Na Prática: Lições Aprendidas

Lições Aprendidas é todo o conhecimento adquirido ao longo de uma trajetória, sendo ela profissional ou pessoal, dentro de um âmbito corporativo ou casual. No âmbito corporativo as Lições Aprendidas consistem basicamente na identificação e registro dos erros e acertos em torno de um processo, projeto ou atividade, cujo objetivo é a não repetição dos erros e a recorrência dos acertos.

por Thiago Luiz Ribeiro

Lições Aprendidas é todo o conhecimento adquirido ao longo de uma trajetória, sendo ela profissional ou pessoal, dentro de um âmbito corporativo ou casual. No âmbito corporativo as Lições Aprendidas consistem basicamente na identificação e registro dos erros e acertos em torno de um processo, projeto ou atividade, cujo objetivo é a não repetição dos erros e a recorrência dos acertos.

Porém é preciso primeiro ter claro a diferença entre Lição Identificada Lição Aprendida:

1Lição Identificada: É toda lição que após registrada não é reutilizada, não gera melhorias, não é compartilhada. É armazenada em um repositório de difícil acesso sem muitos critérios para classificação, o que dificulta sua aplicação e compartilhamento.

2. Lição Aprendida: Para que uma lição seja de fato uma Lição Aprendida, ela deve ser armazenada e registrada em um repositório de fácil acesso, deve ser acompanhada, compartilhada, aplicada e gerar benefícios aos envolvidos. Em um âmbito corporativo, esses benefícios vão desde melhorias de processos, correções de projetos, ou conscientização do evento para a não repetição de erros.

As Lições Aprendidas vão além do registro dos erros e acertos, elas são tudo aquilo que foge do esperado, do previsto, ou seja, são os desvios identificados ao longo de uma atividade, processo ou projeto. Pode-se dizer que, uma Lição Aprendida é a conversão do conhecimento Tácito em Explicito, é a externalização do conhecimento adquirido através experiência, o famoso “Pulo do Gato”. 

​Para as organizações, as Lições Aprendidas garantem a perpetuidade do conhecimento, redução de retrabalhos, e a repetição dos acertos, servindo de base para construção de boas práticas, em alguns casos vindo a se tornar um manual de boas práticas.

Sobre o autor:
Thiago Luiz Ribeiro é um entusiasta da Gestão do Conhecimento, Engenheiro de Produção Mecânica formado pela UNIP, faz parte do grupo gestor da CoP Maturidade em GC organizada pela SBGC. Atualmente envolvido na implantação da Gestão do Conhecimento na Avibras empresa nacional do ramo de defesa, onde teve seu primeiro contato com a GC e através desse trabalho teve a oportunidade de participar do Programa Essencial de Gestão do Conhecimento ministrado pela SBGC.