O evento contou com a participação da Professora Sônia Goulart, que apresentou a palestra A Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas e levantou diversos questionamentos instigantes, sintetizados nas seguintes questões: como fazer o repasse do conhecimento de quem sai para quem chega? Como essas diferentes gerações manejam os processos que envolvem o conhecimento? Que conhecimento deve ser retido, organizado, distribuído? Como fazer essa retenção?
Também integrou a programação a apresentação de cases sobre boas práticas de Gestão do Conhecimento na Anac e na Embrapa. O primeiro case foi apresentado por Nelson Nagamine e Cleide de Andrade Gomes, gerentes na Superintendência de Aeronavegabilidade – SAR da Anac, e o segundo por Job Lúcio Gomes Vieira, da Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa.
Na segunda parte do evento, realizou-se a reunião do Comitê Consultivo do VII Congep, com o objetivo de contribuir para a definição final da programação do evento e análise dos cases recebidos.
O Comitê Consultivo é composto por representantes das seguintes instituições: Ibict; Serpro; STF; TSE; UCB; UNB; Enap; Câmara dos Deputados; AGU; Ministério da Saúde; Correios; CJF; Caixa; Rede Nacional de Pesquisa – MCT; Ministério do Planejamento; Secretaria Geral Presidência da República; CNJ; OPAS; TCU; Esaf; Anac; Polícia Federal; STM.
O VII Congep – Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública – será realizado no período de 17 a 19 de junho. No dia 19/6, a temática será voltada para a Gestão do Conhecimento nas instituições que integram o Sistema de Justiça. Mais informações sobre o VII Congep poderão ser obtidas no site: http://www.sbgc.org.br/sbgc/congep
Nessa edição do evento, será priorizado o tema central – A Gestão do Conhecimento para a efetividade da Administração Pública com participação social – e subtemas: 1. Interação entre Gestão do Conhecimento e Participação Social/Participação Cidadã. 2. Cocriação na administração pública, considerando o papel do cidadão. 3. A contribuição da Gestão do Conhecimento para o controle social, a transparência e o combate à corrupção na Administração Pública. 4. A contribuição da Gestão do Conhecimento para a melhoria da qualidade dos serviços públicos ofertados aos cidadãos.