SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

O Gerente na Empresa do Conhecimento

27/9/2021

Comments

 
Por João Paulo dos Santos Netto
A gestão do conhecimento depende essencialmente do perfil e das ações dos gerentes da estrutura. O princípio está apoiado na necessidade de atuação do gerente para caracterizar-se como o elo de propagação das ideias, das decisões e pelo envolvimento das pessoas, tornando as causas comuns. Consequentemente, deixa de lado a figura burocrática e centralizadora dos gerentes para assumir novos comportamentos e, principalmente, o de formação e articulação da equipe.
Imagem
Isto posto, como se deve entender, altera as ações de desenvolvimento gerencial. O novo gerente é o gerente do conhecimento e da busca da competitividade. Para tanto deve:
 
  • entender as expectativas dos clientes, dos funcionários e da direção;
  • estar apto e disposto à evolução, ao seu próprio crescimento e à busca de novos conhecimentos;
  • proceder com o objetivo de aumentar o valor para os acionistas;
  • ter a percepção das variáveis de mercado, dos efeitos diferenciadores da competitividade;
  • esmerar-se na gestão do conteúdo do conhecimento organizacional;
  • promover o compartilhamento das informações e da aplicação do conhecimento, convencendo as pessoas para a distribuição de seus estoques de conhecimento;
  • desenvolver e intermediar a criação de mecanismos de retribuição por resultados alcançados e retenção de talentos na empresa;
  • promover estilo participativo fazendo-se entender e contribuindo para a mais rápida adaptação das pessoas ao ambiente organizacional;
  • ser empreendedor com iniciativa de investigação de conhecimentos aplicáveis à organização; e
  • ser flexível e ter capacidade de harmonizar interesses e mobilizar para a obtenção dos resultados.

O gerente da empresa do conhecimento, conforme é dado a entender, é uma profissional de visão global. Entende o negócio em que está inserido através da lente mais ampla da avaliação do ambiente externo, tendo noção clara das expectativas do cliente. Está sempre atento para buscar informações sobre os clientes e para organizá-las de forma a repassá-las aos integrantes de sua equipe.
 
Os concorrentes são sistematicamente acompanhados, para que possa perceber sua movimentação e procurar entender suas intenções o mais cedo possível e, assim, adotar as providências de proteção para a sua empresa.
 
A busca de novos conhecimentos e de especialização não é uma tarefa fácil. Descrita num livro pode até apresentar sabor agradável. Entretanto, requer esforço adicionado e atuação para além da normalidade. Muitos são os acontecimentos, diários, em nossas áreas de atuação, sobre os quais não temos domínio e tomamos conhecimento dos fatos com certo atraso. Portanto, é necessário que o gerente se mantenha atento para que as informações atuais e importantes sejam recolhidas assimiladas e disseminadas na organização. É mais cômoda a postura de receptividade. A busca da atualização, mais ativa e trabalhosa, requer postura proativa.
 
A visão de resultado e de como os parceiros da organização podem ser recompensados é papel do gerente do conhecimento. É importante que procure entender qual o interesse dos acionistas e em que ponto pode vir a contribuir, como também da direção e das pessoas com as quais está envolvido e o apoiam para o alcance dos objetivos.
 
O gerente do conhecimento é o responsável pela articulação da seleção, organização e distribuição do conhecimento. Deve ser exigente e sistemático para a participação no alto escalão, nas comunidades internas e externas, na crítica do conteúdo e, não prescindir de envolver o seu corpo funcional, neste conteúdo.
 
Tem ainda como atribuição a criação de mecanismos para que as pessoas participem do processo, mobilizando-as e criando interesses comuns. Neste aspecto deve convencer as pessoas e promover a importância do conhecimento. Seria mesmo aconselhável para o alcance deste ideal que o gerente elabore uma estratégia interna de promoção do conhecimento.
 
Mais que um gerente, deve-se privilegiar o “líder do conhecimento”, que ele seja uma referência na geração de novos conhecimentos, na harmonização dos interesses individuais e organizacionais, representando um modelo para as pessoas com as quais trabalha, sendo capaz de despertar necessidades e motivar pessoas para a busca do conhecimento. Para tanto, deve ter consciência de suas limitações e desenvolver instrumentos tendo em vista seu crescimento constante.
Referências 
 
Netto, João Paulo dos Santos. (2005). Institucionalização da Gestão do Conhecimento nas Empresas: Estudos de Casos Múltiplos. Tese de Doutorado em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Acesso disponível em: Clique aqui. 
Sobre o autor:

​João Paulo dos Santos Netto é Diretor Executivo da MPA – Melhoramento e Incorporações LTDA. É Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo. Possui larga experiência no setor de ensino e educação e no setor de saneamento. É Professor universitário. 
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento