SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Empresa de tecnologia Educacional quase perde grande oportunidade por não saber que um de seus colaboradores era fluente em mandarim

28/11/2019

Comments

 
por Thais Benetti

Não é novidade para ninguém que a educação está passando por algumas transformações relacionadas à incursão das tecnologias digitais. A Digital Education, uma empresa norte-americana, abriu suas portas em 2015 e tem como escopo principal criar tecnologias que possam atender às demandas do que conhecemos como educação 4.0 e 5.0. A ideia é promover a integração entre o mundo digital e a tecnologia com a sala de aula principalmente com o objetivo de preparar os jovens para o mercado que irão enfrentar futuramente.
Imagem
Fonte da Imagem: Lunetas
Harry Tompson, diretor executivo da empresa, aposta muito na inteligência artificial e na aprendizagem adaptativa como mecanismos de personalização da aprendizagem. Para ele: “o grande desafio da educação é criar caminhos individualizados de aprendizagem com base no que o aluno já sabe, nos seus gaps, dificuldades e interesses”. A filosofia da empresa parte do princípio de que alunos de uma mesma sala têm níveis e perfis muito distintos de aprendizagem e seria muito difícil um professor, sozinho, fazer esse diagnóstico e construir planos individuais de aprendizagem. Então, qual seria a solução?
Harry, junto com toda equipe - cerca de 300 funcionários no total- começaram a pensar na construção de uma plataforma que pudesse integrar sistemas de big data e inteligência artificial com a experiência do usuário em uma plataforma educacional. Assim, de acordo com os conteúdos acessados (mais complexos, menos complexos, de leitura, vídeo ou podcasts), com o tipo de dúvida que o usuário esclarecesse com a inteligência artificial, com os erros e acertos das respostas dadas às atividades, o sistema geraria um mapa de possibilidades de aprendizagem para cada um dos alunos. Esse sistema sugeriria percursos específicos de aprendizagem por meio dos quais os estudantes continuassem motivados e conseguissem sanar seus gaps.

Após alguns meses trabalhando na criação dessa ferramenta, Harry recebeu um telefonema da China. Um grande entusiasta das tecnologias digitais da educação que ouvira falar da empresa- chamado Shito- estava muito perto de criar algo bem parecido e gostaria de um parceiro - já que ele era autônomo e não gostava muito da parte de marketing e inteligência de mercado. No entanto, Shito tinha uma compreensão muito rasa de inglês e supôs que alguém da Digital Education fosse fluente em mandarim principalmente por saber que teriam de conversar em uma linguagem bastante técnica.
Após alguns minutos de conversa pelo telefone, Harry sentiu-se extremamente frustrado por não conseguir conversar muito bem com Shito devido a incompatibilidade oral.
Ficou desesperado por pensar que poderia perder a oportunidade. Imediatamente, começou contatar pessoas que poderiam indicar alguém ou que seriam fluentes em mandarim.

Após mais de 20 telefonemas, Harry sentou em sua mesa aceitando o fato de que a parceria não daria certo. De repente, foi surpreendido por um dos funcionários da área operacional. Ele veio dizer que, quando criança, morou 10 anos na China e que era fluente em mandarim, se colocando à disposição para ajudar na mediação com Shito.
Harry sentiu um misto de alívio e culpa. “Como eu não sabia que um dos meus funcionários era fluente em mandarim?”. Imediatamente pensou que não conhecia as potencialidades dos seus colaboradores e no quanto elas poderiam ser úteis para gestão e inovação de sua empresa.

Após marcar um encontro com Shito, Harry solicitou uma reunião de emergência com todos que faziam parte da empresa. Disse que o motivo da reunião era criação de um novo sistema para que todos pudessem partilhar seus conhecimentos tácitos.
A criação e implementação do sistema faria parte de um novo projeto denominado: “Conhecimento, partilha e inovação”. Ele seria constituído por duas partes: a primeira relacionada aos conhecimentos dos colaboradores que não tinham relação específica com a sua atuação na empresa. Quais os potenciais de cada um? Como esses potenciais podem ajudar em situações imprevistas como a descrita? Como esses potenciais, trabalhados colaborativamente, podem ajudar na inovação?

Assim, criou-se uma rotina na empresa denominada “Dia da Partilha”. Cada um dos colaboradores deveria falar sobre seus potenciais no dia 
especificado. Após a fala, os colaboradores registrariam os dados em um sistema onde seria possível fazer pesquisa e/ou atualização.

A segunda parte do projeto esteve relacionada com a partilha de conhecimentos tácitos que estivessem estritamente ligados a função do colaborador na empresa. A ideia foi que, em um primeiro momento, isso ocorresse entre colaboradores de um mesmo time. A proposta era a seguinte: “Imagine que você precise se afastar e um dos seus colegas deverá exercer a sua função por 3 meses. Como você explicaria os principais processos para que ele pudesse executá-la sem que houvesse perda de produtividade? O “colaborador substituto” deveria registrar toda orientação sobre as etapas de cada processo e tentar executá-lo, sozinho, em um segundo momento para certificar-se de que o registro foi adequado e de que as descrições foram suficientes para que a tarefa pudesse ser realizada.

Para estimular ainda mais essa troca, Harry sugeriu que, semanalmente, os colaboradores escrevessem uma narrativa – que seria disponibilizada a todos da empresa- cujo escopo fosse “ Eu aprendi com o meu colega.... “.
Essas duas ações deram início a um grande projeto de Gestão do Conhecimento que passou a ser feito em toda empresa. Harry precisou passar por uma situação de “apuro” para perceber o quão importante seria essa iniciativa.


*Esta narrativa faz parte das atividades de aprendizagem do Programa SBGC Online: Gestão Conhecimento - Conceitos e Práticas. ​


Sobre a Autora:
Thais Benetti é licenciada em Ciências Biológicas pela Unesp- Bauru. Mestre, possui Doutorado e Pós-Doutorado em Educação para Ciência pela Unesp - Bauru. Desenvolveu pesquisas nas áreas de formação de professores, ensino-aprendizagem, metodologias ativas e epistemologia da Ciência. Tem experiência como professora de Educação Básica, com formação Inicial e Continuada de professores, com produção de material didático para editora do Brasil e Somos e para universidades particulares. Atualmente, é Designer Educacional da Scaffold Education, sendo responsável pela área de Gestão do Conhecimento na empresa.


Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento