Laboratório de Inovação e Empreendedorismo

Aproveitando que o maior evento sobre empreendedorismo do mundo que aconteceu entre 14 a 20 de novembro de 2011, a Semana Global.

Aproveitando que o maior evento sobre empreendedorismo do mundo que aconteceu entre 14 a 20 de novembro de 2011, a Semana Global, nada melhor que uma palestra sobre inovação e empreendedorismo para motivar empresários, empreendedores e pessoas que buscam por boas e novas ideias para seus negócios.
 
Pegando carona nessa oportunidade, foi realizada durante a noite do dia 16 de novembro, uma palestra gratuita organizada pela Goena Comunicação com o apoio da SBGC (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento) na Associação Comercial de São Paulo, Distrital Pinheiros.

Entre os convidados estavam José Cláudio Terra para falar de inovação e Antonio Dirceu de Miranda para falar sobre empreendedorismo. Eles dividiram seus conhecimentos com todos os presentes e ainda e posteriormente para comandar o bate-papo a Paola Tucunduva foi convidada a intermediar as perguntas e as dúvidas dos empresários e empreendedores presentes em relação à inovação e empreendedorismo em seus negócios.

O primeiro palestrante da noite foi o presidente da TerraForum, engenheiro, professor de pós/MBA, especialista em gestão de inovação, gestão do conhecimento, portais corporativos e redes sociais, José Claudio Terra que apresentou um vídeo que mostrou quais são os 20 principais conceitos para a inovação e explicou quais os principios básicos para isso acontecer.

Segundo ele, “inovar é a coisa mais difícil do ser humano fazer, pois quebrar paradigmas para conseguir modificar as coisas e saber que nem sempre você precisa ser eficiente é muito complicado. Para inovar é preciso tempo e muito conhecimento”. Para saber na integra quais são esses 20 conceitos e no que eles podem te ajudar, veja aqui: 

Dirceu de Miranda engenheiro, especialista em gestão e em finanças e membro fundador da Sociedade Brasileira de Finanças fez uma apresentação falando sobre empreendedorismo no Brasil, com dados e gráficos com índices mostraram bem a situação atual brasileira nesse setor. Ele explicou ainda, qual o perfil do empreendedor, qual a diferença entre plano de carreira e plano de negócios, e disse que “Em 2010, grande parte dos brasileiros em 25 e 34 anos estavam envolvidos de alguma forma com algum empreendimento e que o ideal é expor suas boas ideias a pessoas que você admira”. 

Ao final das apresentações, a apresentadora Paola Tucunduva intermediou o bate-papo entre os participantes e os convidados, respondendo às perguntas e tirando as principais dúvidas sobre esses assuntos com todos os presentes. A noite foi especial, onde todos os presentes puderam compartilhar conhecimentos, trocar experiências e ver que é possível mudar o cenário empresarial por meio de boas ideias e um pouco de espírito empreendedor.