SBGC
  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Blog da SBGC

Novidades sobre Gestão do Conhecimento em primeira mão

  • HOME
  • A SBGC
  • Blog
  • Agenda
  • Faça Parte
  • The Second Brain
  • Eventos
  • Educação
  • Conteúdo
  • Prática
  • Referência
  • Panorama GC-BR
  • cops-mgci
  • SBGC Master
  • Privacidade
  • Fórum de Saneamento

Organizações que aprendem? Gestão do conhecimento? O que isso tem a ver com resultado organizacional ?

3/11/2022

Comments

 
Por: ​Samara Regina Bernardino
​Antes de iniciar uma conversa sobre a gestão do conhecimento, gostaria de compartilhar com o leitor o conceito de Senge (1998)  sobre a organização que aprende, configuração que envolve profundas mudanças culturais, especialmente para as organizações ocidentais, que na maioria das vezes estão voltadas para um único objetivo, o lucro. 
​O que contribui para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional segundo Senge (1998), são cinco dimensões: manter um pensamento sistêmico, domínio pessoal (desenvolvimento de indivíduos que aprendem), transformação de modelos mentais, promover uma visão compartilhada, e aprendizagem em equipe. Outro conceito importante é a confiança, valor que confere a agilidade tão requerida atualmente para o alcance de resultados. Entretanto, a confiança quando ausente compromete a comunicação, a realização de projetos, empreendimentos, engajamento, e compromete a qualidade e o resultado do objetivo projetado (Covey,2017). As organizações orientais  priorizam os valores aqui abordados, ao longo da história evidenciam que a capacidade de criar conhecimento organizacional (Nonaka,1935) pode ser a “chave" para o alcance de resultados e longevidade. O conhecimento como valor fundamental à longevidade  organizacional, e em especial, o conhecimento tácito, relacionado às experiências, erros e aprendizagens no desenvolvimento das atividades. O desafio está em transformá-lo em conhecimento explícito, a ser compartilhado de forma a transformar a cultura organizacional e gerar os resultados almejados.
Desafios e armadilhas
Compreendo, assim como os autores, que o desafio  das organizações e dos indivíduos atualmente, com tanta informação disponível, com a possibilidade de aprender a partir de um simples “touch" de tela, está em criar um ambiente corporativo de cooperação, que facilite a troca e o compartilhamento, que tenha a integridade,  respeito, confiança, criatividade, autonomia e irreverência como valores basilares da sua cultura. Um ambiente facilitador oportuniza a consolidação do conhecimento em inovação, diferenciação e consequentemente, em resultado organizacional. Armadilha está em almejar inovação, agilidade, gestão do conhecimento, criatividade, e manter uma estrutura organizacional matricial, tradicionalmente racionalizada, centralizada, padronizada, com controles excessivos, sem transparência, inflexível, com processos segmentados, que geram duplicidade de atividades e erros; são caminhos distintos e desconexos. 

Gestão do conhecimento

O conhecimento é considerado um ativo intangível, e seu valor cresce exponencialmente na sociedade atual (Gonzales;Martins, 2017). Uma mudança interna na organização reverbera para a estrutura social, “mudanças na execução do trabalho possuem relação com outros importantes relacionamentos sociais” afirma Hall (2004). Compreender organizações e indivíduos como organismos  vivos , sistemas abertos e complexamente interconectados (Morgan,1996), é fundamental para o desenvolvimento da gestão do conhecimento. Gerir o conhecimento pode muitas vezes definir a sobrevivência da nossa espécie, como recentemente  observado no contexto de pandemia. Definir o que deve ser regulado, o que deve ser explorado, o que  é crítico, quais as implicações éticas de certos usos do conhecimento (privacidade de dados), qual a integridade da fonte de conhecimento, qual o aprendizado a ser compartilhado, como, para que ou por que, são questionamentos recorrentes, cujas respostas dependem do contexto e realidade organizacional. A certeza é que seu crescimento tornou-se exponencial, o seu valor intangível, muitas vezes imensurável, e a sua necessidade de gestão é emergencial à longevidade organizacional e de nossa espécie.

Referências Bibliográficas
COVEY,S.M.R. A velocidade da confiança: o elemento que faz toda a diferença. Rio de Janeiro: Franklin Covey, 2017.
GONZALES, R.V.D;MARTINS, M.F. O processo de gestão do conhecimento:uma pesquisa teórico conceitual. Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017.
http://dx.doi.org/10.1590/0104-530X0893-15  
HALL,R.H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
MORGAN,G.Imagens da organização.São Paulo: Atlas, 1996.
NONAKA,I.Criacao do conhecimento empresa.Rio de Janeiro: Elsevier,1997.
SENGE,P. A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Editora Best Seller,1998.
Sobre a autora: 
​
Samara Regina Bernardino é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Licenciatura Educ. Artística - Hab. Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), guia de meditação pela Modern Mystery School (2017), membro da organização CWC (Compliance Women Committee), Conselheira no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) 2019-2022, Coordenadora Geral da Câmara de Administração Pública do CRA-SC (2020-2022), e Administradora na CGT Eletrosul (desde 2006). A sua trajetória como professora e Administradora permeia as áreas de conhecimento: planejamento, formatação/gestão de projetos, responsabilidade social, sustentabilidade, terceiro setor, conformidade corporativa (controles internos, gestão de riscos e compliance), e gestão de pessoas. Profissional especialista CPC-A Compliance Anticorrupção, Certificada pela LEC Legal Ethics Compliance.
Comments

    Categorias

    Tudo
    Abordagem De GC
    Administração De Recursos
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem E Educação
    Aprendizagem Informal
    Ativos Intangíveis
    Biblioteconomia
    Big Data
    BSC Balanced Scorecard
    Capital Intelectual
    Colaboração
    Competência
    Competência
    Competências
    Complexidade
    Comportamento
    Comunidade De Prática
    CONGEP
    Conhecimento
    Conhecimento Coletivo
    Conhecimento Individual
    Conhecimento Organizacional
    Conhecimento Tácito
    Cultura
    Dave Snowden
    Desenvolvimento Humano
    Desenvolvimento Inclusivo
    Economia Do Conhecimento
    Educação Corporativa
    Eficiência
    Empreendedorismo
    Encontro SBGC
    Entrevista
    Estratégia
    ética
    Ferramentas
    Gestão
    Gestão Ágil
    Gestão Da Informação
    Gestão De Crise
    Gestão De Mudança
    Gestão De Negócios
    Gestão De Pessoas
    Gestão De Projetos
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento
    Gestão Do Conhecimento Pessoal
    Gestão Do Esporte
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Pessoal Do Conhecimento
    Gestão Por Competências
    GestãoPública
    Gestor Do Conhecimento
    Governo
    GRANDES Teóricos Da GC
    Implantação De GC
    Inclusão Digital
    Indicadores
    Informação
    Informação E Conteúdo
    Informação E Conteúdo
    Inovação
    Inovação
    Inteligência Competitiva
    Inteligência Competitiva
    Inteligência De Negócio
    Inteligência E Inovação
    Inteligência E Inovação
    Interação
    Interação E Colaboração
    Interação E Colaboração
    KM Brasil
    KPI / Indicadores
    Lições Aprendidas
    Lições Aprendidas
    Liderança
    Livro
    Melhores Práticas
    Memória
    Memória
    Modelo De Negócio
    Modelo De Referência
    Modelos De GC
    Mudança
    Narrativa De GC
    Negócio
    Negócios
    Person Knowledge Management
    Pesquisa Aplicada
    Pesquisa & Desenvolvimento
    PKM
    Planejamento Estratégico
    Prática De GC
    Práticas
    Práticas De GC
    Produtividade
    Profissional De GC
    Publicaçao
    Recursos Humanos
    Redes Sociais
    Relações Humanas
    SBGC Apoia
    SBGC Educação
    SBGC Webinar
    Scrum
    Segurança Da Informação
    Storytelling
    Sustentabilidade
    Tendência
    Terceiro Setor
    Trabalhador Do Conhecimento
    Transformação Digital

    Arquivos

    Março 2023
    Fevereiro 2023
    Janeiro 2023
    Dezembro 2022
    Novembro 2022
    Outubro 2022
    Agosto 2022
    Julho 2022
    Maio 2022
    Abril 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Janeiro 2022
    Dezembro 2021
    Novembro 2021
    Outubro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Julho 2021
    Junho 2021
    Maio 2021
    Março 2021
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Junho 2018
    Abril 2018
    Março 2018
    Novembro 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Abril 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017
    Dezembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Março 2014
    Fevereiro 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Maio 2012
    Abril 2012
    Março 2012
    Fevereiro 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Novembro 2011
    Outubro 2011

    Feed RSS

Onde estamos
Av. Paulista, 2064 - 14º andar - Bela Vista
São Paulo - SP, 01310-200
​
Contato
​
contato@sbgc.org.br
SBGC
  • Agenda
  • Educação
  • Eventos
  • Publicações
  • Apoio à Prática
  • Referência
  • Blog
  • Privacidade
  • Faça parte​​
SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento