O conceito de gestão do conhecimento diz respeito aos processos de conhecimento (criação, retenção, transferência e aplicação de conhecimento).
- Inovação e Mudança
- Excelência Operacional
- Atendimento ao Cliente ou Cidadão (no caso de organizações públicas e terceiro setor)
- Crescimento e Expansão.
Na prática nós precisamos criar um Sistema de Gestão do Conhecimento e desta forma o processo pode ser dividido em quatro diferentes etapas:
- Criação de conhecimento;
- Transferência de conhecimento;
- Retenção de conhecimento;
- Aplicação de conhecimento.
O sistema de gestão do conhecimento pode ser dividido em duas categorias:
- Práticas de gestão do conhecimento, definido como métodos e técnicas para suportar os processos organizacionais de conhecimento (criação, transferência, retenção e aplicação);
- Ferramentas de gestão do conhecimento, definido como sistemas específicos baseados em tecnologias de informação e comunicação para suportar as práticas de gestão do conhecimento.
Você já possui algum processo de gestão do conhecimento na sua organização?
Compartilhe suas experiências com a gente!
Sobre o autor:
Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem.
É doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em Conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação.
Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil.
É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação.