SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

GESTÃO DO CONHECIMENTO AGREGA VALOR AOS PRODUTOS, SERVIÇOS E COLABORADORES DA SCHINCARIOL

10/4/2012

Comments

 
Olá Amigos e Amigas da SBGC, 
​
Estávamos olhando alguns arquivos e verificamos este caso desenvolvido por nossa assessoria de imprensa junto a área de GC da Schincariol, o case é antigo, porém conseguimos enxergar as práticas de sucesso que levaram a empresa, aplicando um baixo investimento, economizar valores expressivos e um alto retorno.  Confiram nos depoimentos a honrosa menção a nossa comidade e ao KM Brasil.  Acompanhem: 
Superando desafio de comunicação
Considerada atualmente a maior indústria brasileira de bebidas, com capital 100% nacional, a Schincariol produz, distribui e comercializa um amplo portfólio de 170 diferentes tipos de líquidos, entre cervejas, sucos, águas, refrigerantes e bebida de baixa carbonatação. Com 72 anos de história e tradição empreendedora, a organização figura entre as 15 maiores cervejarias do mundo. Com 13 unidades  espalhadas por 11 estados do País, a empresa possui um dos maiores parques de produção de bebidas da América do Sul com capacidade de produção de cerca de 5 bilhões de litros por ano.   A organização emprega 9.300 colaboradores diretos e gera 65 mil postos de trabalho de forma indireta.
Desde 2003, o Conselho de Administração da empresa, percebeu que precisaria implantar programas de treinamento voltados para o desenvolvimento de competências, com foco nos valores e na estratégia da companhia para uma maior atuação em toda cadeia de valor.  Para isto, passou a contar com a área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
“Naquela época, avaliamos que, para atingir os objetivos, teríamos que promover um programa de capacitação técnica, da produção à entrega de nossos produtos, passando pelas fábricas, depósitos e distribuidores”, justifica o diretor do DHO da Schincariol, Américo Garbuio.
Ele lembra que havia um descompasso entre a comunicação interna operacional e as atitudes das equipes na empresa. “A informação não chegava completa nos devidos canais. Nosso desafio era desenvolver, além da competência técnica, capacitações voltadas para as atitudes comportamentais de nossas lideranças”, explica.
A solução: desenvolver competências por meio da Gestão do Conhecimento
Para o profissional, a identidade da Schincariol é sustentada pelas atitudes diárias de cada um - dos diretores aos operacionais. “Todos somos responsáveis por conduzir os negócios da empresa com ética e integridade. Nossa missão é despertar em cada colaborador, que suas ações não refletem somente no âmbito individual, mas na imagem corporativa do Grupo”, informa Garbuio.
Ao longo dos anos, a Schincariol vem desenvolvendo seus colaboradores em suas competências organizacionais e funcionais, bem como o desenvolvimento de seus líderes, contribuindo para aumento da performance e prática dos valores por meio de módulos de capacitação, treinamentos e-learning, estímulo a leituras,  fóruns, filmes e trocas de experiências, o que vem contribuir para a evolução do programa de Gestão do Conhecimento”, informa o diretor,
Para chegar a esse estágio, Garbuio conta que foi preciso buscar competências externas, entre elas, da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), da qual a Schincariol tornou-se associada. “Participamos dos congressos – KM Brasil, promovidos em 2009 e 2010 - o que possibilitou-nos encontrar outras empresas com práticas parecidas às nossas e, desde então, pudemos manter relacionamentos importantes para troca de experiências valiosas.” 
Os benefícios: satisfação, integração e melhoria contínua
 O modelo adotado pelo grupo Schincariol valoriza a diversidade no trabalho em equipe, o respeito às individualidades, por meio de relações transparentes e condutas éticas, num clima de confiança e pela prática de comunicação aberta em toda a organização. “Hoje temos a satisfação de salientar que o operador atua de forma mais autônoma propondo melhorias às máquinas da produção”, exemplifica. 
Américo acredita que, a gestão do conhecimento agregou valor à Schincariol. “Com incentivo ao empreendedorismo, à inovação, à diversidade de ideias e opiniões, estamos construindo novos caminhos para a empresa e proporcionando oportunidades profissionais, para a integração social e familiar, para o equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Nossos esforços e nossa energia criativa estão concentrados no aprendizado e na utilização de novas tecnologias, ferramentas e metodologias. Isto proporciona o aprimoramento contínuo de nossos produtos e serviços e nos conduz a um círculo virtuoso de excelência empresarial”, finaliza.
Setor
Indústria
Gestão do Conhecimento
· Implantação do processo de desenvolvimento do negócio;
· Capacitação comportamental das lideranças;
· Pesquisa de clima;
· Capacitação das atitudes;
· Guia de processos on-line;
· Portal da Academia Schin para educação corporativa;
· Fortalecimento do Programa de GC;
· Fórum de discussão para troca de conhecimento;
· Processo contínuo das redes de relacionamento;
· Banco de melhorias;
· Formação de multiplicadores.

Benefícios

· Retorno de investimento com melhor relação custo-benefício;
· Aumento de vendas;
· Agilidade das operações;
· Lideranças atuantes com foco no negócio;
· Desenvolvimento de equipes altamente capacitadas e eficientes;
· Forte integração entre os setores;
· Melhoria contínua;
· Rápida elevação do faturamento da empresa;
· Satisfação dos colaboradores e prestadores de serviços;
· Rapidez operacional e especialização.Depoimentos
“Graças à gestão do conhecimento hoje temos equipes mais integradas e eficientes.” 
“O KM Brasil possibilitou-nos encontrar outras empresas com práticas parecidas com as nossas e pudemos manter relacionamentos importantes para troca de experiências valiosas.”
Américo Garbuio
Diretor do DHO - Desenvolvimento Humano e Organizacional da Schincario

Publicado pela primeira no blog da SBGC Educação em 5 de maio de 2011, Link.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento