O dia 18 de setembro foi destinado a apresentação de posteres e aos painéis, divididos em 4 trilhas: Empresa, Mercado PME, Governo e 3º setor e Acadêmica. Ao todo o congresso contou com 40 palestrantes que discutiram sobre os temas conhecimento, inovação, competências, competitividade, desenvolvimento, dentre outros.
Na trilha empresa, os principais pontos levantados foram:
- Conhecimento como fator de geração de valor (resultado): deve-se haver um planejamento e uma boa comunicação.
- Pessoas – como fator central (indivíduo, coletivos, lideranças, cultura)
- Ferramentas de GC podem ser aceleradores em tomada de decisão na GC (storytelling e boas práticas)
- Desafios:
- identificar o conhecimento que é crítico
- promover compartilhamento (cultura)
- Institucionalizar processos de conhecimento
1. Formação de redes: como ampliar o processo de inserção de GC com cultura? Casos de união empresarial em redes de colaboração e compartilhamento de conhecimento (não crítico). Fomento MCTI
2. Modelos e Formação: A prática é relevante, mas a fundamentação científica pode solidificar e disseminar a GC no País. Ex. Mestrados profissionais
- Multi e interdisciplinaridade: Neurociências, Psicologia Cognitiva, Redes de colaboração, Engenharias, Economia, Administração, Aprendizagem, Conhecimento e Memória Organizacional são parte de um mesmo sistema.
4. Inovação: resultados da GC mensuráveis à organização.
A trilha mercado e PMEs trabalharam:
1. Comportamento e cultura: O fator central está nas pessoas, para além das tecnologias (embora ainda relevantes)
2. Difusão do conhecimento: como levar o conhecimento a todos na organização?
3. Compartilhamento de conhecimento. Trabalhar as crenças nas pessoas para sensibilizar ao compartilhamento do conhecimento tácito (motivação pessoal).
É preciso definir que é possível compartilhar e o que não se pode compartilhar.
- Fragmentar para implantar GC. Como encontrar espaços para começar a GC, sem esperar pelo projeto global da organização
- Gestão do Conhecimento está presente como práticas e instrumentos, mesmo quando não explicitamente.
- Gestão do Conhecimento na relação governo-cidadão. A possibilidade de melhorias nas relações governo e sociedade.
- Casos importantes como o governo de Atibaia foram citados como exemplos.
- Alinhamento Estratégico
- Tecnologia e processos
- Cultura
- Confiança
- Virtudes e Ser (ética, diálogo
- Resiliência
- Integração entre gerações
(X, Y e Z) - Indivíduo x coletivo
- Cooperação A-G-E (parcerias)
- Interdisciplinaridade
- Modelos teóricos (Fundamentação)
- O Propósito da GC (ex. Inovação)
- A importância da mensurabilidade
- Os benefícios trazidos para as finanças e ambiente de trabalho
- Os ganhos com Memória e Sustentabilidade
- Consciência coletiva/global
- Inteligência coletiva própria e rede
- Criação de propósito coletivo.
No terceiro dia tivemos apresentações orais de Trabalhos Científicos e Relatos Técnicos e, ao final o palestrante Fábio Gandour proferiu a palestra "Cognição, Conhecimento & o Futuro do Saber".
Ao todo, a edição deste ano, em apenas três dias teve 89 horas de conhecimento, com 452 participantes, destes 40 palestrantes, 54 Pôsteres, 16 Apresentações Orais de Trabalhos Científicos e 8 Apresentações Orais de Relatos Técnicos.
Os conteúdos já estão disponíveis nos Anais do Congresso, para livre acesso.