O desafio está lançado: expandir o conhecimento

Júlia trabalha numa grande empresa de transportes, começou como secretária, depois numa transição de carreira, passou a atuar na gestão de projetos. Muito curiosa e empenhada em fazer a diferença, ela é amante dos livros, adora estudar e constantemente se desafia a aprender e aplicar os conhecimentos adquiridos no seu dia a dia no trabalho. A mudança de carreira aconteceu quando ela, num ato de coragem, recusou uma promoção para secretária nível IV e expressou seu desejo de mudar de carreira, que não seria justo com o gestor e nem com ela abraçar essa vaga se estava se preparando para alçar novos voos. Essa atitude rendeu à Julia um desafio: mudar para uma área que ainda seria criada para mudar o método de trabalho, iria participar da criação de um escritório de projetos.

Desafio aceito! Julia mergulhou de cabeça na gestão de projetos, que havia tido um breve contato na graduação em administração. Traçou um plano de estudos, comprou livros, fez cursos rápidos online, conversou com pessoas do escritório corporativo da empresa e começou a participar de diversas reuniões e cada uma, novas lacunas apareciam, ela tomava nota e recorria ao seu gestor para orientá-la e ele pacientemente explicava a etapa do projeto e recomendava-lhe conhecer mais a fundo determinada etapa, então assim, ele foi guiando-a pelo ciclo de vida do empreendimento e formando uma gestora de projetos.

Na pós-graduação em gestão de negócios e projetos Júlia teve uma disciplina que tratava de gestão do conhecimento. Ela notou a aplicação de muitos elementos e práticas de GC na sua jornada na transição de carreira. A prática da mentoria foi muito forte, recorrendo ao gestor para orientá-la a dar os próximos passos. Ela notou que criou sua rede de colaboração com sua equipe interna e pessoas de outras áreas, como do escritório corporativo. Viu, ainda, que durante as interações nas reuniões e participação em projetos, vivenciou o ciclo da gestão de GC identificando, criando, armazenando e aplicando novos conhecimentos. E pode com essa disciplina conhecer e aplicar o modelo SECI de Nonaka e Takeuchi num projeto de lições aprendidas.

Os estudos continuaram com o MBA em gestão de pessoas, cursos de metodologias ágeis e as mudanças de área também acompanharam a Julia. Agora mais madura, ela já tem uma caixinha de ferramentas mais recheada e no último curso feito, de gestor do conhecimento, ela teve o desafio de aplicar o modelo de referência da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

Júlia arregaçou as mangas e traçou seu plano de ação. Primeiro delimitou o foco de aplicação, depois fez a identificação da cultura organizacional dominante, seguiu para mapear os conhecimentos relevantes, as práticas de GC existentes e as ferramentas disponíveis. Ao finalizar o diagnóstico, Júlia apresentou ao gestor da área as suas considerações e um planejamento de seis meses com ações para melhorar as práticas existentes e trazendo iniciativas mais direcionadas para a transferência de conhecimentos, uma vez que a área possuía empregados inscritos no plano de demissão incentivado e aquele conhecimento não poderia ser perdido.

Durante a jornada de aplicação Júlia teve muito apoio da liderança, em especial, do gerente da área, porque sabemos que as coisas não seguem um roteiro perfeito! Ocorreram resistências, desconfianças de que daria ela conta do recado, afinal, era um planejamento muito robusto para um curto espaço de tempo, mas ela não deixou transparecer seus momentos de insegurança e ao final do processo, seu estudo de caso foi levado para as demais áreas da diretoria. 

Júlia passou a ser reconhecida como referência na aplicação do modelo de Gestão do Conhecimento na empresa e se transformou em consultora interna em outras áreas. 

Sobre a autora:
Aretuza Paz é graduada em Secretariado Executivo e Administração pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI, Pós-Graduada em Gestão de Negócios e Projetos pela Fundação Instituto de Administração – FIA e com MBA em Gestão de Pessoas pela USP/ESALQ. Possui as Certificações PMP – Project Management Professional pelo Project Management Institute – PMI e PSM I – Professional Scrum Master I pela Scrum.org. Atuou como secretária executiva em empresas privadas, entidades de classe e empresas públicas. Recentemente reposicionou a carreira e passou a atuar na área de gestão de projetos e vem ampliando o leque de atuação e o desafio é Gestão do Conhecimento.

por Aretuza Paz