*publicado originalmente em www.goodlifeworkproject.com.
Se você é um gerente de conhecimento, "o que a gestão do conhecimento significa para você?" é uma pergunta inútil! A questão crítica é: o que GC significa do ponto de vista da experiência do usuário?
Quando trabalho em projetos empresariais de Gestão do Conhecimento, Aprendizado Ágil ou Organização de Aprendizagem - selecione seu rótulo do dia - peço às pessoas que participem primeiro de um processo pouco nivelador, que pedirei a você aqui.
Pegue uma moeda, segure-a em sua mão e olhe para ela; essa moeda que você está segurando é a Gestão do Conhecimento. Você vê uma moeda funcional, ou você vê todas as pessoas que a tocaram, todos os lugares que ela esteve, os tempos que ela experimentou?
Hoje, esta outrora excitante nova fronteira é a problemática Terra diluída. As primeiras descobertas levaram as pessoas a proteger seus ganhos. O protecionismo levou a uma supressão do pensamento original, onde trabalhar na nova fronteira, você tinha que aceitar as tradições daqueles que o antecederam.
Pergunte a si mesmo, quais pessoas, objetos (tecnologia até livros de especialistas em GC) e processos (qualificações) influenciaram suas crenças em GC, e eles achataram (diluíram) ou desajustaram seu pensamento?
A gestão do conhecimento foi erodida no tempo e no espaço, nivelada e se tornou uma linha tênue de SharePoint, lições aprendidas e comunidades de prática. Aqui está, hoje, o nivelamento da Gestão do Conhecimento.
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Dito isso, a Gestão do Conhecimento é possivelmente mais crítica para o sucesso das organizações e da sociedade hoje do que era durante os dias agitados do final da década de 1990. GC tem o potencial de trazer vantagem humana desenfreada em um momento em que os campos da inteligência artificial, robótica e aprendizado de máquina estão se acelerando.
No entanto, a aventura requer resistência mental e resiliência. Você está pronto para sofrer o desconforto que vem de desaprender suas suposições, tornando-se consciente do peso do preconceito, tanto consciente quanto inconsciente, que é o passado?
Você está preparado para uma gestão do conhecimento insuperável porque, para isso, é necessário considerar que o conhecimento é uma condição humana? Portanto, a gestão do conhecimento não pode ser uma solução tecnológica em busca de problemas.
- O que a Gestão do Conhecimento significa para as pessoas que influenciam minha organização (internos e externos - participantes e observadores)?
- O que impulsiona a necessidade e, portanto, o valor do que as pessoas consideram ser a Gestão do Conhecimento?
- Qual é a aparência, o som e a sensação de uma excelente experiência em Gestão do Conhecimento para as pessoas em minha organização?
- O que posso fazer para ajudar as pessoas a sentir que suas necessidades de conhecimento estão sendo atendidas e, com isso, criar um impacto em minha organização?
Insiders e outsiders, participantes e observadores, cada um tem uma visão que molda o escopo e a escala do que a Gestão do Conhecimento poderia e seria. Você descobrirá uma paisagem inconstante de picos e vales. A gestão do conhecimento tem que se adaptar continuamente para ficar no topo das montanhas mais altas e evitar ficar enterrada nos cânions mais profundos.
Ao se envolver, você está desenvolvendo ciclos de feedback rápidos que iluminam a formação de terra que está ocorrendo em seu ambiente, permitindo que você antecipe e responda às necessidades. Ao sincronizar com esses loops de feedback rápido, você amplifica a influência, o impacto e o valor.
No entanto, a jornada começa com perguntas poderosas que o equipam para aventuras e oportunidades em uma nova fronteira.
Sobre o Autor: David Griffiths, PhD (Edin), MSc (Edin), CMgr FCMI é um conhecido palestrante internacional, consultor, conselheiro e fundador da K3-Cubed Limited. A K3 é uma empresa financiada por Pesquisa e Inovação da Universidade de Edimburgo, com foco em soluções de consultoria e benchmarking para organizações que enfrentam desafios nas áreas de Gestão do Conhecimento, Gestão da Mudança e Liderança Transformacional. Aproveitando o poder da ciência para os negócios, David entregou mais de 125 engajamento em 17 países para algumas das marcas mais conhecidas do mundo em setores como manufatura, tecnologia, energia, construção, farmacêutica, saúde. David também trabalhou extensivamente no setor público, incluindo um briefing do governo do Reino Unido para o Departamento de Comércio Internacional sobre liderança em tempos complexos. David é PhD em Gestão do Conhecimento e MSc em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento, ambos pela Universidade de Edimburgo. David também é Chartered Fellow do Chartered Management Institute. David tem sido consistentemente reconhecido como um influenciador mundial na área de Gestão do Conhecimento. O trabalho de David também ganhou o Prêmio Emerald Literati Network de Excelência em Pesquisa. Ele foi listado como um dos 10 maiores influenciadores de Gestão do Conhecimento do mundo. David estará no KM Brasil 2021, como Keynote Speaker no dia 14 de setembro de 2021.