- entender as expectativas dos clientes, dos funcionários e da direção;
- estar apto e disposto à evolução, ao seu próprio crescimento e à busca de novos conhecimentos;
- proceder com o objetivo de aumentar o valor para os acionistas;
- ter a percepção das variáveis de mercado, dos efeitos diferenciadores da competitividade;
- esmerar-se na gestão do conteúdo do conhecimento organizacional;
- promover o compartilhamento das informações e da aplicação do conhecimento, convencendo as pessoas para a distribuição de seus estoques de conhecimento;
- desenvolver e intermediar a criação de mecanismos de retribuição por resultados alcançados e retenção de talentos na empresa;
- promover estilo participativo fazendo-se entender e contribuindo para a mais rápida adaptação das pessoas ao ambiente organizacional;
- ser empreendedor com iniciativa de investigação de conhecimentos aplicáveis à organização; e
- ser flexível e ter capacidade de harmonizar interesses e mobilizar para a obtenção dos resultados.
O gerente da empresa do conhecimento, conforme é dado a entender, é uma profissional de visão global. Entende o negócio em que está inserido através da lente mais ampla da avaliação do ambiente externo, tendo noção clara das expectativas do cliente. Está sempre atento para buscar informações sobre os clientes e para organizá-las de forma a repassá-las aos integrantes de sua equipe.
Os concorrentes são sistematicamente acompanhados, para que possa perceber sua movimentação e procurar entender suas intenções o mais cedo possível e, assim, adotar as providências de proteção para a sua empresa.
A busca de novos conhecimentos e de especialização não é uma tarefa fácil. Descrita num livro pode até apresentar sabor agradável. Entretanto, requer esforço adicionado e atuação para além da normalidade. Muitos são os acontecimentos, diários, em nossas áreas de atuação, sobre os quais não temos domínio e tomamos conhecimento dos fatos com certo atraso. Portanto, é necessário que o gerente se mantenha atento para que as informações atuais e importantes sejam recolhidas assimiladas e disseminadas na organização. É mais cômoda a postura de receptividade. A busca da atualização, mais ativa e trabalhosa, requer postura proativa.
A visão de resultado e de como os parceiros da organização podem ser recompensados é papel do gerente do conhecimento. É importante que procure entender qual o interesse dos acionistas e em que ponto pode vir a contribuir, como também da direção e das pessoas com as quais está envolvido e o apoiam para o alcance dos objetivos.
O gerente do conhecimento é o responsável pela articulação da seleção, organização e distribuição do conhecimento. Deve ser exigente e sistemático para a participação no alto escalão, nas comunidades internas e externas, na crítica do conteúdo e, não prescindir de envolver o seu corpo funcional, neste conteúdo.
Tem ainda como atribuição a criação de mecanismos para que as pessoas participem do processo, mobilizando-as e criando interesses comuns. Neste aspecto deve convencer as pessoas e promover a importância do conhecimento. Seria mesmo aconselhável para o alcance deste ideal que o gerente elabore uma estratégia interna de promoção do conhecimento.
Mais que um gerente, deve-se privilegiar o “líder do conhecimento”, que ele seja uma referência na geração de novos conhecimentos, na harmonização dos interesses individuais e organizacionais, representando um modelo para as pessoas com as quais trabalha, sendo capaz de despertar necessidades e motivar pessoas para a busca do conhecimento. Para tanto, deve ter consciência de suas limitações e desenvolver instrumentos tendo em vista seu crescimento constante.
Netto, João Paulo dos Santos. (2005). Institucionalização da Gestão do Conhecimento nas Empresas: Estudos de Casos Múltiplos. Tese de Doutorado em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Acesso disponível em: Clique aqui.
João Paulo dos Santos Netto é Diretor Executivo da MPA – Melhoramento e Incorporações LTDA. É Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Possui larga experiência no setor de ensino e educação e no setor de saneamento. É Professor universitário.