A Gestão do Conhecimento pode ser uma solução muito eficaz para esse dilema, se inserida nesta equação composta pela gestão, RH e comunicação. Ela pode, através de suas ferramentas como Mentoria, Lições Aprendidas, Comunidades de Prática, dentre outras, melhorar o planejamento do desenvolvimento de pessoas. A Gestão do Conhecimento pode, através do estímulo à prática da colaboração, melhorar a comunicação e o engajamento das equipes, e assim perpetuar conhecimento e ativos intangíveis da empresa, garantir processos mais redondos, com menos retrabalho, e melhor qualidade do que é entregue para o cliente, seja na forma de um serviço, produto ou experiência com a marca.
O futuro já está acontecendo: um movimento que não deixará nada como é hoje, conectando pessoas, processos, tecnologia e informação. E a Gestão Conhecimento está no centro de tudo isso, conectando esses vários elementos. Tudo o que é preciso é abrir a mente para novos insights, novas maneiras de ver o que fazemos e derrubar as barreiras que nos separam por departamentos. Essa é a diferença entre conhecer o caminho e trilhar de fato esse caminho.
Sobre o autor:
Marcelo Oliveira
Formado em Jornalismo e especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação. Consultor em Gestão de equipes e Inovação, e Fundador da Inovadoramente Consultoria, Colunista e colaborador do Ideia de Marketing e da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), e Instrutor na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com uma passagem de 17 anos pela EMBRAER, desenvolveu um modelo de gestão de equipes baseado em um Endomarketing Colaborativo, além de ser Focal Point de inovação, coordenando atividades de captação de ideias e ministrando treinamentos de inovação, colaboração e ferramentas de captação de ideias, para fomentar a cultura de Inovação.