Hoje vou apresentar o modelo que, na classificação de McAdam e McCreedy (1999), é um modelo de capital intelectual, ou seja, assume que o conhecimento pode ser tratado como um ativo similar a outros. O modelo Skandia, apresentado em 1997 e representado na imagem abaixo, dá grande ênfase à medição associada a cada ativo.
Este modelo foi desenvolvido pela empresa financeira Skandia AFS e serve para mensurar o valor da empresa através dos capitais financeiro e intelectual. Este último é composto pelos capitais humano e estrutural.
O capital humano está relacionado às competências e habilidades dos colaboradores. O capital estrutural engloba os sistemas, bancos de dados, processos, marcas, manuais e outros recursos (GONÇALO; JUNGES; BORGES, 2010).
O que você achou deste modelo? Deixe seu comentário e não perca o próximo MODELO DE DEMAREST.
Sobre a autora: Juliana Pinheiro possui dupla formação em arquitetura e engenharia civil pelo Programa FAU-POLI da USP. É Mestra em Ciências pela Escola Politécnica da USP, com a dissertação Gestão do Conhecimento em Empresa Construtora. É sócia fundadora da ARQUITEIA, startup de reforma de interiores com foco em acelerar a venda ou locação de imóveis.