Miguel era um menino com seus 14 anos, de um vilarejo do interior. Sua vida era ir para a escola de manhã e pela tarde ficava na biblioteca da própria escola, que fora construída por um professor muito interessado. No mundo dos livros, seu pensamento ia longe. Lia livros de contos e livros técnicos, de física, química. Era sem dúvidas, o melhor aluno de Vila dos Sabiás. Acontece que naquela biblioteca não havia nada do “mundo real” e também, nada que representasse o conhecimento local. Na Vila onde estavam os maiores produtores de artesanato de Capim Dourado, nada havia sobre a planta ou as técnicas de artesanato com o material.
Queria ajudar e então, pensou em mobilizar alguns amigos para um projeto novo. Conversou com seu professor e pediu autorização para falar ao final da aula naquele dia. O professor, entusiasta, claro, quis saber sobre os planos de Miguel e obviamente, autorizou.
O plano de Miguel era tornar Vila dos Sabiás uma das maiores produtoras de Capim Dourado, e fazer toda sua vila crescer com esta conquista. Para isso, precisava mais que dobrar a produção do Capim da região, que havia passado por uma queda, já que os produtores estavam desanimados e o mais difícil: convencê-los que daria certo.
Ao final da aula chamou seus amigos e disse: “Amigos, eu tenho um plano e preciso da ajuda de vocês. Aos pais que conhecem e vivem do Capim Dourado, gostaria de propor uma ação e gostaria que dessem um recado em casa: vou reunir todos os interessados na biblioteca amanhã após a aula. A vocês, gostaria de propor a publicação de um livro. Um livro chamado: O Capim Dourado de Vila dos Sabiás, que ficará em nossa biblioteca, e ajudará a passar nossa tradição para toda a região”.
Feito: No dia seguinte Miguel estava com todos os Especialistas no assunto na biblioteca. Abriu a reunião querendo saber como o Capim crescia, como se desenvolvia, o que era necessário e quanto tempo necessitava o capim para crescer. Um dos pais riu e disse: “Menino, você quer aula de capim? Não precisava de tudo isso para saber, podia almoçar lá em casa e eu te contava”.
Miguel disse: “está certo! Acho que comecei errado. Este conhecimento não é para mim, é para todos. Eu e seus filhos iremos escrever um livro sobre o Capim Dourado e minha proposta para vocês, é exportar o Capim, subindo a nossa produção com a ajuda de todos, criando uma cooperativa. Vamos além de exportar produtos prontos feitos pelas nossas artesãs, exportar matéria prima! O Capim Dourado está em alta e precisamos aproveitar. Conhecemos demais este produto e podemos otimizar nossa produção e aproveitar todo o ciclo”
As artesãs se reuniram e montaram um plano de ação para a produção. Reuniram e ensinaram as mulheres mais jovens, dobrando a produção de brincos, pulseiras, anéis e bolsas. Os pequenos produtores de capim se reuniram e organizaram toda a terra disponível, organizaram um empréstimo no “Banco da Vila”, compraram sementes e iniciaram a plantação. Não temeram perder o material, já que o capim após coletado não estragaria tão rápido.
Os alunos, no comando de Miguel, iniciaram o registro de como plantar, melhores técnicas e melhores práticas para o plantio do capim, enquanto outro grupo registrava as técnicas de produção dos artesanatos. Aos poucos, foram montando o livro.
O professor, com mais um grupo de interessados, começou a abrir mercado para exportar e vender o capim, tão valioso naquele momento no exterior. Em poucas semanas, conseguiram o contato de um fabricante de “bijuterias do Brasil” e tiveram que estudar este processo. Conseguiram ajuda de um voluntário que já não morava mais em Vila dos Sabiás e trabalhava com exportação.
Assim, reunindo e registrando informação de uma tradição, Miguel conseguiu ajudar sua cidade a mudar a forma como trabalhava com Capim Dourado e melhorar a vida econômica de Vila dos Sabiás.
*Esta narrativa faz parte das atividades de aprendizagem do Programa SBGC Online: Gestão Conhecimento - Conceitos e Práticas.
Sobre a Autora:
Renata Corotti, graduada em Psicologia e experiência diversificada em Recursos Humanos com histórico de atuação no setor imobiliário, contábil e consultivo. Tem atuado em um ambiente de transformação para Recrutamento e Seleção e busca na Gestão do Conhecimento uma forma de melhorar a performance e dia a dia das pessoas.