SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Empoderamento e multifuncionalidade: Um caso para a Gestão do Conhecimento

16/8/2018

Comments

 
Essa narrativa faz parte de uma atividade do curso SBGC on line: Gestão do Conhecimento - Conceitos e Práticas
​Messias, o atual CEO da “Queromais Empreendimentos”, sempre sonhou em ser o presidente e usar seu poder para “virar a própria mesa”. Já se passaram quase duas décadas de quando ingressou na empresa como um operário. A despeito de ter sido contratado como serralheiro, Messias agora era o presidente e via que a empreitada de “virar a própria mesa” já estava a pleno vapor. Contudo, nos seus primeiros dias ele jamais imaginaria que a “virada” passaria por construir times multifuncionais e com “empoderamento” individual para que cada um dos “simples” colaboradores passasse a ser corresponsável pelas decisões estratégicas e, em especial, por suas ações e carreiras. E, ainda por cima, que tudo isso precisaria de uma eficiente gestão do conhecimento.
Ao ser contratado, Messias recebeu em seu primeiro dia de trabalho, diretamente de seu chefe, um manual contendo todos os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que ele deveria executar como serralheiro. “Se você quiser ser um bom serralheiro Messias, você terá que executar seu trabalho exatamente como está escrito nesse manual, na dúvida não improvise, pergunte que eu lhe darei as orientações necessárias”, disse seu chefe em tom de boas-vindas. Messias lembrou que aquelas palavras o deixaram em conflito. De um lado, como um novo funcionário numa empresa sobre a qual nada conhecida, saber exatamente o que deveria ser feito e, havendo dúvidas, ter alguém de prontidão para orientá-lo o tranquilizava; por outro lado, aquelas mesmas palavras deixavam-no com uma sensação de que naquela empresa ele seria apenas mais uma máquina; ainda que pensasse e sentisse, ali seria um “MáquinoMessias” a repetir tarefas indefinidamente ditadas pelo seu “POPchefe” até se tornar obsoleto.
 
Os tempos foram passando. Exímio cumpridor de suas tarefas rapidamente foi promovido a supervisor, chefe de setor, Coordenador, Diretor de Operações e as coisas pareciam que continuariam de vento em popa. Contudo, cada vez que participava de uma contratação ou de uma avaliação de desempenho, o conflito do início de sua carreira na Queromais voltava a visita-lo.  Eis que a crise de 2008 o surpreendeu e a todos da empresa, o faturamento despencou e a necessidade de cortar custos caiu sobre sua cabeça de forma avassaladora. Era imperativo reduzir o quadro de pessoal, tanto gerencial quanto técnico, atualizar tecnologicamente as linhas de produção e rever todos os processos de trabalho em busca de maior produtividade.
 
A intensa revisão de processos acompanhada de maciça automatização da produção forçou Messias a convocar os que haviam ficado na empresa a se tornarem multifuncionais e a não depender unicamente dos POPs. O desafio era enorme e a cultura não ajudava. Todos estavam acostumados a seguir procedimentos ditados por manuais ou pelos chefes e ninguém se metia a fazer outra tarefa que não fosse aquela para a qual havia sido contratado. Agora todos estavam sendo convocados a atuar em várias estações de trabalho, e a urgência das mudanças já não deixava mais tempo para buscar chefes que “sabiam de tudo” pois ele não mais existiam. Eis que todos se viram na contingência de consultar um ao outro diante de dúvidas e a buscar orientações onde elas estivessem, seja dentro ou fora da empresa. 
 
Descentralização na tomada de decisões operacionais, projetos de melhoria com times interdisciplinares e células com colabores multifuncionais se tornou o dia-a-dia da empresa. Todos eram estimulados a compartilhar o que iam aprendendo em reuniões rápidas e frequentes, e a cada novo desafio vencido alguém do grupo assumia a tarefa de registrar as “lições aprendidas”. Quando o pessoal de relações com clientes, antes percebidos como de vendas ou marketing, identificavam uma oportunidade de encantar o cliente, rapidamente e sem precisar consultar chefe algum, disparava uma “chamada de inovação” que era respondida por qualquer um que se visse em condições reais de contribuir. Disseminar, reter, proteger, memorizar, experimentar, criar e aplicar conhecimento em produtos, serviços, metodologias e ações da “Queromais Empreendimentos” tornou-se uma forte prática de gestão, prática esta que agora responde pela memória corporativa, pela inteligência coletiva e colaborativa, promovendo inovações e aumentando a capacidade de reestruturação continua de sua natureza, renovando persistentemente sua vantagem competitiva.
 
Enfim, 2008 foi vencido, como também 2013 e outros solavancos. A empresa retomou seu crescimento e consolidou suas comunidades de práticas a partir de seus times multifuncionais, que agora se viam empoderados para decidir sobre o dia-a-dia das operações e de suas carreiras e corresponsáveis pela construção das estratégias que cuidam da realização da visão de futuro da empresa. Messias agora não mais atormentado pelos “conflitos” de seus primeiros dias, já se achava “virando a própria mesa”.

Sobre o autor: Adauto Bezerra Delgado Filho.
Entusiasta da autogestão, Adauto transita na área de gestão pública há mais de 30 anos contrapondo pressupostos “maduros” contra a jovial aprendizagem coletiva. Com passagens pelas áreas de TI, administração hospitalar, administração geral, auditoria interna, relações internacionais e administração acadêmica, Adauto participa de alguns projetos estratégicos da Unicamp como integrante da sua Diretoria Acadêmica. Ativista de metodologias ativas há mais de dez anos, tem invertido a sala de aula em cursos de extensão nas disciplinas de administração geral e gestão da qualidade total. Administrador de Empresas e Mestre em Engenharia Mecãnica, Adauto tem sido positivamente incomodado pela teimosa questão da aprendizagem organizacional a ponto de levá-lo a aceitar convites de trabalhos voluntários junto à gestão de ONGs.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento