SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Modelos de GC: Pawlowski e Bick

14/7/2020

Comments

 
por Juliana Pinheiro

​O artigo de Pawlowski e Bick (2012) apresenta o que os autores chamam de Modelo Global de Gestão do Conhecimento, que descreve componentes e fatores de influência para implementação de GC, identificando os aspectos-chave relacionados a processos e sistemas de gerenciamento de conhecimento. 
Imagem
Por um lado, orienta os processos de desenvolvimento, fornecendo um espaço de solução e fatores de sucesso para os tomadores de decisão e implementadores. Por outro lado, é uma referência para os pesquisadores, na medida em que compara pesquisas, fornecendo um conjunto de descrições bem como aspectos que influenciam o sucesso das soluções de GC.

O modelo global de GC também pode ser usado para orientar os processos de desenvolvimento de GC. Esses processos precisam de um planejamento claro das atividades, pois são cruciais para o sucesso nos processos interorganizacionais e geograficamente distribuídos. Assim, as seguintes etapas podem ser derivadas do modelo:
  • Identificar o contexto e as barreiras das partes interessadas: em uma fase inicial, as partes interessadas em diferentes unidades organizacionais e organizações parceiras são avaliadas sobre o seu contexto de GC e as barreiras para o uso e o fornecimento de recursos de GC. Essa avaliação é utilizada para identificar potenciais barreiras para o compartilhamento de conhecimento.
  • Desenhar processos de compartilhamento de conhecimento: um conjunto de processos e atividades para o compartilhamento de conhecimento, bem como os aspectos culturais, são planejados e implementados, levando em consideração orientações sobre incorporação de processos (em particular para funcionários) Assim, os processos de conhecimento servem como orientação para levar em consideração diferentes fases e para conectá-los a processos básicos de trabalho.
  • Proporcionar uma infraestrutura de suporte: com base nas barreiras, são planejadas intervenções e ferramentas de suporte.
  • Analisar o sucesso do projeto: avaliar o sucesso dos projetos é essencial. Os projetos de GC precisam mostrar evidências claras de que as melhorias contínuas são alcançadas. Para isso, indicadores de GC são essenciais.

O modelo é composto por 5 camadas. São elas:
  • Processos: o núcleo do modelo engloba os processos de negócios e denotam os principais processos de uma organização, como o ensino em organizações educacionais ou o desenvolvimento e implantação de software para empresas de software. Os principais processos de negócios são suportados por processos de conhecimento que permitem o gerenciamento do conhecimento dentro e fora da organização. No contexto global, esses processos estão altamente relacionados aos processos externos com as partes interessadas que estão distribuídas em todo o mundo.
  • Stakeholders e contexto: descreve as características das partes interessadas (stakeholders) que podem ser indivíduos, organizações ou sociedade. Descreve o contexto ou ambiente em que a GC ocorre. Na maioria dos casos, relaciona-se às organizações (cultura organizacional, estratégia) ou sociedade (cultura étnica, infraestruturas tecnológicas, políticas). O foco nesta categoria é a análise de aspectos culturais que influenciam a comunicação, a colaboração e a coordenação dos processos de conhecimento.
  • Conhecimento: descreve e caracteriza os aspectos e elementos do conhecimento que são compartilhados ou necessários na organização. Destaca os problemas a serem resolvidos para a GC, bem como os recursos necessários para tal.
  • Instrumentos e intervenções: métodos e atividades para realizar os processos de conhecimento. As principais categorias são instrumentos orientados para o ser humano e instrumentos tecnológicos.
  • Resultados: descrevem os principais resultados dos processos de conhecimento usando alguma forma de avaliação e métricas. Do ponto de vista do conhecimento, é importante avaliar o conhecimento recém-gerado ou utilizado, bem como medidas do conhecimento e seu impacto. A medição do sucesso da GC pode ser feita principalmente em um nível geral ou para componentes específicos, como capacidades organizacionais ou desenvolvimento de conhecimento ou competência.
 
Espero que o conteúdo esteja te ajudando de alguma forma. Nos deixe saber nos comentários e não perca o próximo post sobre o MODELO DE REFERÊNCIA EM GESTÃO DO CONHECIMENTO DA SBGC. 

Sobre a autora: Juliana Pinheiro possui dupla formação em arquitetura e engenharia civil pelo Programa FAU-POLI da USP.  É Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação Gestão do Conhecimento em Empresa Construtora. É sócia fundadora da ARQUITEIA, startup de reforma de interiores com foco em acelerar a venda ou locação de imóveis.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento