Estávamos olhando alguns arquivos e verificamos este caso desenvolvido por nossa assessoria de imprensa junto a área de GC da Schincariol, o case é antigo, porém conseguimos enxergar as práticas de sucesso que levaram a empresa, aplicando um baixo investimento, economizar valores expressivos e um alto retorno. Confiram nos depoimentos a honrosa menção a nossa comidade e ao KM Brasil. Acompanhem:
Superando desafio de comunicação
Considerada atualmente a maior indústria brasileira de bebidas, com capital 100% nacional, a Schincariol produz, distribui e comercializa um amplo portfólio de 170 diferentes tipos de líquidos, entre cervejas, sucos, águas, refrigerantes e bebida de baixa carbonatação. Com 72 anos de história e tradição empreendedora, a organização figura entre as 15 maiores cervejarias do mundo. Com 13 unidades espalhadas por 11 estados do País, a empresa possui um dos maiores parques de produção de bebidas da América do Sul com capacidade de produção de cerca de 5 bilhões de litros por ano. A organização emprega 9.300 colaboradores diretos e gera 65 mil postos de trabalho de forma indireta.
Desde 2003, o Conselho de Administração da empresa, percebeu que precisaria implantar programas de treinamento voltados para o desenvolvimento de competências, com foco nos valores e na estratégia da companhia para uma maior atuação em toda cadeia de valor. Para isto, passou a contar com a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
“Naquela época, avaliamos que, para atingir os objetivos, teríamos que promover um programa de capacitação técnica, da produção à entrega de nossos produtos, passando pelas fábricas, depósitos e distribuidores”, justifica o diretor do DHO da Schincariol, Américo Garbuio.
Ele lembra que havia um descompasso entre a comunicação interna operacional e as atitudes das equipes na empresa. “A informação não chegava completa nos devidos canais. Nosso desafio era desenvolver, além da competência técnica, capacitações voltadas para as atitudes comportamentais de nossas lideranças”, explica.
A solução: desenvolver competências por meio da Gestão do Conhecimento
Para o profissional, a identidade da Schincariol é sustentada pelas atitudes diárias de cada um - dos diretores aos operacionais. “Todos somos responsáveis por conduzir os negócios da empresa com ética e integridade. Nossa missão é despertar em cada colaborador, que suas ações não refletem somente no âmbito individual, mas na imagem corporativa do Grupo”, informa Garbuio.
Ao longo dos anos, a Schincariol vem desenvolvendo seus colaboradores em suas competências organizacionais e funcionais, bem como o desenvolvimento de seus líderes, contribuindo para aumento da performance e prática dos valores por meio de módulos de capacitação, treinamentos e-learning, estímulo a leituras, fóruns, filmes e trocas de experiências, o que vem contribuir para a evolução do programa de Gestão do Conhecimento”, informa o diretor,
Para chegar a esse estágio, Garbuio conta que foi preciso buscar competências externas, entre elas, da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), da qual a Schincariol tornou-se associada. “Participamos dos congressos – KM Brasil, promovidos em 2009 e 2010 - o que possibilitou-nos encontrar outras empresas com práticas parecidas às nossas e, desde então, pudemos manter relacionamentos importantes para troca de experiências valiosas.”
Os benefícios: satisfação, integração e melhoria contínua
O modelo adotado pelo grupo Schincariol valoriza a diversidade no trabalho em equipe, o respeito às individualidades, por meio de relações transparentes e condutas éticas, num clima de confiança e pela prática de comunicação aberta em toda a organização. “Hoje temos a satisfação de salientar que o operador atua de forma mais autônoma propondo melhorias às máquinas da produção”, exemplifica.
Américo acredita que, a gestão do conhecimento agregou valor à Schincariol. “Com incentivo ao empreendedorismo, à inovação, à diversidade de ideias e opiniões, estamos construindo novos caminhos para a empresa e proporcionando oportunidades profissionais, para a integração social e familiar, para o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Nossos esforços e nossa energia criativa estão concentrados no aprendizado e na utilização de novas tecnologias, ferramentas e metodologias. Isto proporciona o aprimoramento contínuo de nossos produtos e serviços e nos conduz a um círculo virtuoso de excelência empresarial”, finaliza.
Setor
Indústria
Gestão do Conhecimento
· Implantação do processo de desenvolvimento do negócio;
· Capacitação comportamental das lideranças;
· Pesquisa de clima;
· Capacitação das atitudes;
· Guia de processos on-line;
· Portal da Academia Schin para educação corporativa;
· Fortalecimento do Programa de GC;
· Fórum de discussão para troca de conhecimento;
· Processo contínuo das redes de relacionamento;
· Banco de melhorias;
· Formação de multiplicadores.
Benefícios
· Retorno de investimento com melhor relação custo-benefício;
· Aumento de vendas;
· Agilidade das operações;
· Lideranças atuantes com foco no negócio;
· Desenvolvimento de equipes altamente capacitadas e eficientes;
· Forte integração entre os setores;
· Melhoria contínua;
· Rápida elevação do faturamento da empresa;
· Satisfação dos colaboradores e prestadores de serviços;
· Rapidez operacional e especialização.Depoimentos
“Graças à gestão do conhecimento hoje temos equipes mais integradas e eficientes.”
“O KM Brasil possibilitou-nos encontrar outras empresas com práticas parecidas com as nossas e pudemos manter relacionamentos importantes para troca de experiências valiosas.”
Américo Garbuio
Diretor do DHO - Desenvolvimento Humano e Organizacional da Schincario
Publicado pela primeira no blog da SBGC Educação em 5 de maio de 2011, Link.