habilidades empreendedoras. Essas habilidades são consideradas no ambiente corporativo atual, como soft-skills, ou seja, habilidades comportamentais que são adquiridas de experiências acadêmicas e profissionais.

A associação do conhecimento com o desenvolvimento de soft skills proporcionou mais agilidade nos processos de gestão da aprendizagem, incentivando os profissionais a “aprender fazendo”, registrando, compreendendo, analisando e compartilhando todos os dados, informações e conhecimento entre as áreas da empresa.

Atualmente, utilizo essas técnicas de gestão do conhecimento e soft skills na empresa de consultoria que fundei em 2019, Legis Consultoria. Desenvolvo com os colaboradores das empresas farmacêuticas uma plataforma de gestão do conhecimento para que as lições aprendidas nos projetos e atividades sejam utilizadas a fim de que criem um círculo virtuoso de aprendizagem e, continuamente, aprimorem as suas soft skills. Esse processo é realizado por meio de treinamentos e registro de documentos para o conhecimento fique disponível a qualquer pessoa da organização.

Para que você conheça mais sobre as Soft Skills, recomendo a leitura do livro best-seller Monge e o Executivo (James C. Hunter) que conta a história de executivo que decide se isolar em um mosteiro para identificar as suas fortalezas internas.

No meu próximo post, vou contar mais sobre como os profissionais podem utilizar as habilidades humanas (Soft Skills) de forma aliada ao conhecimento, aprimorando-as constantemente.

Por: Talita Ferreira.


Sobre a autora:
Talita Ferreira – Consultora, pesquisadora, professora e uma estudante-profissional apaixonada por compartilhar conhecimento. Também é farmacêutica-bioquímica pela UNIP/SP, com MBA em Inovação em Saúde pelo Instituto Butantan/SP, mestre em empreendedorismo pela FEA/USP e doutoranda em economia das empresas pela Universidade de Salamanca/Espanha e University of Health Sciences and Pharmacy de St. Louis/Estados Unidos. ​