Ano de 3035: O Mundo ressurge de uma grande catástrofe que dizimou grande parte da sua população. Até pouco tempo a Humanidade vivia um momento em que acreditava ser a Plenitude: todo o conhecimento humano estava armazenado nas máquinas, elas faziam todo o trabalho e pensar era quase desnecessário. Mas o inacreditável aconteceu, as máquinas se revoltaram, unidas resolveram se auto-destruir, e com elas todo o conhecimento humano desapareceu. O Mundo caiu no escuro, populações foram extintas vítimas da Completa Ignorância. Restaram poucos representantes humanos que ainda detinham conhecimento.
O poucos seres humanos se concentram agora no Reino de Far Far Away, dominado por três poderosos "Magos do Saber”, criaturas consideradas deuses que conseguiram salvar e resguardar seu conhecimento.
Cada Mago do Saber habita e rege seu próprio Castelo, detendo em sua poderosa mente grande parte do Saber restante no Mundo, definido as leis e a vida de todos que vivem ao seu redor. São individualistas, e apesar das diferenças em habilidades não compartilham conhecimento entre si , são focados em metas de atrair mais seguidores e ampliar seu domínio.
Não muito longe dali, no Reino Always We, vive um quarto Mago - o Mago de Luz. Diferente dos primeiros, tratou desde sempre em compartilhar com os ao seu redor o sabor do Conhecimento. Enxergou desde o princípio que compartilhar conhecimento gera mais conhecimento. Começou traçando nas paredes do Castelo um Mapa Diagnóstico com os principais problemas organizacionais do Reino, dividiu os moradores em Comunidades e definiu para cada uma processos de fluxo de informação e conhecimento, mecanismos de registro de informação com monitorização interna contínua do funcionamento. Os resultados dos processos, positivos ou negativos, são sempre comemorados e documentados como Lições Aprendidas. Um grupo em paralelo se formou no decorrer do tempo com moradores com idéias mais arrojadas e com foco em Inovações.
A notícia de um lugar onde as pessoas eram estimuladas a pensar e que o Conhecimento era um Bem compartilhado se alastrou. Os Magos do Saber se recusaram a estabelecer qualquer contato com o Mago de Luz, e assistiram desacreditados à migração voraz dos seus súditos para o outro Reino.
Frente ao caos, os Magos do Saber uniram-se pela primeira vez e rumaram para o Reino Always We. Ficaram perplexos com o que viram: prosperidade, organização e colaboração entre Comunidades, compartilhamento de idéias, renascimento de ferramentas tecnológicas - agora mais controladas pelo homem.
Fez-se a Paz: unificaram o Reino Far Far Away e adaptaram o modelo do Reino vizinho às suas aptidões e necessidades. Organizaram encontros periódicos das Comunidades inter-Reinos para troca de Know-how e compartilhamento de lições aprendidas, culminado no objetivo maior: a fusão dos Reinos, libertando finalmente o Conhecimento da escravidão.
E foram todos foram feliz para sempre!
*Esta narrativa faz parte do trabalho final de conclusão do Módulo 1 do Programa Essencial de Formação Executiva em GC.
Sobre a autora:
Soraya V. C. Dal'Col é Médica Intensivita ou “da UTI”como dizem seus amigos não médicos, curiosa pelo Novo, amante de Desafios, e que sua mais nova aventura é a Gestão do Conhecimento.