SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

#kmbrasil - Entrevista com Beto do Valle

7/5/2012

Comments

 
*Por Tatiana Takimoto
​

As redes sociais criam melhores condições para o trabalho e para o resultado da própria organização, porém ainda são pouco aproveitadas, afirma o sócio diretor da Terraforum.
Para o KM Brasil 2011, 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, foi convidado Roberto do Valle,sócio diretor da Terraforum, para falar sobre redes sociais e gestão do conhecimento.
Roberto do Valle afirma que empresas interessadas em gestão do conhecimento (GC) e inovação devem prestar atenção na forma como o mercado está evoluindo e nos seus hábitos de consumo. As empresas que desejam ser competitivas e agregar valor para o consumidor e para sociedade precisam fazer melhor uso do conhecimento. A GC é o caminho e a ferramenta para isto e refletirá na geração de melhor desempenho e geração de inovação.
Segundo Roberto do Valle, a Terraforum vive a GC na empresa e junto aos clientes. A dinâmica de trabalho das equipes é totalmente colaborativa e, portanto, o compartilhamento de conhecimento e a proposição de inovação são muito intensos. Como exemplo, Roberto do Valle cita o ambiente de trabalho de sua empresa, onde ninguém tem sala definida. As salas são compartilhadas permitindo uma interação maior das equipes sem uma hierarquia formal. A cada projeto definem-se novos papéis, facilitando novos aprendizados e dando a todos os funcionários oportunidades de colaborar e inovar. Esta dinâmica permite geração de conteúdos, artigos, novas metodologias, ou seja, na Terraforum o conhecimento faz parte do trabalho e todos fazem o conhecimento acontecer e evoluir.
Sobre as redes sociais, Roberto do Valle afirma que sempre existiram do ponto de vista de redes de pessoas que interagem. As ferramentas são a novidade no cenário de hoje.  As plataformas trazidas pela internet permitem que essas redes se ampliem e que as pessoas troquem conhecimento com mais velocidade e em maior quantidade. Antes as redes exigiam a presença física e por isso as trocas de conhecimento eram mais lentas. Com as ferramentas da internet e com a Web 2.0, as redes sociais contam com plataformas que facilitam a conexão com pessoas do mundo inteiro, compartilhando interesses, desafios e atividades. Essa dinâmica das redes sociais traz a colaboração para o dia a dia da empresa e esta colaboração traz uma série de transformações para economia e para o mercado. Segundo Valle, as redes sociais hoje são um contexto muito importante para o fluxo de conhecimento e inovação das organizações.

Valle diz ainda que, nas empresas, as pessoas precisam trocar informações, discutir projetos, buscar soluções para problemas e interagir. Quando as organizações adotam ferramentas que facilitam esta interação via redes, criam melhores condições para as equipes solucionarem problemas e gerarem valor. Aos poucos as empresas estão se abrindo para as ferramentas das redes sociais. Segundo o sócio-diretor da Terraforum, até pouco tempo atrás, esta troca de conhecimento não era bem vista. O bom profissional era aquele que fazia sua atividade concentrado no seu trabalho. A realidade de mercado de hoje exige que as pessoas troquem muito mais informação e conhecimento em tempo real. As redes sociais criam melhores condições para o trabalho e para o resultado da própria organização, porém ainda são pouco aproveitadas. Em várias empresas existem muitas práticas, iniciativas e aprendizados que já existem, entretanto pelo fato de uma área não conversar com outra e pela falta de interatividade, esses conhecimentos são pouco compartilhados. À medida que o compartilhamento cresce na empresa, o fluxo de conhecimento aumenta e potencializa tanto o desenvolvimento da pessoa como da organização.
Quando questionado sobre as melhores práticas de GC nas organizações, Roberto do Valle afirma que a melhor prática que uma empresa pode adotar é facilitar as trocas informais, criando oportunidades para as pessoas interagirem. A empresa deve fornecer condições para as pessoas colaborarem, seja por meio de ferramentas virtuais, ou por meio de espaços físicos, dentro ou fora da empresa. Redesenhar o espaço da empresa para facilitar o encontro das pessoas pode trazer grandes resultados. Boas idéias podem surgir durante um cafezinho, pois pessoas de diferentes setores podem interagir e assim terem insights sobre soluções de problemas.
Sobre as aprendizagens informais e formais, Roberto do Valle acredita que são complementares. Uma não dispensa a outra. A educação mais estruturada cria caminhos para que a pessoa aprenda. Entretanto aprendemos também nos desafios do trabalho e por isso a aprendizagem informal desempenha um papel complementar e talvez mais relevante que a aprendizagem formal.
Valle aponta que a gestão do conhecimento não é um fim e sim um meio. A GC facilita e intensifica a geração de valor pelas equipes, pela organização e pela sociedade como um todo. Deve ser tratada como uma forma de fazer melhor o que já se faz ou de inovar. Neste sentido, é importante identificar que valor a organização ou a equipe está buscando gerar e usar a gestão do conhecimento para trazer os conhecimentos necessários para aprimorar esta geração de valor. O contexto organizacional conta com um fluxo do conhecimento já existente em qualquer organização, pois qualquer atividade humana envolve conhecimento. A GC estrutura melhor, facilita e cria melhores condições para que este fluxo aconteça. O conhecimento deve estar disponível no momento certo para as pessoas certas. A inserção da GC na organização facilita a captura do conhecimento que está no mercado, traz o conhecimento mais relevante para empresa e o faz circular entre as pessoas e evoluir na forma de serviços, produtos, ou seja, na forma de valor.
Para Roberto do Valle, a SBGC é uma referência, pois vem desempenhando um papel importante no mercado brasileiro e contribui fortemente no entendimento das empresas sobre a GC.

*Tatiana Takimoto é membro associada da SBGC, Mestranda em Mídias do Conhecimento na Eduação pelo EGC/UFSC, atuamente é professora substituta na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e coordenadora técnica de gestão do programa Jovem SBGC. Fale com Tatiana (tatiana.takimoto@sbgc.org.br).
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento