A empresa Nonaka, é um exemplo de empresa que tem um ambiente favorável para a prática da gestão do conhecimento de forma eficiente e ativa. Para isso, tem uma equipe especifica para esse trabalho, desenvolvendo práticas que contribuam para a captura do conhecimento, envolvendo a maioria dos projetos executados na empresa.
Estávamos no final de 2020, mas, especificamente, na última semana do projeto de implantação de um sistema na área da contabilidade, e José sabia que precisava, após reunião semanal, atualizar o documento de lições aprendidas. Sabia que aquela rotina de preencher o documento contribuiria para melhorar na execução de outros projetos da empresa, principalmente, se tiverem o mesmo cunho e objeto de implantação.
A alimentação do documento lições aprendidas acontecia em conjunto com outras práticas na empresa Nonaka, que constituem o uso de comunidades práticas e, também, de programas de ideias.
As lições aprendidas, as comunidades práticas e os programas de ideias surgiram dentro do processo de gestão do conhecimento, como prática para criar, capturar, organizar, armazenar, disseminar e aplicar o conhecimento, no caso, procurando usar essas ferramentas para ajudar no aperfeiçoamentos dos projetos, e no caso, mencionado ajudar na implantação de um sistema de contabilidade, sempre de forma eficiente e efetivo em novas empresas e clientes.
Assim, continuamente, os colaboradores da Nonaka eram incentivados a usar essas ferramentas, para a melhor execução das suas atividades e compartilhamento de informações.
*Esta narrativa faz parte das atividades de aprendizagem do Programa SBGC Online: Gestão Conhecimento - Conceitos e Práticas.
Sobre a autora:
Patrícia Galvão Rodrigues é definitivamente uma entusiasta por gestão do conhecimento. Patricia tem experiência em empresas privadas passando pelas áreas e projetos de comunicação, documentação, qualidade, planejamento, projetos e inteligência de mercado. Experiência como professora – conteudista de disciplinas de educação a distância como de gestão de projetos e planejamento publicitária. Comunicadora Social, com foco em Publicidade e Propaganda, especialista em gestão da informação e gestão de projetos, mestre em administração, com foco em aprendizagem organizacional e certificada PMP.