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Modelos de GC:  Modelo de Terra

9/6/2020

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por Juliana Pinheiro

O modelo de maturidade proposto por Terra (2000) divide as empresas em três grupos: empresas que aprendem, empresas tradicionais e empresas atrasadas. Estes grupos foram criados a partir de uma pesquisa com 587 gerentes e diretores de empresas levando em consideração sete dimensões: alta administração, cultura organizacional, estrutura organizacional, recursos humanos, sistemas de informação, práticas de mensuração e divulgação de resultados e os processos de aprendizado por meio de alianças com outras empresas. Estas dimensões, segundo o autor, relacionam-se com o nível estratégico, nível organizacional e infraestrutura, como ilustrado abaixo: 
Imagem
Fonte: Terra (2000)
A dimensão alta administração (1) define os campos de conhecimento que deverão ser prioridade no aprendizado dos funcionários, a partir da estratégia organizacional e das metas corporativas. Já a cultura organizacional (2) avalia se a empresa é voltada à inovação e à aprendizagem contínua. A estrutura organizacional (3) avalia de que forma as pessoas se organizam para gerar novos conhecimentos e qual o grau de autonomia dentro da empresa. As políticas de recursos humanos (4) estão associadas à análise de aquisição do conhecimento tanto interno quanto externo à empresa e como este conhecimento é gerado, difundido e armazenado. A dimensão que avalia os sistemas de informação (5) foca no uso de tecnologias da informação que auxiliam na captação, difusão e armazenamento do conhecimento. A mensuração de resultados (6) avalia os ganhos empresariais a partir da GC. E, por fim, o aprendizado com o ambiente (7) analisa a interação com outras empresas e o aprendizado com os clientes.

Empresas que aprendem são as que utilizam práticas de GC na rotina do trabalho e apresentam desempenho empresarial superior, que é avaliado através de sua participação no mercado. Em pesquisa realizada por Terra (1999), constatou-se que este grupo é composto em sua maioria por empresas estrangeiras, de grande porte, com atividade exportadora e que atuam em setores de ponta.

O segundo grupo, composto pelas empresas tradicionais, apresentam práticas de GC, porém estas não fazem parte da rotina empresarial, sendo apenas práticas pontuais. As empresas deste grupo apresentam um desempenho empresarial menos favorável que o primeiro grupo, pouca atividade de exportação e capital predominantemente nacional (TERRA, 1999).

O último grupo, classificado como pequenas atrasadas, é formado pelas empresas que possuem poucas práticas de GC e possuem capital predominantemente nacional, com pequena participação no mercado e sem atividade exportadora (TERRA, 1999).

O autor afirma como uma das conclusões da tese que as práticas gerenciais que foram relacionadas à GC estão associadas aos melhores desempenhos empresariais. São elas: liderança   e   cultura   voltada   para   a experimentação (é permitido errar), para a inovação e para a busca de grandes desafios; trabalho com equipes multidisciplinares e interdepartamentais; criação de diferentes oportunidades para o estabelecimento de contatos pessoais  como  forma  de  desenvolver,  difundir  e  assimilar  o  conhecimento  tácito dos funcionários;  acesso à  informação  e  ao  conhecimento  organizacional; incentivo à diversidade e ao desenvolvimento pessoal e profissional; inserção individual e organizacional no ambiente externo à organização (TERRA, 1999).
​
Utilizando a metodologia proposta, Crema (2003) realizou testes estatísticos com objetivo de classificar empresas construtoras em um dos três grupos. Verificou-se que as construtoras avaliadas se enquadravam nas empresas tradicionais.
 
O que você achou deste modelo? Deixe seu comentário e não perca o próximo MODELO DE STANKOSKY E BALDANZA.
 
Sobre a autora: Juliana Pinheiro possui dupla formação em arquitetura e engenharia civil pelo Programa FAU-POLI da USP.  É Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação Gestão do Conhecimento em Empresa Construtora. É sócia fundadora da ARQUITEIA, startup de reforma de interiores com foco em acelerar a venda ou locação de imóveis.
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