A Gestão do Conhecimento capacita profissionais, afinal a partilha de conhecimento pode capacitar equipes através de palestras, treinamentos, mentorias, por exemplo, realizadas pelos próprios funcionários, de forma assertiva e objetiva.
A Gestão do Conhecimento desenvolve pessoas, porque ao partilhar conhecimento o profissional desenvolve mais do que conhecimento técnico, mas competências importantes como colaboração, trabalho em equipe, visão sistêmica e comunicação, por exemplo.
A Gestão do Conhecimento dá perenidade à empresa, uma vez que o conhecimento não fica apenas na cabeça de poucos, ele se multiplica e prolifera. Ele se torna um ativo intangível e um legado ao mesmo tempo, passado a novos profissionais, abandonando assim a prática do "procedimento de gaveta".
A Gestão do Conhecimento não tem o seu uso restrito à áreas de desenvolvimento de produtos ou de engenharia! Ela pode estar em todas as áreas de uma empresa, afinal de contas a base para ela existir são as pessoas e a necessidade de se construir Conhecimento.
Há de, no entanto se observar uma ressalva: todo conhecimento surge de uma informação, no entanto nem toda informação gera conhecimento. Por isso existe uma Gestão do conhecimento, para garantir que as informações que estão sendo usadas realmente possuem relevância e aplicabilidade! Neste ponto, uma Comunicação Interna bem estruturada faz toda a diferença.
A Comunicação Interna pode contribuir muito com a Gestão do Conhecimento, direcionando o mindset de gestores e colaboradores ao encontro das estratégias e valores da empresa. A Comunicação Interna pode criar um senso se propriedade (ou de dono, como alguns preferem dizer) que estimula a existência da Gestão do Conhecimento, fazendo que os empregados busquem a evolução dos processos, produtos e serviços da empresa, além de seu próprio desenvolvimento profissional, é claro.
O que a sua empresa tem feito com todo o conhecimento que existe dentro dela, em cada profissional? Está fazendo um bom uso dela, como nos casos acima, e crescendo, ou ainda está desperdiçando seus ativos intangíveis e apenas olhando para a concorrência evoluir?
Autor
Marcelo Oliveira
Formado em Jornalismo e especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação. Consultor em Gestão de equipes e Inovação, e Fundador da Inovadoramente Consultoria, Colunista e colaborador do Ideia de Marketing e da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), e Instrutor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, desenvolveu um modelo de gestão de equipes baseado em um Endomarketing Colaborativo, além de ser Focal Point de inovação, coordenando atividades de captação de ideias e ministrando treinamentos de inovação, colaboração e ferramentas de captação de ideias, para fomentar a cultura de Inovação.