O prêmio MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise – foi criado pela Teleos, empresa britânica de pesquisa independente em áreas de gerenciamento de conhecimento e capital intelectual, em 1998 (TKN, 2015). Ele busca reconhecer organizações que gerem valor ao acionista, transformem o conhecimento tácito em explícito e utilizem o capital intelectual para desenvolvimento de produtos, serviços e melhores soluções. O prêmio utiliza-se de uma metodologia que avalia com notas de 1 a 10 a maturidade da organização a partir de oito critérios, compostos por subcritérios. Os oito critérios são apresentados abaixo:
Os auditores credenciados pelo prêmio atribuem notas a partir da classificação apresentada no Quadro abaixo:
O critério dois - Liderança – de a capacidade da organização em orientar suas lideranças a fim de que elas forneçam suporte para a estratégia de GC. Procura-se descrever o novo líder como um mentor, desenvolvedor, facilitador adequado ao desenho de um novo modelo de organização e que influencie positivamente as iniciativas de GC (TKN Brasil, 2011).
O critério três - Inovação - é descrito como a capacidade da organização em mensurar o valor agregado pela inovação e criação do conhecimento organizacional. O processo de gestão da inovação, por ser dinâmico, requer acompanhamento, avaliação, atualização e redirecionamento constantes, aprendendo com o sucesso e com o fracasso, sendo necessário estabelecer e monitorar um sistema de indicadores que considere, além da relação custo/benefício (tangíveis e intangíveis), os 4 pilares do processo: pessoas (adequação e capacitação de equipes), estratégia (clareza de foco e desdobramentos), processos (efetividade e eficácia) e recursos - disponibilidades e adequação aos objetivos empresariais (TKN Brasil, 2011).
O critério quatro - Capital Intelectual - é a capacidade da organização em promover ações de identificação, reconhecimento, estímulo e desenvolvimento do capital intelectual da organização. Para a metodologia, o capital intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital do cliente. Capital humano são as qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas. É; portanto, composto pelo conhecimento, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa. Capital estrutural é a parte que pertence à empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos. Inclui equipamentos de informática, banco de dados, patentes, marcas registradas e tudo que apoia a produtividade dos colaboradores. Capital dos clientes é o valor do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece as necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas. De forma resumida; para o prêmio, capital intelectual é valor de mercado (VM) menos o valor patrimonial (VP); ou seja, CI = VM – VP (TKN Brasil, 2011).
O critério cinco – Compartilhamento - é definido como a capacidade da organização em sensibilizar seus colaboradores no compartilhamento do seu conhecimento estratégico. Um aspecto do significado do compartilhar é o de participar, utilizar, experimentar ou desfrutar com os outros sem nenhuma implicação particular de propriedade (TKN Brasil, 2011).
O critério seis – Aprendizado - é a capacidade da organização de facilitar o desenvolvimento de estratégias de aquisição, manutenção e transferência de aprendizagem entre todos os níveis, auxiliando ou potencializando o desenvolvimento das competências individuais e organizacionais. A aprendizagem é uma ação educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver nos indivíduos as capacidades que os tornem capazes de estabelecer uma relação pessoal com o meio em que vivem, utilizando-se das suas capacidades cognitivas, afetivas e linguísticas. Em outras palavras, é o modo como as pessoas adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o seu comportamento (TKN Brasil, 2011).
O critério sete - Relacionamento com o Cliente - refere-se à capacidade da organização de se valer do conhecimento de seus clientes (ou de toda a sua cadeia de valor) para agregar valor aos seus produtos, serviços e processos. O relacionamento com o cliente visa basicamente mapear os clientes mais rentáveis (em nível financeiro e de valor agregado) e gerir o relacionamento com eles visando antecipar suas necessidades (atuais e potenciais) junto ao serviço, produto ou processo da organização (TKN Brasil, 2011).
Por fim, o critério oito - Geração de Valor para os Acionistas - é a capacidade da organização em utilizar o conhecimento para gerar valor à cadeia de valor. Isso significa observar a estratégia organizacional a partir do conhecimento existente. Avalia principalmente a condição da organização em se valer do conhecimento que possui e implementar projetos que tragam retorno claro para a cadeia (TKN Brasil, 2011).
Espero que o conteúdo esteja te ajudando de alguma forma.
Nos deixe saber nos comentários e não perca o próximo MODELO DE TERRA.
Sobre a autora: Juliana Pinheiro possui dupla formação em arquitetura e engenharia civil pelo Programa FAU-POLI da USP. É Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação Gestão do Conhecimento em Empresa Construtora. É sócia fundadora da ARQUITEIA, startup de reforma de interiores com foco em acelerar a venda ou locação de imóveis.