Desta forma o processo de gestão do conhecimento pode ser dividido em quatro diferentes etapas: (1) etapa de criação de conhecimento; (2) etapa de transferência de conhecimento; (3) etapa de retenção de conhecimento; e (4) etapa de aplicação de conhecimento. E o sistema de gestão do conhecimento pode ser dividido em duas categorias: (1) práticas de gestão do conhecimento, definido como métodos e técnicas para suportar os processos organizacionais de conhecimento (criação, transferência, retenção e aplicação); e (2) Ferramentas de gestão do conhecimento, definido como sistemas específicos baseados em tecnologias de informação e comunicação para suportar as práticas de gestão do conhecimento.
Sobre o Autor:
Fernando Fukunaga é um entusiasta da economia do conhecimento, dos novos modelos de gestão e métodos participativos de ensino e aprendizagem.
É doutorando em administração na PUC-SP, mestre em Administração pela PUC-SP, especialista em Conhecimento e inovação, bacharel em Administração e designer de Fluxos de Conversação.
Atualmente é membro da Diretoria Executiva da SBGC, responsável pela área de educação em GC, relacionamento com associados e organização do KM Brasil.
É Professor nos cursos de especialização de educação corporativa e gestão estratégica de pessoas no SENAC-SP, pesquisador registrado no CnPq pela PUC-SP e Community Manager da Comunidade de Práticas de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação.