SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

O futuro que nos espera: Você gostaria de ter um professor robô?

13/6/2018

Comments

 
A Escola de Ensino Técnico Saúde e Bem-Estar chamou atenção do Brasil por ser a primeira instituição educacional a ofertar um curso em que uma das disciplinas é ministrado 100% por robô. ​
Imagem
O futuro que nos espera: Você gostaria de ter um professor robô?
O que mais chamou atenção é que a disciplina escolhida é Auricologia, uma matéria que teoricamente o ser humano seria insubstituível.
Nagasaki, doutor em robótica e pioneiro no tema, explica com grande entusiasmado que o professor robô, primeiro no Brasil, consegue definir com precisão os pontos que deverão ser tratados no indivíduo. Dessa forma, o robô – mais conhecido como Orelhão – consegue ensinar a técnica para seus alunos de forma muito simples e eficiente, em que a precisão do Orelhão é replicada pelos alunos. 
Apesar da eficiência comprovada, a escola Saúde e Bem-Estar tem tido dificuldades em confirmar matrículas devido ao novo professor. Muitos interessados, desconhecem essa nova tendência que está em pleno vapor na Coréia do Sul, de acordo com a matéria publicada no G1 em 2010. Em entrevista a revista Época Negócios o vice-reitor Anthony Seldon, da Universidade de Buckinghan na Inglaterra, disse que “os programas serão capazes de ler o cérebro e as expressões faciais dos alunos”.
A escola Saúde e Bem-Estar está ofertando aula experimental para quem quiser conhecer o trabalho do professor Orelhão. O doutor Nagasaki ressalta que, após muitas pesquisas, entendeu que a Inteligência Artificial do Orelhão deveria ser construída com base nos princípios da andragogia apresentada por Abio, que defende um aprendizado aplicável, claro e relevante que possibilite entender o adulto como um ente psicológico, biológico e social, sendo assim ofertando o aprendizado por meio da experiência com os próprios alunos.
O diretor Hiroshima relata que apoiou a ideia do doutor Nagasaki devido a várias reclamações dos professores de sua escola sobre as distrações digitais, pois atrapalham o processo de aprendizado. Com isso, o diretor viu uma forma de concretizar o que Blackley e Sheffield já havia divulgado em suas pesquisas, a andragogia digital. Ou seja, para superar esse obstáculo, nada melhor do que revisar as habilidades de aprendizagem do século XXI voltado para os perfis dos alunos, utilizando essas tecnologias para facilitar o aprendizado, e consequentemente, recriar a educação. 
Apesar da preocupação da escola com ensino de ótima qualidade, os professores desta instituição fizeram protesto contra o robô Orelhão, pois acreditam que sem o professor humano o ensino ficará comprometido, visto que não acreditam na capacidade de interação aluno-professor robô em sala de aula, e também com o desemprego na classe. 
O diretor Hiroshima conseguiu conter os protestos explicando que os robôs possuem capacidade de interação, e que os professores são de fundamental importância para esse processo, visto que eles atuariam nos bastidores auxiliando na criação das técnicas de aprendizado, monitoramento de ensino e controle de qualidade. O que afetaria positivamente a qualidade de vida dos professores, pois diminuiria a carga de estresse que a categoria vivencia na atualidade, ou seja, sendo uma escola referência em promoção de saúde, portanto se alinhando a proposta lançada pela OPAS/OMS Organização Pan-Americana da Saúde. 
Que tal assistir uma aula com o professor Orelhão?
 
REFERÊNCIAS
*Este post foi elaborado pelas alunas do curso de especialização em Educação Corporativa do Centro Universitário Senac Santo Amaro, com técnicas de storytelling prospectivo para a disciplina de Gestão da Complexidade. 
 
ABIO, Gonzalo. Andragogia e Inclusão Digital: algumas reflexões. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/597/501>
Acesso em: 05 de abril de 2018. 
 
BLACKLEY, Susan; SHEFFIELD, Rachel, 2015. Digital andragogy: A richer blend of initial teacher education in the 21st century. Disponível em: <http://www.iier.org.au/iier25/blackley-2.pdf> Acesso em: 10 de abril de 2018. 
 
ROBÔS SUBSTITUEM PROFESSORES EM SALAS DE AULA DA CORÉIA DO SUL. G1. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/12/robos-substituem-professores-em-salas-de-aula-da-coreia-do-sul.html. Acesso em: 05 de abril de 2018.
 
ROBÔS PODEM COMEÇAR A SUBSTITUIR PROFESSORES EM 10 ANOS, DIZ ESPECIALISTA. Época Negócios. Disponível em: https:www.google.com.br/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/Tecnologia/noticia/2018/02/robos-podem-comecar-substituir-professores-em-10-anos-diz-especialista.html. Acesso em: 05 de abril de 2018.
 
ROCHA, Vera Maria; FERNANDES, Marcos Henrique. Qualidade de vida de professores do ensino fundamental: uma perspectiva para a promoção da saúde do trabalhador. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S004720852008000100005>. Acesso em: 11 de abril de 2018. 
 
Sobre as Autoras
Irene Dennize dos Santos é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, pós-graduada em Gestão Estratégica, Inovação e Conhecimento pela ESAB. Tem experiência de 12 anos no setor bancário e atualmente trabalha no Serviço de Atendimento do Banco do Brasil na área de treinamento e desenvolvimento. 
 
Amanda de Souza Borba é formada em psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo, cursou Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC e cursa pós-graduação em Educação Corporativa no SENAC. Tem experiência em Recrutamento, Seleção e Treinamento & Desenvolvimento de pessoas em empresas de varejo e prestadoras de serviços. 
Atualmente é analista de treinamento na Gocil Segurança e Serviço desde maio de 2017.  

Camila Franzin Trajanoformada em pedagogia pela Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e atualmente é responsável pelo espaço acessibilidade do Centro Universitário Senac Santo Amaro. 
Imagem
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento